(Análise) KTC G42P5: Pessoalmente, adoro computadores, porque é um pedacinho dentro do mundo tecnológico onde quem manda, somos realmente nós!
Afinal, desde a caixa do computador, ao tradicional rato, ou até à secretária onde metemos toda a nossa tralha, ou à cadeira onde metemos o nosso rabo, somos nós que decidimos tudo o que dá vida ao nosso setup! Tudo isto de forma a melhorar a nossa performance em jogo, ou enquanto trabalhamos.
Assim, podemos criar um computador a partir de um monte de peças de marcas diferentes, com formatos ou propósitos diferentes, e claro, para dar vida à coisa, podemos ainda meter 1, 2, 3 ou 4 monitores (ou mais!), todos eles iguais, ou todos eles diferentes, para criar uma autêntica Battlestation, ou simplesmente estar atento a todo o tipo de informação que precisa de processar no seu dia a dia.
Pois bem, hoje vamos olhar para um produto que nasce de toda esta confusão! Um monitor OLED capaz de fazer tudo!
Em suma, estamos a falar de um monitor OLED de 42”, de uma marca desconhecida, mas que já anda no mercado há vários anos como uma empresa focada no OEM, que agora decidiu apostar tudo o que tem no mercado tradicional, e por isso, apesar de fugir às sempre caras certificações, usa componentes da melhor qualidade, para produzir um dos melhores monitores que tivemos a oportunidade de testar na Leak.pt.
Afinal de contas, para ter noção, neste monitor OLED, temos o mesmo exato painel OLED que a LG mete nas suas TVs. Aliás, é o mesmo exato painel que a LG utiliza no próprio monitor de 42”, que tanto sucesso tem feito no mercado.
Vamos por partes?
(Análise) KTC G42P5: Monitor OLED para PC e Consolas! (Pode comprar . – Cupão: 72PLUY5T)
Portanto, o KTC G42P5 é uma das primeiras grandes apostas da velha OEM Chinesa KTC, no Continente Europeu. É por isso uma oferta mais amiga da carteira, mas ainda assim igualmente poderosa face às cada vez mais ofertas OLED de 42” que podemos encontrar nas prateleiras.
Especificações Técnicas:
- Tamanho: 42 Polegadas
- Resolução: 4K UHD (3840 x 2160)
- Tipo Painel: OLED (LG)
- Taxa de Atualização de Frames: 138Hz
- Tempo de Resposta: 0.1ms
- Contraste: 135000:1
- Brilho: 450 cd/m2 (pico: 600 cd/m2)
- Colunas: Sim (2 * 8W)
- Base: Sim, com iluminação RGB, mas comprada à parte. Suporte a alguma inclinação
- VESA: Sim (300 * 300)
- Conectividade: DisplayPort 1.4 DSC x 1 / HDMI 2.1 x 2 / USB-C PD90W x 1 / USB 3.0 x 2 / 3.5mm Jack x 1
- Dimensões e Peso: 36.69” x 24.07″ x 1.62″ // 15kg
Design e Funcionalidades Chave
Antes de mais nada, este design pode não ser para qualquer um, mas pessoalmente… Adoro! É inegável que este monitor é capaz de se distinguir de muitos outros produtos, de marcas igualmente ‘gamer’, com mais anos de mercado, logo à primeira vista.
Afinal, todo o conjunto está bem feito, especialmente quando metemos a base com iluminação RGB à mistura. Um dos monitores mais bonitos, mais bem construídos, e mais apelativos que tive o prazer de testar e utilizar no meu computador e consolas.
Aliás, até na parte das margens, temos aqui um produto superior a várias rivais diretas, não existindo uma margem significativa ao redor do ecrã propriamente dito.
Dito tudo isto, isto é um monitor, com um tamanho normal de TV. Por isso, para o meter no seu setup, vai ter sempre de garantir que tem espaço para dar e vender. Além disso, é um monitor pesado, e grande, por isso, na altura da montagem, é boa ideia pedir ajuda, não vá fazer porcaria ou meter força nas partes mais finas do painel OLED.
Entretanto, na parte do controlo, temos um joystick na parte inferior, muito similar ao que podemos encontrar na grande maioria das fabricantes de monitores do mercado. Bem, mais ou menos, é que este menu OSD é um dos mais simples, mas ainda assim completos, que tenho tido a oportunidade de utilizar nos meus dias de teste.
Dito isto, talvez mais importante que tudo aquilo que já dissemos, é mesmo a conectividade deste monitor!
Ao fim ao cabo, o KTC G42P5 tem uma entrada DisplayPort, tem duas entradas HDMI 2.1 para as consolas de nova geração, tem USB-C DP com possibilidade de carregar a 90W, e além de tudo isto, tem ainda duas portas USB 3.0, e um audio jack de 3.5mm. Dos monitores mais completos, e avançados, que o dinheiro pode comprar, na área da conectividade.
Como dissemos na lista de especificações, se não quiser ligar colunas, temos um par de colunas simples de 8W, muito similares às que poderia encontrar numa TV comercial. Não são boas, nem são más, são… Decentes.
Ainda assim, bem mais decentes do que aquilo que é normal no mundo dos monitores.
Performance
Normalmente, uma TV não se safa 100% bem como monitor, nem um monitor se safa perfeitamente bem como TV. Isto é agora coisa do passado.
Afinal, a tecnologia que dá vida a este produto, é o cada vez mais desejado painel OLED. Aliás, na verdade, é o mesmo exato painel OLED que a LG usa nas suas mais recentes TVs, ou a ASUS usa no seu mais recente monitor Gaming OLED de 42”. É qualidade pura!
Mais importante que isto, é um painel que tanto funciona bem como TV, como também como monitor, fugindo assim à velha regra de mercado.
Em suma, quer um monitor porreiro para jogar, trabalhar, e ainda ver umas séries ou filmes? Este KTC é absolutamente incrível.
Para testar esta coisa de “servir como TV ou como Monitor”, assim que o recebi para teste, como ainda estava à espera de peças para montar um PC, e montar uma mesa, meti-o no meu quarto, com uma pen Google TV 4k da RealMe ligada em uma das entradas HDMI 2.1. Bem… A qualidade de imagem fala por si mesma. Ora veja:
Curiosamente, como TV, num quarto, ainda deixa uma luz ambiente muito interessante na parte de trás, graças à base, que acaba por aumentar ainda mais a imersão, e assim, o foco no conteúdo multimédia.
Quanto às suas características técnicas, como dissemos em cima, temos aqui um painel OLED de 42”, capaz de oferecer uma resolução nativa 4K, e possibilidade de chegar aos 138Hz graças a algum overclock de fábrica. Além disto, temos um tempo de resposta de apenas 0.1ms, e um brilho máximo de 600 cd/m2, enquanto o contraste fica pelos 135000:1.
Claro que este monitor, para poupar dinheiro, não tem uma certificação VESA HDR. Mas… Não precisa.
A sua performance HDR é incrível, graças à sua tecnologia base. Além disto, temos 100% da gama de cores sRGB e 99% da gama de cores DCI-P3.
É um monitor incrível para criação de conteúdo, consumo de multimédia, e claro, jogos! Mas não se esqueça… É um monitor 4K capaz de chegar perto dos 140Hz! Vai precisar de uma placa gráfica a sério no seu PC. Ou então, de uma PlayStation 5 ou Xbox Series X, para chegar aos sempre tão desejados 4K a 120Hz. (Até pode ter as duas ligadas ao mesmo tempo!)
Quanto às tecnologias G-Sync e Freesync, apesar de não existir certificação oficial, o suporte existe, e tudo funciona perfeitamente.
Conclusão – KTC G42P5
Em suma, se anda a sonhar com um monitor de grandes dimensões, de qualidade inegável, baseado na sempre desejada tecnologia OLED. Bem… Não há como enganar. Este KTC é a solução, sendo tão bom, ou melhor que alguns rivais, a um preço bastante mais em conta.
Prós:
- Qualidade de Construção
- Preço Razoável para a qualidade apresentada
- HDMI 2.1 *2
- G-Sync e FreeSync
- Design
- USB-C com DP e 90W
- Colunas ‘decentes’ para um monitor
Contras:
- Base não vem incluída
- Não tem certificações (para baixar o preço)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado? Nós ficámos rendidos! Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!