Antes de mais nada, sabe para que serve um purificador de ar? Pois bem, é um aparelho que promete limpar o ar de sua casa, livrando-se assim de todas as impuridades como os odores, o fumo, o pó e até o cheiro intenso de animais domésticos como cães e gatos.
Aliás, caso não saiba, o ar ‘indoor’ pode ter 5x mais poluentes que o ar ‘outdoor’. É por isso que alguns purificadores de ar prometem apanhar o ‘ar mau’ vindo de fora, ar esse que é resultado de poluição ou até de desastres naturais.
Mas será que funcionam? Para perceber isto, temos em teste o Sharp UA-HG50E-L, um dos purificadores mais apetrechados da fabricante, pensado para o mercado de consumo.
(Análise) Purificador de Ar Sharp UA-HG50E-L
Antes de mais nada, temos de ter em conta que o Sharp UA-HG50E-L não é um purificador de ar qualquer, visto que estamos a falar de um aparelho com tecnologia de ionização do ar Plasmacluster, capaz de por sua vez eliminar bactéricas, bolores e até vírus similares ao COVID-19. Algo que pode interessar a muitos consumidores nesta época pandémica que parece nunca mais acabar. E não, isto não é treta, este purificador foi testado por várias entidades internacionais, que se focam apenas e só no teste de purificadores de ar.
No entanto, apesar de ser uma arma contra muitos vírus que por aí andam, não pensem que este purificador o irá safar do COVID-19! Afinal de contas, o vírus que nos meteu nesta situação pandémica é muito rápido e eficiente na sua disseminação, especialmente pelo toque.
Dito isto, o purificador permite uma redução de 99% quando o tema são elementos nocivos, sendo uma excelente adição a qualquer casa com crianças ou deficiências imunes. Entretanto, além de tudo isto, é um aparelho capaz de eliminar odores, e até os fumos que possam vir da sua cozinha, tudo isto trabalhando sempre de forma silenciosa.
Especificações, Funcionalidades e Curiosidades:
- Taxa de purificação de ar: 306 m³/h
- Área efetiva: 38 m²
- Nível de ruído Lc IEC: 52 dB
- Velocidades: 5
- Ionizador: Sim
- Função de humificador: Sim
- Sensor de humidade: Sim
- Superfície dos discos de humidificação: 21 m²
- Capacidade de humidificação: 600 ml/h
- Capacidade do recipiente (água): 2,5 l
- Sensores de qualidade do ar: Sim
- Visor incorporado: Sim
- Modo noturno: Sim
- Filtro anti odor: Sim
- Filtro de ar removível: Sim
- Tipo de filtro: HEPA
- Número de estágios do filtro: 3
- Pré-filtro: Sim
- Consumo de energia (Max): 33 W
- Comprimento: 345 mm
- Largura: 262 mm
- Altura: 631 mm
- Sensor PM2.5: Sim
Uso no dia-a-dia
Como é óbvio, não temos as ferramentas para fazer testes para medir a qualidade do ar e similares. Mas posso dizer que tive o purificador na minha sala de estar onde tenho uma lareira, e também o meti no quarto, tudo para limpar o ar do fumo da lenha, e também do cheio do cachorro de 5 meses que anda cá por casa.
Posso dizer que o resultado é perfeitamente notório nestes casos. Especialmente no campo do cheiro e fumos. Aliás, como a cozinha fica logo ao lado da sala-de-estar, era super interessante ver como o Sharp UA-HG50E-L identificava imediatamente a fumarada dos meus cozinhados, e basicamente, em modo automático, metia uma mudança abaixo para tentar limpar o ambiente.
Ou seja, apesar de ser sempre muito silencioso, assim que o aparelho identifica substâncias no ar, começa imediatamente a trabalhar no máximo das suas capacidades para limpar tudo o que encontra.
Tem medo do preço e das vezes que precisa de trocar de filtro? A Sharp promete uma longa duração!
Segundo a Sharp, os filtros aqui utilizados poderão durar vários anos, sendo que os mesmos também não são terrivelmente caros, como uma breve pesquisa no Google poderá mostrar.
Conclusão
Em suma, é um aparelho que eu sinceramente não fazia a ideia que precisava em minha casa, mas que neste momento, chegada a altura de abandonar o meu doce lar, me está a dar vontade de o comprar.
É realmente notória a diferença da qualidade do ar! Especialmente para mim que sofro de alergias forte e feio, deu-me uma outra qualidade de vida. Contudo, tem um ponto negativo, não é barato. (Link)
Apenas não pense que vai evitar apanhar COVID-19 com este aparelho, para evitar a doença, só distanciamento social, higiene ou a vacina.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.