(Análise) Sony WF-1000XM5: É o topo do mercado!

Dizer que a Sony é incrível no mundo do áudio sem fios não é obviamente novidade para ninguém, seja nos auscultadores ou nos earbuds, a gigante Japonesa é capaz de agradar a casuais, mas também a entusiastas que levam a qualidade de som e conforto a sério.

Mas, num mundo em que lançar earbuds sem fio é completamente banal e existe qualidade em quase todas as fabricantes, é obviamente boa ideia perceber onde a Sony é diferente de tudo o resto, e claro, se esta é capaz de justificar o preço do seu mais recente lançamento, os WF-1000XM5. É que a coisa não chegou nada baratinha.

(Análise) Sony WF-1000XM5: É o topo do mercado!

Portanto, quer tenha um smartphone Android ou iOS no seu bolso, vai ficar sempre extremamente bem servido com os produtos de áudio sem fios da Sony. A gigante Japonesa não brinca neste campo, sendo exatamente por isso que sempre que existe um lançamento, apesar de serem produtos caros, são sempre recomendados pela grande maioria dos meios que interessam.

Dito tudo isto, é inegável que os novos WF-1000XM5 seguem a mesma filosofia dos seus antecessores, ao apostarem num design sóbrio mas obviamente muito Sony, numa qualidade de cancelamento de ruído incrível, e claro, qualidade de som invejável neste mundo.

Se quer qualidade não há mesmo como enganar. Estes são muito provavelmente os melhores earbuds que os seus euros podem comprar. É pena serem muitos euros, mas é o que é. Vamos por partes.

Especificações Técnicas:

  • Bateria: 8 horas com ANC / 12 horas sem ANC
  • ANC: Sim
  • Possibilidade de usar apenas um bud: Sim
  • Microfone: Sim, 3 por bud.
  • Certificação: IP4X
  • Codecs: SBC, AAC, LDAC
  • Peso: 5.9g por bud
  • Drivers: 8.4mm
  • Carregamento: USB-C e Wireless

Design e Hardware

O que muda de forma mais concreta? Bem, o design é muito parecido, mas temos agora linhas mais modernas, bem como buds mais pequenos e mais leves. O acabamento é agora glossy, que muito honestamente parece muito mais Sony.

Entretanto, a caixa de carregamento continua a ter um acabamento rugoso, e que dá um aspeto muito robusto a todo o pacote. É quase como se fosse um misto de um design mais premium e bonito, com uma caixa mais simples mas robusta. Gosto!

Vale ainda a pena dizer que como é costume, a Sony continua a disponibilizar pontas de esponja premium na caixa para todos formatos e gostos. Estas são das pontas mais confortáveis que tive a oportunidade de usar nos últimos tempos, bem como das mais estáveis, o que muito se deve ao facto de a Sony ter preferido esponja ao tradicional silicone que toda a gente usa.

Performance

Serem bonitos e bem construídos é bom. Mas interessa pouco se a performance for má. Bem, neste caso, uma coisa complementa a outra. A Sony não brinca neste mercado, e estes 1000XM5 são um perfeito exemplo da forma de estar da empresa no mundo do áudio para as massas.

Os WF-1000XM5, apesar de mais pequenos e mais leves, trazem drivers maiores (6 -> 8.4mm). O que se reflete bastante bem na qualidade do som, especialmente no volume e profundidade que podemos agora alcançar. É muito interessante, mas num formato tão pequeno, o bass continua incrível! Talvez não seja um áudio puro, como um audiofilo a sério gosta, mas qualquer tipo de utilizador vai meter isto nos ouvidos e vai ficar feliz.

Além da performance sonora incrível, o cancelamento de ruído também subiu um pouco de nível. Este é um dos maiores focos da Sony nos seus auscultadores e earbuds, e como não poderia deixar de ser, os 1000XM5 não são exceção. Aliás, o ANC é tão forte, que o podemos comparar a alguns auscultadores que já competem na gama média-alta ou até na gama alta.

Antigamente, quando ia de viagem para algum lado, fazia questão de levar os meus WH-1000XM4. Agora, com os WF-1000XM5 não sinto qualquer falta de ANC, ou de qualidade de som. Mas isto leva-nos à bateria. Como é que a coisa está?

Não está muito diferente, mas está melhor! Com a Sony a garantir 8 horas de autonomia com ANC ligado, e 12 horas sem ANC. Entretanto, a caixa é capaz de garantir mais 2 cargas completas. Como dissemos em cima, é possível carregar tanto por USB-C como por indução.

Conclusão

Juntando tudo isto à App da Sony que também oferece muita inteligência, e funcionalidades extra (possibilidade de ligar a 2 aparelhos a mesmo tempo, assistente virtual, pausa para conversa automática, reconhecimento de voz, etc…), temos os melhores earbuds do mercado. Não existe um ponto negativo neste pacote, a não ser… O preço.

Mas, sendo um produto topo de gama Sony, já se sabe ao que vamos. Quer o melhor? Pague!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Os melhores! Não há mesmo nada a dizer. São caros? Claro, são Sony. Mas são os melhores.(Análise) Sony WF-1000XM5: É o topo do mercado!