(Análise) Kobo Elipsa 2e: Uma boa subida de nível!

Felizmente, temos tido a oportunidade de testar muitos e bons eReaders ao longo dos últimos meses, de várias marcas de referência neste espaço, como é o exemplo da PocketBook, e claro, da Kobo.

Dito isto, como é óbvio, neste mercado também temos alternativas amigas da carteira, que fazem alguns compromissos para chegar às mãos dos utilizadores num pacote apetecível no campo da qualidade/preço, e claro, outras alternativas mais completas, complexas, a roçar a gama mais alta possível.

Em suma, o Kobo Elipsa 2e é um aparelho que é, e se sente, como algo premium, bem pensado, e bem construído. Mas que grande evolução!

(Análise) Kobo Elipsa 2e: Uma boa subida de nível!

Introdução e Resumo

Portanto, o Rakuten Kobo Elipsa 2e é a segunda tentativa da empresa de lançar um eReader equipado com um ecrã de grandes dimensões, capaz de fazer muito mais além da simples leitura de livros. Aqui temos a possibilidade de tirar notas, fazer contas, desenhar, e claro, fazer notas em ficheiros PDF, ou até editar eBooks.

Dito isto, a atualização relativamente ao primeiro Elipsa, e até relativamente a outros aparelhos do mercado, é realmente palpável! Logo a começar no ecrã, que passa de um Comfortlight para um Comfortlight Pro, conseguindo assim oferecer uma iluminação superior, bem como melhores cores para um melhor conforto ocular.

Além disto, temos uma caneta muito superior ao normal, mais leve, mais rápida, agora com uma espécie de borracha em cima, para apagar todas as borradas que fizer no dia-a-dia. A caneta pode ser arrumada de forma magnética na lateral do aparelho, sem precisar de capas especiais. Talvez mais importante que tudo isto, temos um processador mais eficiente, e mais rápido, o que claro está, melhora imensamente a experiência de utilização do aparelho no seu todo.

Além de tudo isto, temos também um renovado foco na sustentabilidade. Afinal, o Elipsa 2E é compostos por 85% de plásticos reciclados. Curiosamente, a Kobo até queria que fosse mais, mas devido a algumas limitações relacionadas com a segurança, ficou por aqui.

Entretanto, no campo do software temos também algumas melhorias, agora com a integração do Google Drive, que se junta assim à Dropbox, para armazenar todos os seus PDFs, eBooks, e notas de forma ainda mais rápida e facilitada. Como é óbvio, temos ainda a manutenção da conectividade Bluetooth para que possa ouvir audiobooks ou podcasts, sem grandes problemas.

Em suma, o aparelho melhorou no lado do hardware, mas também na parte do software. É uma evolução incrível, naquilo que é o melhor eReader que tive a oportunidade de utilizar até hoje. Mas vamos por partes!

Especificações Técnicas

  • Ecrã: E-INK Carta 1200 e-Paper 10.3” (1404×1872) // 227 ppi
  • Iluminação: Sistema ComfortLight Pro
  • Processador: Dual-core 2GHZ Mediatek RM53
  • RAM: 1GB
  • Armazenamento: 32GB
  • Conectividade: Wi-Fi e Bluetooth
  • SO: Linux

O que é o Elipsa 2E?

Este novo eReader foi pensado para ser um pouco mais que apenas isso. É um rival ao Remarkable 2, que tem aparecido em tanta publicidade nas redes sociais, ao ser um eBook Reader capaz de também servir como um aparelho para trabalhar. Ou seja, além de um aparelho de lazer, é também um aparelho pensado para a produtividade.

Isto deve-se às muitas melhorias no eReader propriamente dito, mas também à renovada caneta Kobo Stylus, que agora é mais leve, mais rápida, e mais poderosa, e em vez de usar pilhas, pode ser carregada através de a entrada USB-C agora presente. (Carrega dos 0% aos 100% demora apenas 30 minutos).

Assim, se quer um Elipsa 2e, meta na cabeça que não pode ser só para ler. Para isso, a própria Kobo tem uma extensa gama de eReader mais focados nessa prática. O Elipsa 2e serve para escrever, tirar notas, fazer contas, editar documentos, e desenhar. Sim, leu bem, fazer contas e desenhar!

Entretanto, além do desenho, para ter noção das capacidades deste aparelho, pode escrever uma equação matemática, e o Elipsa 2e vai ser capaz de a resolver de forma instantânea. Além disto, o aparelho é também capaz de transformar a sua escrita em texto normal. Ou seja, todo um leque de funcionalidades incríveis para estudantes, mas também para profissionais.

Em suma, pode fazer o que quiser, com a caneta, em todo o o ecrã, e depois guardar os seus ficheiros na Google Drive ou Dropbox, para lhes aceder através do PC ou Tablet. Infelizmente, edições feitas em eBooks com DRM, podem ser gravadas localmente, mas não podem ser transferidas para a nuvem.

A caneta é confortável e fiável?

Não está ao nível de uma S-Pen de um Galaxy S23 Ultra. Mas, a sensitividade da caneta é realmente muito boa, sendo possível criar linhas mais grossas, ou mais finas, dependendo da força que faz no ecrã. Isto é uma funcionalidade que vai permitir abrir as asas ao artista dentro de si.

Software

Sim, faz contas sozinho!

Ainda sobre a forma de uso, o Elipsa 2e tem como base um sistema operativo Linux, o que claro está, significa um sistema eficiente no consumo de energia, e uma performance feita à medida daquilo que a Kobo quis meter no interior do aparelho. É exatamente por isso que a Kobo consegue meter um processador dual-core, em vez de um quad-core ou octa-core como outras fabricantes que preferem o SO Android têm de fazer.

É uma máquina compacta, leve, confortável, rápida, e com muita bateria para oferecer. Porém, ao ser baseado num SO Linux, não dá para instalar apps, pelo menos não de forma facilitada e direta. Mas… Para instalar apps, se calhar mais valia um tablet e não um eReader? Ou não?

Dito isto, a interface é simples, e é rápida. Temos os ficheiros mais recentes, e uma biblioteca bem organizada, com muitos filtros de pesquisa associados.

Mas… Se há coisa que gosto no ecossistema Kobo, é mesmo a simplicidade em como é possível comprar tudo a partir da própria loja da empresa. Temos uma imensidão de livros, e audiobooks, tudo à distância de um simples toque, a um preço justo. É aqui que a Kobo se destaca aos olhos dos utilizadores mais casuais, ao mesmo tempo que também é capaz de aliciar os mais entusiastas com performance pura e dura.

Dito isto, na parte da leitura, o Elipsa 2e é incrível em PDF e EPUB, mas também tem suporte a CBR, CBZ para manga, BD, etc… e claro, MOBI, JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, TXT, HTML, e ainda RFT.

Conclusão

O Kobo Elipsa 2e aparece no seguimento da estratégia empregue pela empresa no Clara 2e. É um aparelho amigo do ambiente, mas nem por isso deixa de ser uma incrível atualização face ao seu antecessor.

Se vale a pena? É um aparelho incrível para ler, mas ainda mais interessante para trabalhar. Afinal, enquanto um eReader normal quer ajudá-lo a ter toda uma biblioteca de livros dentro de um aparelho super compacto, o Elipsa 2e quer acabar com o consumo de papel em sua casa, quer seja para estudo, para desenho, ou simplesmente para fazer rascunhos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também