Com o recente lançamento dos processadores Intel Core 12000 (Alder Lake-S), tivemos finalmente a oportunidade de dar as boas vindas à memória RAM DDR5, a nova geração, que dentro de algum tempo, deverá substituir completamente a ‘velhinha’ RAM DDR4 que tanto nos tem dados nos últimos anos.
Mas claro, verdade seja dita, é inegável que ninguém está à espera que a memória RAM DDR5 chegue de rompante, e conquiste imediatamente os consumidores. Por isso mesmo, hoje vamos olhar para um dos kits de memória de nova geração da gigante dos componentes e periféricos Corsair. Vamos ver o que vale?
(Análise) Memória RAM Corsair Vengeance DDR5 5200MHz
Portanto, passadas algumas semanas, tudo está mais calmo, e assim, é perfeitamente possível tirar algumas conclusões relativamente aos vários kits de memória RAM DDR5 que entretanto chegaram às prateleiras.
Dito isto, a verdade é que por enquanto, ainda faz todo o sentido olhar para a velha memória RAM DDR4 que temos no PC, e reciclá-la para uma nova máquina baseada nos processadores Intel Core 12000. Contudo, é inegável que também existem algumas coisas boas para aproveitar na nova geração, especialmente se o seu problema não for dinheiro para investir.
Optar por memória DDR5 faz sentido em 2021?
Por enquanto, mudar para kits capazes de maior frequência, e menor voltagem, não vai resultar em grande coisa em termos de performance. Aliás, comparativamente a alguns kits topo de gama DDR4, até poderá perder performance, devido ao aumento muito significativo na latência da nova geração.
Mas lá está, a ideia aqui é começar por algum lado, construir uma base, e posteriormente crescer com bons números de performance. Ao fim ao cabo, aconteceu exatamente a mesma coisa com a memória DDR2, DDR3 e DDR4. É assim que funcionam as coisas no mundo da memória! Basta olhar para o mundo DDR4 que começou com memória de 4GB a 2133MHz, e agora temos módulos de 16GB a 4800MHz.
Isto significa o quê para este kit Corsair Vengeance DDR5?
A Corsair é uma das fabricantes de referência quando o tema é memória RAM, e armazenamento SSD. Ou seja, é uma mestre do campo da memória, algo que podemos comprovar com este novo esforço a acompanhar a chegada ao mercado do novo standard de memória, com duas gamas (Dominator e Vengeance), ambas com kits de 4400 MHz e 5200 MHz já disponíveis (32GB e 64GB).
Dito tudo isto, a análise vai focar-se no kit mais barato de 32GB 5200MHz Vengeance. Montado na máquina em baixo, que apesar de ser o mais barato, traz toda a qualidade Corsair para cima da mesa, no campo da qualidade de construção.
Benchmarks
1. AIDA64 (Largura de Banda)
- Leitura: 76.609
- Escrita: 74.372
- Latência de memória: 76.4
2. 7.Zip v19
- Compressão MIPS: 118.432
- Descompressão MIPS: 138.487
3. Cinebench R23
- CPU Points: 27.523
Conclusão
Prós:
- Módulo de baixo perfil
- Capaz de algum OC
- Suporte ao iCUE
- Garantia vitalícia
Contras:
- Heatsink simples
- Preço?
- Não há RGB
Antes de mais nada, é preciso salientar que a memória RAM DDR5 é cara. Não há mesmo volta a dar quanto a este assunto. Mas é mesmo assim que funciona, ou é um early adopter e paga esta taxa, ou então continua a usar memória DDR4.
Mas se por ventura quer mesmo dar o salto para este este tipo de memória, temos aqui um kit muito interessante para começar a molhar os pés. É uma escolha muito segura, e na verdade, até mais barata (e mais rápida) que outras alternativas cheias de RGB. Em suma, ainda não está na altura de olhar para a RAM DDR5, mas se quer olhar, não vai cometer um erro a escolher a Corsair.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!