(Análise) Samsung Galaxy A33 5G: Um gama média a sério?

(Análise) Samsung Galaxy A33 5G: Como dissemos na análise ao Galaxy A13, a Samsung faz sempre muito barulho com os seus dobráveis Galaxy Z, e também com os seus smartphones topo de gama mais tradicionais, na forma dos aparelhos pertencentes à gama Galaxy S. Mas acha que é aqui que a Samsung faz dinheiro a sério? Está mesmo muito enganado. A Samsung faz, e sempre fez, um tremendo sucesso nas gamas baixas e gamas médias.

Afinal, caso não saiba, o smartphone mais bem sucedido da gigante Sul Coreana, em 2021, foi o Galaxy A12, e em 2020, foi o Galaxy A11, com o Galaxy A31, e A32, muito próximos, visto que representam o degrau evolutivo seguinte, relativamente à gama mais baixa da fabricante.

Por isso, depois de termos analisado o Galaxy A13, e de até o termos comparado no campo da fotografia com o Galaxy A33, está na hora de publicar a nossa análise detalhada ao aparelho de gama média/baixa da Samsung. Vamos por partes?

(Análise) Samsung Galaxy A33 5G: Um gama média a sério?

Portanto, como é normal, o Galaxy S22 Ultra é a joia da coroa da Samsung, ao demonstrar tudo aquilo que a gigante tem para oferecer a nível de design, e a nível tecnológico. Dito isto, se há coisa que a Samsung aprendeu a fazer ao longo dos últimos anos, é levar algumas partes que dão magia aos seus aparelhos mais apetecíveis, às gamas mais baixas. Isto é algo que, na minha opinião, foi mais bem conseguido no Galaxy A33, comparativamente ao substancialmente mais caro Galaxy A53, que também já tivemos a oportunidade de analisar.

Algo extremamente curioso, porque o Galaxy A33 não é excelente em nada, mas ao mesmo tempo, também não faz compromissos em nenhum dos campos que dão vida a um smartphone de qualidade. O Galaxy A33 é um aparelho extremamente interessante, bonito, com boa bateria, módulo de câmeras poderoso, e um nível de performance adequado para a gama.

Design e Ecrã

Pois bem, o Galaxy A33 5G é um aparelho que não é demasiado grande, mas também não demasiado pequeno, está a ocupar uma espécie de ‘sweet-spot’, com uma filosofia de design que vem obviamente de cima, da gama Galaxy S22, mas que para mim, apresenta um pequeno problema. Estou a falar da margem da parte inferior do ecrã, o ‘queixo’, que é demasiado visível e notória. No uso do dia-a-dia, facilmente se habitua, mas quando olha para as fotos… É sempre para ali que aponto o dedo e digo… “Mas porquê!?”.

Além disto, se nas gamas mais altas já não temos o tradicional vidro na traseira, encontrando agora o afamado ‘Glasstic’, na gama de aparelhos Galaxy A, damos as boas vindas a uma traseira menos rija, e por isso mesmo, com muito menos ‘feeling’ Premium. Um inegável sinal dos tempos.

Ainda assim, temos aqui um aparelho com certificação IP67, bem como vidro Corning Gorilla Glass 5 na frente. A durabilidade não é um problema.

No campo do ecrã, temos um painel AMOLED de 6.4” FHD+ capaz de oferecer 90Hz de atualização de frames. Uma clara melhoria relativamente ao Galaxy A32 do ano passado. Especialmente porque o ecrã é extremamente vibrante, e com cores brilhantes. Um mimo para ver conteúdo multimédia.

Câmeras

Já fizemos uma boa comparação com o Galaxy A13, mas agora vamos olhar de forma mais objetiva! Pois bem, antes de mais nada, temos um módulo com 4 câmeras (48MP + 8MP + 5MP + 2MP), o que possivelmente já o mete um pouco entusiasmado, especialmente porque temos a presença do sempre muito desejado OIS (Estabilização Ótica de Imagem). Mas lá está, apesar de não ser o caso aqui, quantidade é diferente de qualidade, não se deixe enganar.

De forma muito resumida, o Galaxy A33 não é fantástico na captura de imagens, mas, para a gama em que se encontra, é extremamente versátil e poderoso. Um aparelho verdadeiramente pensado para as redes sociais.

Quer ver o que este aparelho vale? Bem, uma imagem vale mais que 1000 palavras:

Autonomia

A Samsung não é uma das líderes do mundo Android, no campo da bateria, especialmente quando o tema é tecnologia de carregamento rápido.

Ainda assim, neste Galaxy A33, estamos muito bem servidos com uma célula de 5000mAh, e capacidade de carregar a 25W. Mas claro, o carregador não está na caixa, ficou na gaveta da Samsung. Também não temos carregamento sem fios, uma tecnologia que ainda se encontra muito reservada às gamas mais altas, de qualquer fabricante de smartphones.

1~2 dias de utilização, puxada, são muito fáceis de alcançar.

Performance

O Galaxy A33 não vai quebrar recordes de velocidade, mas na verdade, não tem de o fazer. O seu desempenho no dia a dia é muito interessante, e está bastantes furos acima daquilo que o mais barato Galaxy A13 consegue oferecer.

Se estiver interessado, apenas tenha em conta, que de vez em quando, vai encontrar uns quantos soluços. O que começa a ser normal no Universo Samsung Exynos (neste caso, o Exynos 1280).

Além do SoC Exynos, temos 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. Com a possibilidade de chegar ao 1TB, com a ajuda de um cartão microSD. Acha 6GB pouco? A Samsung já oferecer a funcionalidade de extensão de memória RAM, sendo possível ir buscar pelo menos mais 3GB.

Conclusão

O Galaxy A33 não é o melhor aparelho da sua gama. No entanto, é um smartphone Samsung Galaxy, com acesso ao ecossistema, e funcionalidades da gigante Sul Coreana, a um preço mais em conta. Em suma, é isto que vai chamar os consumidores.

Se existem alternativas mais baratas, com o mesmo nível de performance, ou com uma performance ligeiramente acima? Sim. Mas não são aparelhos Samsung. Os consumidores querem fazer uma boa compra, mas também querem ter acesso à assistência, e qualidade que a Samsung oferece. Nesse sentido, o Galaxy A33 é extremamente interessante, especialmente se encontrar alguma promoção apelativa.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Se existem alternativas mais baratas, com o mesmo nível de performance, ou com uma performance ligeiramente acima? Sim. Mas não são aparelhos Samsung.(Análise) Samsung Galaxy A33 5G: Um gama média a sério?