(Análise) PVY Z20 Pro: O mundo das bicicletas elétricas está a crescer a um ritmo simplesmente incrível, o que claro está, significa que temos várias fabricantes virtualmente desconhecidas a tentar conquistar a atenção dos entusiastas, mas também quem está agora a começar a dar os primeiros passos neste mundo!
Como? É simples! Ao oferecer produtos interessantes, a preço um pouco abaixo daquilo que poderia considerar normal.
A Z20 Pro da PVY é exatamente isto, uma bicicleta vistosa, com algum poder de locomoção e conforto associado. Mas, ainda assim, disponível a um preço significativamente mais baixo face à média deste segmento.
Estamos a falar de uma eBike vistosa, a custar menos de 750€.
(Análise) PVYZ20 Pro: Bicicleta elétrica amiga da carteira. (Pode comprar aqui).
Portanto, a PVY Z20 Pro é uma bicicleta elétrica pequena, capaz de se dobrar para ficar ainda mais compacta e fácil de transportar. Isto com os extras de ter rodas com jantes em vez de raios, e a capacidade de carregar o smartphone através da bateria da própria bicicleta.
Quanto às especificações técnicas base, temos um motor de 250W, uma bateria de 10.4Ah, o que tudo junto garante uma autonomia puramente elétrica de 50 quilómetros se gostar de andar sempre a fundo, ou 80 quilómetros se for mais poupadinho. Aqui vale a pena salientar que temos acelerador para andar de forma puramente elétrica, e claro, o tradicional modo de apoio ao pedal. Ambos os modos podem ser configurados através de níveis de intensidade.
Entretanto, é também importante mencionar que a bicicleta está disponível em várias cores, mas é na cor branca que parece ser mais vistosa, bonita, e por isso apetecível.
Especificações Técnicas:
- Materiais: Liga de Alumínio
- Motor: 250W
- Pneus: 20”
- Travões: Disco
- Velocidade máxima: 25km/h (desbloqueável para 32km/h).
- Modos: Pedal, apoio elétrico, e acelerador (100% elétrica)
- Peso: 30kg
- Dimensões: 157 x 62 x 123 cm (Dobrada: 89 x 38 x 65 cm)
Unboxing e Montagem
Ainda não recebi uma bicicleta demasiado complicada de montar, mas, isto tem de ser salientado, das 5 ou 6 bicicletas elétricas que já montei e testei, esta foi a mais fácil de montar e meter operacional.
- Foram 15 minutos, sem sequer olhar para as instruções.
A caixa em si também está bem pensada, com muita e boa proteção para que a bicicleta venha sem danos. Importante, visto que esta bicicleta vem da Polónia. Entretanto, como é habito, a bicicleta vem dobrada dentro da caixa, sendo missão do utilizador desdobrar, montar o guiador, e claro, os pedais. Como disse em cima, 15 minutos, fácil. (Mas dê uma carregadela antes de a utilizar)
Design e Qualidade de Construção
Apesar do seu preço apelativo, a PVY Z20 Pro é bastante interessante no campo da qualidade de construção, ao sentir-se robusta, e pronta para ser utilizada logo no imediato.
O seu design é também, volto a dizer, vistoso! Com a grande maioria das pessoas que passaram por mim durante o teste a parecerem interessadas na e-bike, não pela velocidade a que passava por elas, visto que esta não é de todo uma bicicleta focada na performance, mas sim pelo facto de ser uma lufada de ar fresco, naquilo que é um design jovial, mas pronto a dar as boas vindas a qualquer tipo de utilizador.
Curiosamente, apesar de ser uma bicicleta ‘budget’, temos bons amortecedores, capazes de ajudar em pavimentos mais acidentados, ao mesmo tempo que minimizam quaisquer vibrações associadas com o ‘ride’. Os travões de disco também se portaram muito bem a parar a bicicleta, e os meus 96kg em cima dela. Também temos mudanças Shimano (6), que são sempre bem-vindas.
Fica também assinalado que a bateria é removível, o que é sempre uma grande vantagem caso viva num apartamento, e levar a bicicleta consigo para casa é simplesmente muito difícil, ou até impossível.
A PVY é uma fabricante Chinesa (link), e por vezes, fica a ideia que algumas destas fabricantes optam por atalhos para conseguirem preços mais apelativos. Neste caso isso não aconteceu. Fiquei impressionado.
Motor e Bateria
250W não é de todo um número muito alto no mundo das bicicletas elétricas. Ainda assim, é mais do que o suficiente para que a Z20 Pro se porte muito bem em percursos citadinos, como é o ir para o emprego, ou pura e simplesmente ir para o ginásio. Para grandes elevações, o motor elétrico sozinho vai ter alguma dificuldade, mas vai dar uma valente ajuda aos pedais.
Como dissemos em cima, a velocidade máxima permitida na Europa é de 25km/h, mas é possível tirar mais algum sumo desta bicicleta. A autonomia é fiável, visto que cheguei aos 70 quilómetros percorridos e ainda tenho alguma bateria no tanque.
Como é andar com a PVY Z20 Pro todos os dias?
A PVY Z20 Pro é uma bicicleta elétrica estável e fiável de se guiar. O que muito se deve à sua suspensão frontal e selim bem desenhado, e por isso, confortável. Além dessas partes críticas, temos pneus grossos de grandes dimensões, que apesar de permitirem sentir tudo o que se passa, fazem-no com um grande foco no conforto. É uma bicicleta incrível para ambientes citadinos.
Porém, já que falámos do seu ambiente perfeito, vale a pena afirmar que apesar da presença do motor de 250W, este pode ser desbloqueado para os 500W. Algo necessário caso tenha um percurso com muitas subidas. É que com tudo desbloqueado, é possível ir até aos 32 Km/h com o acelerador.
Dito isto, no modo 1 de PAS, chega a 18 km/h com assistência à pedalagem. No modo 2 chega a 25 km/h e no terceiro modo esta chega aos 32 km/h com assistência à pedalagem.
Conclusões
A PVY Z20 Pro é uma bicicleta muito interessante para percursos urbanos, ao oferecer uma boa autonomia puramente elétrica, ou uma boa ajuda para quem gosta de pedalar mas não quer chegar todo suado ao emprego.
Gostei!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!