Como já disse em várias reviews aqui na Leak.pt, eu não sou de todo o maior fã de portáteis pensados para o mundo do gaming. Pessoalmente, acredito que uma máquina portátil tem de ter um grande foco nisso mesmo, a sua portabilidade! Algo impossível neste mercado mais focado na performance. São muitos compromissos numa máquina que por vezes nem chega às prateleiras a um preço apelativo ou sequer justo.
Estou assim a falar de máquinas pesadas, demasiado grandes, com performance limitada pelo espaço e incapacidade de implementação de sistemas de refrigeração realmente bons e capazes de dissipar o stress térmico que estas máquinas criam.
Mas… Verdade seja dita.. Este Lenovo não está mesmo nada mal! Vamos por partes?
(Análise) Lenovo Pro 5 16IRX8: Grande! Mas… Não me irritou!
Portanto, a gama de portáteis Legion Pro 5 é o sítio onde tem de ir se quiser uma máquina portátil focada nos jogos, mas que nem por isso o leve à falência. É uma espécie de gama média, mas com muita qualidade à mistura. Afinal de contas, na nossa unidade de teste, tivemos acesso a um Intel Core i9 13900HX, bem como uma RTX 4070. Um combo capaz de dizimar qualquer jogo, e assim, apresentar uma jogabilidade máxima em qualquer situação, especialmente quando podemos contar com a ajuda do DLSS 3.0 na NVIDIA.
Sim, existem alguns compromissos, especialmente se quiser utilizar este portátil como uma máquina de trabalho e lazer no seu dia-a-dia. Mas, foi neste campo que fiquei surpreendido!
Primeiro, as especificações técnicas!
- CPU: Intel Core i9-13900HX
- GPU: NVIDIA GeForce RTX 4070 Laptop
- RAM: 16GB DDR5
- Ecrã: 16.00” 16:10, 2560 x 1600, 189 PPI, IPS, 165 Hz
- Armazenamento: 1TB
- Peso: 2.477 kg // Carregador (300W): 1.01 kg
- Bateria: 80Wh (Carregador de 300W carrega dos 0 aos 100% em 90min. Também tem suporte a carregamento através de USB-C)
Design e Uso no dia-a-dia
Pois bem, os meses de Setembro são quase sempre um pesadelo para pessoas com um trabalho parecido ao meu, ou seja, falar das mais recentes tecnologias um pouco por esse mundo fora. Passo a minha vida de um lado para o outro, seja para eventos “locais” na nossa rica Lisboa, ou em eventos Internacionais, onde os palcos mais escolhidos passam sempre por Alemanha, França, ou Reino Unido.
É uma vida complicada, que pelo menos no meu caso, que fiz um desporto de alta competição durante uma catrefada de anos (Andebol), significa problemas para as costas e ombros. Eu não devo, nem quero, andar com malas pesadas às costas! Ainda assim, durante este teste fui para Barcelona, Madeira e Alemanha, sempre com o Legion Pro 5 às costas. Foi um problema? Incrivelmente… Não! Foi tranquilo!
É óbvio que estamos a falar de um portátil que não é leve. Não é de todo um Ultrabook como a máquina do meu dia-a-dia.
Porém, é realmente bastante transportável, especialmente se optar por um carregador USB-C GaN como eu faço, quando tenho de sair do país. (O carregador de 300W que vem com o portátil é quase tão pesado quanto o portátil!).
Performance e Bateria
Não é um portátil barato, especialmente na configuração que a Lenovo nos enviou para teste. Porém, também não nos podemos queixar da performance que esta máquina nos dá. Aliás, não só a performance, como também toda a versatilidade que este Lenovo Legion Pro 5 é capaz de meter em cima da mesa.
Seja para trabalhar ou jogar, este portátil está pronto para tudo, graças ao seu teclado incrível capaz de oferecer um feedback tátil que envergonha muitos outros portáteis focados na produtividade que poderá encontrar nas prateleiras, bem como o facto de termos um ecrã IPS LCD QHD+ com a capacidade de chegar aos 165Hz, ao mesmo tempo que oferece toda a gama de cores sRGB.
O grande ponto fraco deste portátil está na autonomia da bateria, especialmente em jogo, onde a mesma poderá durar entre 3 e 4 horas em jogos leves, ou menos que isso em jogos menos pesados. Em produtividade, este portátil durou facilmente 7 horas sem grandes problemas. Felizmente, para o meu caso de uso (trabalhar fora de casa, e em sítios completamente aleatórios), o facto de termos suporte a carregamento via USB-C salvou a minha vida mais que uma vez.
Conclusão
Precisa mesmo de um portátil gaming, mas não está nem aí para destruir 3 ou 4 mil euros numa máquina super topo de gama? Bem, olhe para este Legion, porque vai muito provavelmente ficar surpreendido.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!