Monitor Philips 34E1C5600HE: Com o surgimento do teletrabalho durante a pandemia, e mais tarde, com o regresso à ‘normalidade’, da banalização do trabalho hÃbrido, vimos muito boa gente a precisar de um segundo monitor, de grande qualidade, para conseguir trabalhar ao mesmo nÃvel, ou a um nÃvel mais alto, comparativamente ao seu local de trabalho habitual.
O que claro está, significou uma oportunidade para empresas tradicionalmente já focadas neste segmento de mercado, como é o caso da Philips!
A Philips é uma fabricante que tem um dedo em tudo, ou quase tudo, mas caso ainda não tenha reparado, está especialmente focada no segmento dos monitores, especialmente nos pensados para a produtividade. É exatamente por isso, uma marca de referência, capaz de implementar os seus ideais, sem grandes dificuldades.
Uma marca, que aproveitou esta nova ‘era’, para experimentar coisas novas, como é o caso do monitor 34E1C5600HE, que além de ser um monitor de qualidade inegável, tenta trazer para da cima uma webcam para permitir que entre em qualquer reunião com a sua carinha laroca, e claro, autenticação Windows Hello.
Vamos por partes?
(Análise) Monitor Philips 34E1C5600HE: Produtividade máxima!
Portanto, como deve imaginar, ter um bom monitor é essencial para qualquer utilizador que queira trabalhar, ou jogar, em casa, ou no escritório. (Sim, a Philips é muito focada na produtividade, mas a qualidade, e funcionalidades de qualidade de imagem, estão lá para muitas coisas. Também dá para jogar!)
Curiosamente, eu sou um exemplo perfeito para o teste deste monitor, visto que faço full remote, mas ando sempre de um lado para o outro. Além disso, enquanto trabalho, preciso de muita informação à frente dos meus olhos. Sendo exatamente por isso que quando a Philips me desafiou para este teste, eu disse… Sim senhora!
Pois é Philips, agora, se quiserem este monitor de volta, vão ter de passar pelo cão! É que o 34E1C5600HErevolucionou a forma como trabalho, ao oferecer espaço de manobra, fluidez, e conforto, num pacote extremamente compacto, tendo em conta o tamanho do monitor em si.
Entretanto, além do aumento de produtividade e conforto, tenho também acesso ao sempre curioso Windows Hello, que dispensa pins, passwords ou impressões digitais. O que claro está, se deve à integração da Webcam no próprio monitor (com microfone incluÃdo), para as sempre tão importantes reuniões por Zoom/Meets/Teams. Mas já lá vamos.
Unboxing
A experiência de unboxing é igual à de qualquer outro monitor Philips, vem tudo bastante bem acondicionado, com todos os cabos que poderá precisar e mais alguns. Vai encontrar:
- Monitor
- Base
- 1x Cabo USB-C para USB-A/CY
- 1x Cabo HDMI
- Instruções
Design e Ecrã
Pois bem, como disse em cima, apesar de conseguir fazer tudo, este monitor foi pensado, e desenhado, para o trabalho e não para o divertimento. Mas uma coisa é certa, o monitor não só é bom no campo da performance, como também tem um design bastante sóbrio, maioritariamente assente na simplicidade, mas com algumas linhas mais modernas à mistura, especialmente quando olhamos para a base hexagonal.
Quanto ao monitor em si, temos um painel IPS LCD de 34” totalmente revestido com tecnologia anti-brilho, ao mesmo tempo que traz para cima da mesa uma resolução nativa WQHD (3440 * 1440), e claro, a possibilidade de chegar aos 100Hz. (Frequências altas não é mais importante para os jogos? Sim, mas se for como eu, e valoriza a fluidez, acredite que isto faz diferença no dia-a-dia, enquanto está a lamber texto, ou folhas de cálculo. O conforto ocular é outro com acesso aos 100Hz).
O aspeto é de 21:9, a densidade de pÃxeis fica pelos 110 ppi, isto enquanto o tempo de resposta é de 4ms. A grande vantagem deste aspeto é mesmo a possibilidade de ter 2 ou 3 janelas abertas, lado-a-lado, sem grandes dificuldades. Isto sem nunca perder a imersão no conteúdo à sua frente, graças à curvatura do monitor.
Além de tudo isto, temos ainda colunas integradas (dois altifalantes de 5W), bem como alguma conectividade muito interessante, com 1x HDMI 2.0, 1x DisplayPort 1.2, 1x USB-C Gen1 (Modo DisplayPort Alt, transmite dados e fornece energia), 4x USB A, e 1x SaÃda de áudio.
Por fim, temos ainda a já mencionada webcam com microfone e sensores integrados, assente no topo do monitor, quase como se fosse uma monocelha invertida, ou seja, fica do lado de fora.
Performance
Isto é o que mais interessa nesta gama, dito isto, como disse em cima, estamos a falar de um monitor que eleva, e muito, a experiência de trabalho no dia-a-dia.
A reprodução de cor é incrÃvel, o brilho adapta-se perfeitamente a qualquer ambiente, e a renderização gráfica está num nÃvel muitÃssimo alto. A camada antirreflexo funciona extremamente bem, algo que tive a oportunidade de experimentar em primeira mão, visto que tenho uma janela imediatamente atrás do meu escritório temporário.
Além da sua performance no dia-a-dia, temos ainda a vantagem de ter uma entrada USB-C. Ou seja, finalmente, podemos começar a dizer adeus aos cabos HDMI, DisplayPort, etc… Para utilizar apenas e só um cabo.
Algo muito importante nos dias que correm, visto que vários portáteis começam a dizer adeus a este tipo de saÃda de imagem, para preferir apenas e só portas USB-C super rápidas. Aliás, se quiser, pode utilizar o monitor como um Hub-USB e ponto de carregamento, ao mesmo tempo. Como? Basta ligar todos os periféricos ao monitor, em vez de ao computador.
Imagina que anda sempre de um lado para o outro com o portátil, chega a casa, liga apenas um cabo USB à máquina, e… pronto! Tem tudo ligado, no imediato, sem mexer mais um dedo. É um monitor de escritório perfeito.
Como se safa a Webcam e as colunas?
A Webcam aqui implementada não é perfeita, mas é decente. O Windows Hello funciona extremamente bem.
Mas se quiser ter uma boa imagem para reuniões, e chamadas, vai ter de tentar ter uma boa iluminação à sua volta, para garantir que tem uma qualidade de imagem suficientemente boa para os seus objetivos.
O mesmo se repete nas colunas. São decentes, mas não dispensam o uso de colunas, ou auscultadores, se quiser ouvir música, ver uma série, ou ver um filme.
São funcionalidades implementadas para desenrascar, e não para apresentar brilhantismo, isto à exceção da autenticação da face, que como disse em cima, funciona muito bem.
Conclusão
Em suma, se for como eu, e trabalha full remote, mas por vezes tem de ir a eventos, reuniões com clientes, etc… Este monitor é simplesmente uma benção vinda dos céus.
A simplicidade como ligamos tudo, e temos imediatamente à frente um ecrã de qualidade, pronto para trabalho árduo, é incrÃvel.
Claro que não é um monitor barato (anda à volta dos 550~600€), mas claro, a qualidade tem de ser paga.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado num monitor para o seu home office? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Saiba mais sobre o monitor aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!