Análise Sharp HT-SBW800: Uma soundbar com ‘power’!

Num mercado cada vez mais cheio de soundbars de qualidade em todas as gamas de preço, é preciso tentar ser diferente! E é isso que a Sharp tentou fazer! Ao incluir tecnologias como a Dolby Atmos, ao mesmo tempo que aumentou o tamanho e dimensões da própria soundbar, para que esta não só tenha espaço para todos os componentes, como para também saltar à vista de todos os potenciais consumidores. Ao nível de design, posso dizer adorei este esforço da gigante Japonesa.

Entretanto, ao nível das capacidades de som, basta olhar para a folha de especificações da Sharp HT-SBW800 para perceber que temos aqui muita coisa boa a um preço competitivo. Especialmente nesta gama em que temos soluções muito perto da marca dos 900 e 1000€.



Análise Sharp HT-SBW800: Uma soundbar com ‘power’!

Sharp HT-SBW800

Portanto, antes de mais nada, temos aqui uma coluna gigante, ao medir 120cm, e a pesar 4.3KG sem contar com o subwoofer sem fios incluído. O que parece brutal se tiver uma TV de grandes dimensões, mas poderá causar algumas dificuldades de tiver um móvel pequeno, ou uma TV abaixo das 55”.

Mas lá está, este tamanho não é por acaso, a Sharp precisou de meter todos os componentes essenciais para dar origem a uma soundbar Dolby Atmos 5.1.2 de 570W. É que em boa verdade, poder é o que não falta nesta menina.

Afinal de contas, temos 4 altifalantes apontados para a frente, 2 para cima, bem como mais 2 altifalantes para cada ponta da soundbar, tudo para tentar encher a nossa sala de som. Quanto à qualidade de construção da coluna, a Sharp mostra todo o seu potencial, ao fim ao cabo, basta pegar nela pela primeira vez para perceber que temos um produto do mais premium que há.

Dito tudo isto, a grelha frontal protege todos os componentes da coluna, bem como um ecrã LED que lhe irá mostrar o modo, fonte e volume a qualquer momento. Já na traseira, temos um impressionante leque de ligações, que não deixa mesmo nada de fora!

Ao fim ao cabo, temos 3 inputs HDMI (uma com ARC), entrada ótica, coaxial, 3.5mm, e ainda USB. Além disto, temos ainda BT 4.2 para encher a nossa sala com o som do telemóvel, tablet ou PC.

Entretanto, pode controlar o volume com o comando da TV, mas também temos um comando dedicado na caixa, que permite não só escolher o input, como também brincar um pouco com o EQ da Sharp. Assim, pode dar mais potência ao Bass ou Treble, utilizando 4 modos pré-configurados, ou criando o seu próprio. Além disto, também é possível desligar os efeitos surround para que a coluna foque toda a sua força para a frente, ou seja, diretamente para a posição de quem está a ver TV.

Qualidade de Som

Sharp HT-SBW800

A Sharp HT-SBW800 impressionou sempre neste departamento! Ou seja, se por acaso não tinha ficado impressionado pela qualidade de construção e design, vai seguramente ficar ‘comprado’ pela qualidade de som.

O som é fiel, não apostando demasiado no bass ou no treble, conseguindo chegar a níveis de volume fantásticos, sem nunca criar ruído. Especialmente porque os 4 altifalantes apontados para a frente estão sempre a dar tudo para ter a melhor experiência possível, especialmente quando está a ver conteúdo de alta definição.

Claro que o efeito surround não é o melhor do mercado, mas isso também é normal, visto que não tem de o ser. Afinal, existem alternativas melhores neste campo, mas claro… Duas vezes ou três vezes mais caras. Em suma, a Sharp criou aqui uma Soundbar muito interessante e equilibrada para o preço, capaz de meter no bolso muitas das rivais ao mesmo preço, incluindo algumas mais caras.

O único defeito que encontro no funcionamento do dia-a-dia, é mesmo o tempo que a coluna demora até sair do ‘stand-by’ depois de ligarmos a TV. (Quase sempre mais de 7 ou 8 segundos.)

Conclusão

Esta aposta da Sharp mostra que a marca tem muito para dar no mundo do som! Especialmente nesta gama de preços onde concorrência é coisa que não falta.

Não é o melhor som do mercado. Mas é preciso ter em conta que tanta tecnologia a este preço não é nada fácil de encontrar. Saiba mais sobre o produto aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também