(Análise) Sonos Move 2: Coluna para dentro e fora de casa!

Caso ainda não tenha notado, a Sonos entrou em força no mercado Português nos últimos meses, com muitos dos seus produtos mais interessantes, onde temos de salientar a recentemente lançada coluna portátil inteligente Move 2.

Pois bem, já tivemos a oportunidade de a testar, e entretanto já foi recolhida pela Sonos.

Felizmente deixou saudades! Sabe o que isto significa? Deixou saudades porque era realmente incrível!

(Análise) Sonos Move 2: Uma coluna para tudo e mais alguma coisa!

Portanto, num mercado cheio de colunas portáteis, muitas deles de qualidade inegável, é preciso oferecer algo de diferente. Qual foi a estratégia da Sonos com a Move 2?

Curiosamente, foi transformar uma coluna portátil numa coluna normal de quarto ou de sala. Ou melhor, foi criar um produto capaz de fazer as duas coisas com extrema qualidade, e com poucos compromissos à mistura.

Na realidade, a Sonos Move 1 já foi mais ou menos baseada nesta fórmula. Porém, a Move 2 trás algumas melhorias importantes como o suporte a Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 6, o que claro está, significa que temos uma conetividade mais rápida, mais eficiente, mais consistente, e por isso mesmo uma maior qualidade de som e mais controlo nas nossas mãos.

Infelizmente já não temos suporte ao Google Assistente, mas temos a possibilidade de usar Amazon Alexa ou Sonos Voice, bem como uma app bem desenhada e extremamente simples.

Performance, Durabilidade e Bateria

Pois bem, qual é a parte mais importante de um produto focado no som? É obviamente a sua performance nessa componente.

Aqui podemos dizer que a evolução é realmente palpável! A Sonos mexeu muito e bem nos componentes internos da coluna, optando por um sistema dual tweeter em vez do único tweeter da versão de 2019, que por sua vez, com a ajuda do mid-woofer, oferece um outro palco de som nunca antes visto no mundo das colunas portáteis deste tamanho.

Aliás, o grande ponto chave da Move 2 está mesmo na capacidade de oferecer uma qualidade de som incrível, tanto dentro de portas, como fora delas. Algo que se deve à configuração interna, mas também à gigantesca bateria de 44Wh capaz de oferecer até um máximo de 24 horas de reprodução sem pausas. Para ter ideia, a grande maioria das colunas outdoot compactas não chega às 10h, e a Move 1 de 2019 que já era considerada uma coluna Premium ficava apenas pelas 11h.

O carregamento pode ser feito através da porta USB-C, ou então a partir de uma estação de carregamento própria que serve como base.

Além de tudo isto, temos ainda de salientar a certificação IP56, que implica muita resistência a água, a pó, e até a quedas ou a abanões violentos.

Conectividade

Quanto à conectividade, temos Bluetooth, in-line e Wi-Fi. Porém, o in-line funciona a partir da porta USB-C, ou seja, precisa de um adaptador de 3.5mm vendido à parte no site da Sonos.

Dito isto, esta coluna foi pensada para aproveitar o Wi-Fi 6 na sua casa, e o Bluetooth fora dela. Aliás, com o Wi-Fi ligado, a coluna vai aparecer em todos os aparelhos inteligentes da sua casa, para reprodução de conteúdo via streaming. Mais concretamente, vai aparecer no Spotify como aparelho inteligente de reprodução, e também no iPhone graças ao Apple AirPlay.

Entretanto, para controlar a coluna pode aproveitar a app Sonos, ou então, pode controlar tudo através de botões sensíveis ao toque na própria coluna. Para total privacidade, pode desativar o microfone através de um botão físico na traseira.

Design e Transporte

Como dissemos em cima, esta coluna portátil parece uma coluna premium para ficar quietinha em casa. O que é excelente para o aspeto, para a funcionalidade, e para muitas outras coisas. Mas é menos bom quando chega a altura de a transportar. Afinal, esta coluna tem dimensões de 241mm*160*127mm e pesa mais ou menos 3KG.

Não é de todo uma coluna fácil de meter na mala e levar para a praia, por exemplo. Mas, também sou muito honesto, em termos de qualidade de som, é um mundo de diferença relativamente ao que estou habituado a usar no meu dia-a-dia.

Quanto custa?

Esta coluna foi lançada em Setembro e já está disponível nas lojas do costume. O seu preço anda à volta dos 499€, mas poderá encontrar algumas promoções com alguma pesquisa pela Internet.

Conclusão

Existem colunas portáteis e depois existem colunas como a Sonos Move 2. Não é obviamente uma alternativa barata, mas é um produto que lhe vai durar muitos anos, com muita qualidade, seja em casa ou fora dela.

Esta é uma das melhores colunas do mercado para este propósito. Quer qualidade? Tem de a pagar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Caso ainda não tenha notado, a Sonos entrou em força no mercado Português nos últimos meses, com muitos dos seus produtos mais interessantes, onde temos de salientar a recentemente lançada coluna portátil inteligente Move 2. Pois bem, já tivemos a oportunidade de a testar, e...(Análise) Sonos Move 2: Coluna para dentro e fora de casa!
Share to...