(Análise) Lenovo Yoga Slim 9: Fino e premium! Quer mais?!

(Análise) Lenovo Yoga Slim 9: Longe vão os tempos em que os consumidores queriam portáteis grandalhões, pesadões, etc… Para garantir um bom nível de performance em toda e qualquer tarefa. Hoje em dia é a portabilidade que reina, e como é óbvio, em 2022, ser fino e leve não significa ser lento, muito pelo contrário, com este Yoga Slim 9 a ser a prova ‘viva’ disso mesmo.

Afinal de contas, estamos a falar de um portátil super fino, e super leve, com um ecrã OLED de 14” capaz de oferecer uma resolução 3K e capacidade de chegar aos 90Hz, ao mesmo tempo que também traz para cima da mesa um processador Intel Core i7-1280P. É uma máquina extremamente interessante naquilo que se propõe, mas talvez mais importante que isto, é também vistosa e bem construída. Vamos por partes?

(Análise) Lenovo Yoga Slim 9: Do mais fino e premium possível

Portanto, a gama de portáteis da Lenovo é obviamente um bocado complicada de perceber, com tanto Yoga, Carbon, e Pro à mistura. Mas neste caso do Yoga Slim 9, o nome diz tudo! Estamos a falar de um portátil fino, leve, poderoso, e acima de todo capaz de se adaptar a qualquer situação seja ela de trabalho, ou de lazer.

É um ultrabook topo de gama, com mesmo muito para dar, ao ser um dos portáteis que mais me encheu as medidas nos últimos tempos, especialmente graças ao ecrã OLED, que além de trazer todo um outro nível de qualidade de imagem para a nossa secretária, também garante que temos aqui uma máquina super fina, e… bem… Sexy.

Entretanto, em termos de performance, existem várias configurações, sendo possível ir até aos 32GB de memória RAM (o novo tinha 16GB), e até ao topo de gama da Intel da geração 12 para portáteis, ou seja, uns belos 14 núcleos de processamento na versão i7 Evo. Também existe uma outra versão mais barata com um Core i5-1240p, que para quem apenas quer produtividade, é também ela muito interessante.

Temos ainda acesso a um SSD de 1TB, e claro, o ecrã OLED de 3k capaz de chegar aos 90Hz. Um autêntico mimo para trabalhar, ver séries/filmes, ou até mesmo jogar o clássico League of Legends quando se tem um tempinho a mais.

Design e Uso no Dia-a-Dia

O Yoga Slim 9 faz-nos lembrar o mesmo feeling que temos quando estamos a testar um smartphone topo de gama acabadinho de chegar ao mercado. Especialmente pelo seu acabamento em vidro 3D em cima, com um acabamento para evitar impressões digitais na “carcaça”.

Além do vidro com alguma curvatura à mistura, temos um corpo feito de alumínio (6000 series), magnésio, e outros componentes premium. No nosso uso e teste, é um portátil extremamente robusta, que deverá ser capaz de aguentar o teste do tempo.

O peso anda nos 1.39Kg, o que está dentro da média desta classe. Curiosamente, ao toque, parece mais leve que isto, provavelmente muito graças ao seu design arredondado.

Quanto ao uso do dia-a-dia, este foi um dos portáteis mais confortáveis que tive o prazer de utilizar em 2022, tanto na parte ocular, como também na parte da escrita. Não temos arestas afiadas a dar cabo dos pulsos, e tudo parece ter sido bem pensado para o utilizador trabalhar com todo o conforto possível.

É também de salientar a responsividade do teclado, que mesmo num aparelho tão fino, é ainda assim capaz de passar algum feedback tátil. Ao mesmo tempo, o touchpad também é de um tamanho bastante generoso, e responsivo a cada toque.

Performance

A sua performance no dia a dia é simplesmente excelente, com as aplicações a abrirem instantaneamente, ao mesmo tempo que é capaz de oferecer uma navegação web sem soluços, mesmo com várias janelas a fazer streaming de conteúdo multimédia 4K.

No entanto, vale a pena salientar que este processador da Intel fica um pouco atrás das alternativas Ryzen 6000 da AMD já no mercado. A diferença para o utilizador comum é negligenciável, mas para um entusiasta, talvez faça sentido apontar para uma diferença de performance bruta à volta dos 15%.

Por falar na diferença de performance, temos também de falar da autonomia e eficiência energética. O Lenovo Yoga Slim 9 é perfeitamente capaz de aguentar cerca de 8 horas a fazer streaming de conteúdo multimédia, ou claro, num ambiente de produtividade.

A carga dos 0 aos 100% é rápida, a demorar mais ou menos 2 horas.

Conclusão

Em suma, é um portátil que além de poderoso, é acima de tudo bonito e super portátil. É um portátil que vai tirar da sua mala, e vai com toda a certeza chamar a atenção dos seus colegas de trabalho ou de faculdade. Grita Premium!

Sim, é verdade que existem alternativas mais interessantes no campo da performance, potenciadas pelas mais recentes ofertas da AMD. Mas… Se o design contar muito, é difícil dizer que não aquilo que a Lenovo traz para cima da mesa com o Yoga Slim 9.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
(Análise) Lenovo Yoga Slim 9: Longe vão os tempos em que os consumidores queriam portáteis grandalhões, pesadões, etc... Para garantir um bom nível de performance em toda e qualquer tarefa. Hoje em dia é a portabilidade que reina, e como é óbvio, em 2022,...(Análise) Lenovo Yoga Slim 9: Fino e premium! Quer mais?!
Share to...