(Análise) Razer Barracuda X Quartz: Sem fios 4-em-1? Sim e não.

Hoje temos para analisar, os recentemente lançados Auscultadores sem fios Razer Barracuda X (link), neste caso específico, a versão Quartz (cor-de-rosa). Um periférico que, verdade seja dita, tem múltipla personalidade! Afinal, foi pensado para ser utilizado no conforto da nossa casa, enquanto jogamos PC, ou consola, mas também foi feito para ser utilizado na rua, para ouvirmos música no smartphone, e mais uma vez, para ser utilizado em consolas, neste caso, na Nintendo Switch.

Como assim? Bem, são auscultadores sem-fios 4 em 1. Assim, desta forma, podem ser utilizados em tudo, desde que tenha a ‘dongle’ USB-C à mão. Esta é a sua maior vantagem, e ao mesmo tempo, a sua maior desvantagem

Vamos por partes.

(Análise) Razer Barracuda X Quartz: Sem fios 4 em 1? Sim e não.

Portanto, enquanto o resto da gama de auscultadores da Razer grita GAMING, como os Razer Nari, Kraken e Blackshark, estes novos Barracuda X tentam passar um pouco mais despercebidos, com um design mais ‘normal’.

Aliás, é fácil dizer que seguem uma rota mais similar aos Razer Opus, contando com algumas tecnologias de áudio deste mesmo produto mais casual. Sim, porque apesar do aspeto mais ‘normal’, temos muita tecnologia aqui escondida, como é o caso das drivers TriForce de 40mm, conectividade HyperSpeed de 2.4GHz, 20 horas de bateria, e na minha opinião, o mais importante de tudo, um design capaz de oferecer um conforto sem igual. Utilizar estes auscultadores durante várias horas, seja a jogar, ou simplesmente a descansar a ouvir música calma, é sempre um prazer.

Especificações Técnicas:

  • Sem-Fios: Sim – Razer HyperSpeed (não temos Bluetooth)
  • Drivers: 40mm TriForce
  • Conectividade: 2.4Gz e Fio
  • Frequência: 20~20.000 Hz
  • Microfone HyperClear (desmontável)
  • 7.1 Surround
  • Bateria: 20 horas
  • Peso: 250g
  • Preço: 69~99€

Sem-Fios? Sim! Mas ao mesmo tempo, não. Esta parte podia ser muito melhor.

Eu consigo perceber perfeitamente o objetivo da Razer, quando esta optou por uma conectividade 2.4 GHz, para uma experiência sem falhas. Mas… O Bluetooth era o caminho correto. Ou então, no mínimo, as duas funcionalidades no mesmo pacote.

Ao fim ao cabo, o facto de ser necessário andar com um ‘adaptador’ atrás, na minha opinião, arruína um pouco a experiência de utilização. Afinal de contas, como deve saber, a componente ‘sem-fios’ não ganhou popularidade devido à sua qualidade sonora, ou de fiabilidade de ligação, nada disso. O ‘sem-fios’ ficou popular, devido ao facto de ter tornado mais fácil, e prático, andar com auscultadores atrás.

Ainda assim, por 69~99€ (depende de onde comprar), estes auscultadores têm mesmo muito para oferecer. Sendo possível utilizar em qualquer plataforma possível e imaginária. Com muito conforto à mistura, pesando apenas 250g, ao mesmo tempo que contam mais almofadas, que o hotel mais fino da cidade de Lisboa.

Qualidade de Som

É aqui que os Barracuda X impressionam. Infelizmente, o volume não é o mais alto de sempre. Ainda assim, a qualidade de som está toda lá, graças ao uso das sempre excelentes drivers TriForce da Razer.

Assim, seja em jogo, onde até o mais pequeno passo do seu rival será sentido, ou a ouvir uma qualquer música cheia de qualidade, e vocais prontos a rebentar o seu tímpano, a qualidade está mesmo toda lá. E nuns auscultadores, especialmente neste tipo de produto que tem de se adaptar a ambientes de uso completamente diferentes, é isto que realmente importa.

É fantástico perceber a separação entre os highs, mids e lows, com um bass sempre pronto a responder, sem se meter no meio das restantes frequências. É uma excelente forma de realmente se sentir imerso no jogo, ou de simplesmente aproveitar da melhor forma possível, as suas viagens casa-trabalho ou casa-escola.

Infelizmente, não há muito por onde mexer ou personalizar, visto que não temos app para o smartphone, e estes auscultadores também não são suportados pelo Razer Synapse.

Por fim, no campo da performance, temos de falar um pouco do microfone, que não é fantástico, mas também não é mau. É decente.

Conclusão

Em suma, na minha opinião, os Razer Barracuda X são um produto porreiro, especialmente se os conseguir encontrar com algum tipo de desconto em cima. Podiam ter sido excelentes, se a Razer não tivesse apostado na ‘dongle’, preferindo uma conectividade Bluetooth.

Mas pelo preço atual, é difícil pedir muito mais.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também