A Sony não precisa de qualquer introdução ou apresentação no mundo do áudio, especialmente no departamento mobile. Ao fim ao cabo, é uma marca com várias gamas de produtos, sendo perfeitamente capaz de reinar na parte ‘Premium’, com muita qualidade, como já tivemos a oportunidade de perceber com os WH-1000XM3, WH-1000XM4, WF-1000XM3 e WF-1000XM4.
Mas agora, está na hora de olhar para uma gama de preços um pouco mais baixa, com os WF-C500. Uma clara tentativa da Sony, de levar alguma da sua magia, aos consumidores com menos euros nos bolsos. Será que conseguiu?
(Análise) Sony WF-C500: Boa surpresa para o Natal de 2021
Especificações Técnicas
- Driver: 5.8 mm
- Frequência: 20Hz-20,000Hz (44.1kHz)
- DSEE
- Autonomia: 10hrs, 20hrs totais e
- IPX4
- Dimensões: 80 x 34.9 x 30.9mm
- Peso: 35g
Portanto, já é possível encontrar estes WF-C500 entre os 79€ e os 99€, em várias superfícies comerciais, o que claro está, mete esta oferta da Sony num sítio um bocado estranho, onde terá de competir com a Samsung, Huawei, Google, JBL, Nothing, etc… Numa gama super concorrida, e com cada vez mais qualidade.
No entanto, a Sony tem algumas vantagens que vão certamente chamar os consumidores para a sua banca.
Ao fim ao cabo, temos BT 5.0, compatibilidade com os codecs SBS e AAC, e claro, um par de drivers neodymium full-range de 5.8mm.
Além disto, temos ainda 10 horas de autonomia fora da caixa, que por sua vez é capaz de oferecer outras 10 horas, para um total de 20 horas. Temos também suporte a carregamento rápido, com estes earbuds da Sony a serem capazes de oferecer 1 hora de autonomia com apenas 10 minutos de carregamento.
Contudo, infelizmente, não temos carregamento sem fios nestes earbuds TWS.
Performance e Praticabilidade
Como é costume, podemos controlar os earbuds da Sony através da excelente app “Headphones Connect”, bem como movimentos touch no próprio produto. Mas já que estamos a falar de software, temos de salientar o suporte à tecnologia proprietária DSEE da Sony, que promete fazer upscale à sua música, de forma a metê-la perto de um nível ‘hi-res’.
Além de tudo isto, a app também suporta o algoritmo Sony’s 360 Reality Audio, ajuste de EQ, ajuste de conexão BT, assistentes virtuais, etc…
Design
Verdade seja dita, o design de um earbud não é assim tão importante quanto isso, quando 75% do aparelho está enfiado no nosso canal auditivo. Ainda assim, a Sony é capaz de nos apresentar com um design jovial, mas ainda assim simples o suficiente para agradar a 99% dos consumidores.
Entretanto, em termos de conforto, acho estes WF-C500 superiores aos modelos topo de gama da Sony, pesando apenas 5.4g por bud, o que pelo menos para mim, significa que são praticamente inexistentes nas minhas orelhas, mesmo em longos períodos de uso.
Por fim, temos também a caixa, que continua a filosofia de design dos earbuds! Ao ser bonita e bem construída, ao mesmo tempo que não é de todo algo de especial, capaz de fazer capa de revista.
O Som!
É isto que mais interessa! E neste caso, temos uma boa surpresa por parte da Sony. Estes WF-C500 não são de todo a melhor escolha se quer o áudio mais rico possível, e um bass capaz de fazer estremecer a sua cabeça por dentro. Ainda assim, nesta gama de preços, são facilmente uma das melhores alternativas! Ao apresentar um áudio claro, e acima de tudo, muito equilibrado.
Em suma, no geral, são earbuds capazes de oferecer uma boa experiência de som, optando por um perfil um pouco mais convencional, e menos arriscado. Assim, tal como no design, vão encher as medidas de 99% dos consumidores.
Conclusão
Pois bem, a Sony tinha a grande missão de levar algumas características dos seus produtos topo de gama, a um gama mais baixa de preço. Resultado? Sucesso!
A Sony conseguiu meter um pouco da sua magia neste produto, sem tomar demasiados atalhos neste seu caminho. Sim, existem alternativas capazes de oferecer mais emoção em alguns estilos de som, mas a Sony ganha no facto de conseguir oferecer uma boa experiência, em todos os campos. Em suma, não se foca em nada, e como tal, tem um bom resultado em tudo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!