(Análise) Oppo Reno8 Pro: Incrível, mas ao preço errado!

(Análise) Oppo Reno8 Pro: A altura do final do verão, e chegada do Natal, significa sempre que vamos conseguir encontrar vários aparelhos Android, nas prateleiras, dentro da famosa gama “flagship budget”, ou seja, aparelhos que tentam oferecer uma experiência digna de um telemóvel topo de gama, a um preço mais em conta.

Exemplos desta filosofia são os Galaxy S20 e S21 FE, o Xiaomi 11T Pro do ano passado e o recentemente lançado Xiaomi 12T Pro, que já tivemos a oportunidade de analisar, e claro, o muito recentemente lançado Oppo Reno8 Pro, que do lote, é inegavelmente uma das alternativas mais interessantes, e na verdade, mais irritantes, porque à semelhança do Reno 6 Pro do ano passado, apesar de brutal, chega ao mercado a um preço que faz pouco sentido.

Vamos por partes?

(Análise) Oppo Reno8 Pro: Incrível, mas ao preço errado!

Portanto, já temos o Reno8 Pro connosco há algumas semanas, e por isso mesmo, até já tivemos a oportunidade de publicar as primeiras impressões sobre o aparelho, aqui. Dito tudo isto, como dissemos no artigo já mencionado, a versão Pro está vários (na verdade MUITOS) furos acima face à versão base, ao apresentar uma qualidade de construção própria de um topo de gama a sério, bem como um ecrã quase infinito, visto que as margens são incrivelmente reduzidas.

Isto já para não falar da sensação de toque, e performance no dia-a-dia. É uma diferença do dia para a noite. Pessoalmente, odiei o Reno 8, mas adoro ter o Reno 8 Pro na mão. Nem sequer faz sentido pertencerem à mesma gama de produtos.

Mas como nem tudo pode ser bom, a Oppo decidiu lançar a versão Pro a 849.99€, um preço assustador, especialmente agora que a Xiaomi lançou o seu 12T Pro, ao mesmo exato preço, mas com especificações um pouco mais interessantes.

Especificações Técnicas:
  • SoC: MediaTek 8100 Ultra
  • Memória: 8/12GB RAM
  • Armazenamento: 128/256GB
  • Ecrã: 6.7” FHD+ OLED // 120Hz
  • Câmeras: 50MP + 5MP + 2MP // Selfie: 32MP
  • Bateria: 4500mAh // 80W // Não tem carregamento sem fios.

Contudo, a lista de especificações não é tudo! Por isso, vamos por partes para perceber o que o Reno8 Pro realmente vale nos tempos que correm no mundo Android.

Design e Ecrã

O Oppo Reno8 Pro pega na filosofia de design da gama Find X5 lançada no início do ano, e eleva-a a um outro nível completamente novo.

Agora temos um smartphone um pouco mais “gordo”, e com um ecrã plano em vez de curvo, o que muito honestamente, é algo que faz cada vez mais sentido no mercado, visto que a curvatura apesar de bonita, acaba sempre por criar problemas de usabilidade no dia-a-dia.

Como deve conseguir perceber, as margens à volta do ecrã são quase inexistentes!

O que acaba por dar o “feeling” premium que outrora estaria relacionado com a curvatura do ecrã OLED, e que quase pede que toquemos, ou peguemos no aparelho, mesmo quando não temos qualquer utilidade para o aparelho naquele momento. É sexy!

Por falar no ecrã, temos aqui um painel de 6.7” FHD+ capaz de chegar aos 120Hz, com um pequeno orifício central, na parte de cima, e claro, uma grande capacidade de cores e brilho. É um ecrã digno de um aparelho topo de gama, mas claro, fica um pouco aquém dos painéis LTPO que têm vindo a reinar nas faixas de preço mais altas.

Na traseira, é onde o Reno8 Pro chama mais atenções, ao apresentar um módulo gigante, capaz de se encaixar de forma quase perfeita na filosofia de desing da Oppo.

Pessoalmente, acho a traseira deste telemóvel linda, naquilo que são linhas que primeiramente estranhamos, mas depois rapidamente entranha com o uso diário, mas lá está, esta não é uma opinião generalizada, com muito boa gente a achar que o tamanho do módulo é um exagero, e por isso mesmo, acaba por ser pouco estético.

Performance

MediaTek T750

Pois bem, ao contrário daquilo que a Xiaomi fez no seu 12T Pro, a Oppo decidiu equipar este smartphone com um SoC MediaTek 8100 Ultra, em vez do mais poderoso, e mais caro, Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1. Uma decisão interessante, se tivermos em conta o preço do aparelho no mercado Nacional, especialmente em modo de comparação ao rival do lado da Xiaomi.

Ainda assim, como dissemos em cima, por vezes, a lista de especificações técnicas não conta toda a história. O Reno8 Pro nunca desiludiu em nenhuma tarefa, demonstrando ser capaz de sopa de cebolada de qualquer tarefa que lhe puséssemos à frente.

Especialmente nas tarefas mais mundanas, como é a navegação nas redes sociais, e envio de mensagens. A fluidez foi uma presença constante, sempre acompanhada por uma boa autonomia da bateria, fruto da eficiência do SoC da MediaTek.

Câmeras

Pois bem, é quase sempre aqui que as marcas cortam para oferecer preços mais em conta. Mas… Não é o caso com o Oppo Reno8 Pro! O smartphones ‘budget’ da gigante Oppo oferece uma performance muito interessante na captura de imagem, em qualquer situação.

Como uma imagem vale mais que 1000 palavras, tem em baixo alguns exemplos:

Na parte da Selfie, é um aparelho muito competente, mas que gosta sempre de dar o toque de “beleza” tão tradicional nos smartphones de fabrico Chinês.

Bateria

Neste campo, temos uma bateria de 4500mAh com suporte a carregamento rápido de 80W. Isto significa um dia de utilização exigente sem grandes problemas, e claro, um carregamento super rápido caso tenha alguma emergência pela frente.

Ao contrário daquilo que as marcas querem fazer crer, a diferença entre os 80W da Oppo e os 120W da Xiaomi não é assim tão grande quanto isso. Por isso, com o carregador incluído na caixa, é possível carregar este Reno8 Pro dos 0% aos 100% em apenas cerca de 25 minutos.

Contudo, temos um defeito generalizado na gama ‘Flagship budget’… O carregamento sem fios voltou a ficar na gaveta… Va lá Oppo! Vamos ser diferentes, e ser os primeiros a massificar a coisa!

Conclusão

Em suma, um telemóvel que adorei, mas que mais uma vez, chega exageradamente caro ao mercado Português. É uma repetição da minha conclusão do ano passado, com o Reno 6 Pro.

Tenho pena, porque na questão do design, este Reno8 Pro está mesmo uns furos acima da restante concorrência. Especialmente comparativamente ao seu rival direto Xiaomi 12T Pro, que é obviamente poderoso, mas é tão… Simples e banal, na parte do design.

Bem, no mundo Android, é normal ver os preços a cair algumas semanas/meses, após cada lançamento. Por isso, nada melhor que ficar atento, quem sabe, se o Reno8 Pro não aparece em alguma campanha ou promoção interessante.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também