(Análise) Oppo Find X5 Pro: Um smartphone que grita premium!

(Análise) Oppo Find X5 Pro: No meu tempo na Leak.pt, já tive a possibilidade de testar muitos smartphones, das mais variadas fabricantes, especialmente no mundo da gama mais alta. Posso dizer que já “vivi” os tempos da Samsung vs Apple. Posteriormente os tempos da Samsung vs Huawei vs Apple. Entretanto, como já deve ter percebido, vivo atualmente os tempos em que vemos várias marcas a fazer o tudo por tudo para ficar com o espaço que era ‘antigamente’ da velha Huawei!

Estou a falar da Xiaomi, mais recentemente da Vivo, que está prestes a apostar no nosso mercado, e claro, da Oppo! Uma fabricante que no ano passado me impressionou forte e feio com o Find X3 Pro, e em 2022, volta a tentar a sua sorte com o Find X5 Pro (e também com o Find X5 que já analisámos aqui).

Dito tudo isto, antes de entrar nos detalhes mais sérios, posso desde já dizer que de todos os smartphones topo de gama que já tive o prazer de analisar em 2022 (S22 Ultra, Xiaomi 12 Pro, P50 Pro).

O Find X5 Pro é aquele que se sente mais Premium, que se sente mais endinheirado, e que mais atenções parece querer chamar. (Pode ver o smartphone da Oppo ao lado dos rivais, na imagem em baixo)

Vamos por partes, para perceber tudo aquilo que o Find X5 é capaz de oferecer ao mercado?

(Análise) Oppo Find X5 Pro: Um smartphone que grita premium!

Mini-Review

Se quer um smartphone de gama alta, que se sinta premium, e que seja incapaz de o desapontar no campo da performance, é impossível errar ao escolher o Find X5 Pro.

Prós:

  • Design único com um acabamento de grande qualidade
  • Capacidade fotográfica cheia de potencial
  • Ecrã
  • Software à altura
  • Carregador de 80W incluído

Contras:

  • Preço
  • Câmera microscópica ficou na gaveta

Vamos por partes!

Design

Verdade seja dita, relativamente ao modelo do ano passado (Find X3 Pro), a Oppo não mexeu muito no design base. O que pelo menos na minha opinião, não é necessariamente algo de negativo, esta é a filosofia de design para a gama Find, e eu até acho que fica muito bem! Afinal, faz com que esta gama seja sempre um pouco diferente daquilo que vamos apanhando no mundo Android.

Find X5 Pro? Onde está o Find X4?

O número quatro é tido como um número azarento em algumas culturas, por isso, a Oppo decidiu saltar o número para ir parar imediatamente ao cinco!

Voltando ao design, no módulo de câmeras até temos algumas linhas e ângulos um pouco diferentes. O que segundo a Oppo, serve para o utilizador conseguir meter os seus dedos da forma mais confortável, e estável, para tirar fotos. Isto evidencia desde logo o foco que a marca dá a este campo!

Entretanto, no que realmente interessa, o novo Find X5 Pro parece ser um aparelho bem equilibrado, e bem construído, capaz de aproveitar ao máximo a sua traseira de cerâmica, ao mesmo tempo que apresenta um corpo de 218g.

Aliás, é aqui que está o grande segredo no design do Find X5 Pro… A cerâmica melhora muito o feeling que o aparelho passa a cada toque, algo que até diria ser capaz de passar ao olhar, com o smartphone sempre a parecer algo que chama a atenção a quem passa ao redor, especialmente no modelo branco que temos em teste. (Sendo branco, também não parece ser um íman de impressões digitais!)

Para completar o pacote, temos certificação IP68, e Gorilla Glass Victus na frente, para proteger o ecrã AMOLED de fabrico Samsung. Por falar no ecrã, em termos de design, o Find X5 é uma fotocópia do modelo do ano passado, ao apresentar uma frente curva, e claro, um orifício para a câmera frontal.

Ecrã

Se há coisa que a Oppo faz bem, é escolher ecrãs OLED de qualidade inegável para os seus aparelhos topo de gama. Temos aqui um dos melhores ecrãs do mercado (Samsung E5), com um tamanho de 6.7”, que no Find X5 Pro é capaz de oferecer uma resolução WQHD+, e claro, a capacidade de andar entre os 1Hz e 120Hz.

Muito resumidamente, temos aqui um ecrã simplesmente brutal para consumo de multimédia, para multi-tarefa com divisão de janelas, ou até para jogos, graças à excelente resposta ao toque de 480Hz.

Performance e Autonomia

Como é normal num topo de gama Android fora do ecossistema Samsung, temos aqui o SoC Qualcomm Snapdragon mais recente do mercado, o Snapdragon 8 Gen1 de 4nm. Dito isto, p problema deste SoC não é de todo o seu potencial nível de performance, que sabemos ser excelente, mas sim, o seu aquecimento e consequente throttling (queda da frequência para baixar a temperatura).

É um problema que pode ser controlado, ou minimizado com uma boa solução de refrigeração, algo que a Oppo parece ter conseguido fazer, visto que pelo menos na minha utilização, nunca senti uma quebra de performance, ou sequer aquecimento do chipset. O Oppo Find X5 Pro é um aparelho que impressiona forte e feio na sua velocidade em… Bem… Tudo.

Além de tudo isto, temos ainda 12GB de memória RAM LPDDR5 e 256GB de armazenamento interno UFS 3.1 (sem expansão via microSD). Obviamente que temos ainda suporte às redes de nova geração 5G, opção de usar dois cartões SIM, suporte a Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, e NFC.

Câmeras

No modelo Pro, temos um módulo traseiro composto por três câmeras (50MP + 50MP ultrawide + 12MP telefoto). Mas aqui temos uma pequena desilusão… A funcionalidade de microscópio do ano passado ficou na gaveta. Certo, não era algo que muitos utilizadores fossem utilizar todos os dias da sua vida. Mas num mercado tão saturado como este, era uma curiosidade que pelo menos pessoalmente, achava simplesmente fantástica.

Assim, além dos sensores, temos também aquela que parece ser a grande aposta, e grande fator diferenciador da Oppo neste mercado, o NPU Marisilicon X. Contudo, como uma imagem vale mais que 1000 palavras, aqui tem alguns exemplos do poder deste módulo com três sensores, que trabalham sempre com uma grande ajuda do NPU Marisilicon X.

Autonomia e Carregamento Rápido

Ao contrário de algumas fabricantes muito famosas no mundo dos smartphones (Coff Coff Apple e Samsung…). A Oppo suporte uma velocidade de carregamento realmente rápida, e até oferece o carregador na caixa do aparelho! (Bem como uma capa de proteção). 

Estamos a falar de um carregamento de 80W! O que em termos práticos, é capaz de carregar 95% da bateria de 5000mAh em 30 minutos. Chegando muito perto dos 65% em 15 minutos.

É uma funcionalidade que a Apple e a Samsung passam a vida a desvalorizar. Mas que pode muito bem fazer a diferença! Isto, se por acaso se esquece várias vezes de carregar os seus aparelhos eletrónicos. Temos ainda de salientar o suporte a carregamento sem fios de 50W.

Quanto à autonomia em si, apesar da bateria de 5000mAh, e da aposta nos carregamentos… Estamos aqui a falar de um aparelho que vai muito provavelmente ter de carregar todos os dias. Visto que com um uso mais ou menos ‘normal, nunca consegui ir além das 6 horas de ecrã ligado. Ainda assim, a Oppo garante uma bateria capaz de aguentar cerca de 1600 ciclos de carga/descarga, sem degeneração evidente. Ou seja, uma durabilidade muito interessante, que equivale a mais ou menos 4 anos de carregamentos diários.

Conclusão

Para finalizar, mesmo ao preço que a Oppo pede pelo aparelho (1299€), que sinceramente acho uma subida um pouco exagerada face ao preço do ano passado… Temos aqui um smartphone que cumpre em todos os campos! É bonito, é rápido, é premium, é fora do comum, tira excelentes fotos… Além de tudo isto, traz consigo uma boa autonomia de bateria aliada a uma tecnologia de carregamento rápido fora de série. (Com carregador incluído na caixa!)

Em suma, se optar por este aparelho, vai ficar bem servido.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está interessado no Oppo Find X5 Pro? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Para finalizar, mesmo ao preço que a Oppo pede pelo aparelho (1299€), que sinceramente acho uma subida um pouco exagerada face ao preço do ano passado... Temos aqui um smartphone que cumpre em todos os campos! É bonito, é rápido, é premium, é fora do comum, tira excelentes fotos, e traz consigo uma boa autonomia de bateria aliada a uma tecnologia de carregamento rápido fora de série. (Com carregador incluído na caixa!) Em suma, se optar por este aparelho, vai ficar bem servido.(Análise) Oppo Find X5 Pro: Um smartphone que grita premium!