(Análise) Hyundai i30 N 2021: Mais performance e mais diversão

Apesar da grande procura por novos carros 100% elétricos, e claro do cada vez mais popular estilo SUV, a verdade é que os hothatch continuam a marcar o mercado automóvel em força.

Não sabe o que é isto? Estamos a falar de modelos, de pequenas dimensões, capazes de aliar a diversão à praticabilidade necessária para o dia a dia.

Dito isto, desta vez tivemos em mãos o Hyundai i30 N, para mim, neste momento, o carro mais carismático e divertido que alguma vez tive o prazer de conduzir. Um autêntico “little rocket”.

Mas vamos ao que interessa!

Introdução

Temos aqui um hothatch incrível que não só ganhou mais potência, como também perdeu muito peso em relação ao seu antecessor. Além disto, temos agora um design renovado, que oferece um olhar mais refinado e umas linhas um pouco mais “clean”, especialmente na sua frente.

Dito tudo isto, aqui nem é o design que interessa, mas sim o efeito “wow”, que tenho de dizer, com este menino, está sempre presente, a partir do momento em que o ligamos. A sua condução é claramente tudo o que estava à espera neste modelo, e na verdade, sonho em experienciar desde criança.

Em poucas palavras, temos aqui um carro desportivo de performance muito acima da média. Capaz ainda, claro, de ser muito prático e de fácil uso diário. Mas vamos por partes.

Design

Ora bem, este é sempre um campo onde as opiniões diferem imenso, afinal de contas gostos não se discutem. No entanto, como opinião geral, este carro está muito bem conseguido, especialmente agora que temos um design frontal um pouco mais alegre e menos agressivo.

Dito isto, a sua frente destaca-se imenso pelos novos faróis Full LED, que além de serem maiores, dão muito mais presença e um novo olhar ao carro. Entretanto, onde a agressividade se mantém é na sua traseira, visto que é aqui que vai encontrar o novo spoiler, bem como as duas enormes saídas de escape.

Em suma, temos aqui um carro que não quer intimidar ninguém, mas mostra claramente que não está para brincadeiras… Ao intimidar toda a gente, assim que metemos o pé no acelerador!

Afinal de contas, é esse o seu objetivo! A performance e acima de tudo a grande diversão na condução. Aliás, não é visível, mas até o seu som de escape garante um som característico cheio das famosas “Pops and Bangs”.

Já no interior

Ora bem, temos agora a introdução dos novos bancos de corrida, que garantem muita qualidade e conforto, com um design desportivo mais saliente. Curiosamente, estes bancos poupam 2.2kg relativamente aos normais, apostando ainda num novo símbolo “N” iluminado. Algo que garante, durante a noite, outro novo fator WOW, e dão inegavelmente muito caracter ao Hyundai i30 N.

Quanto ao restante, a verdade é que temos aqui um i30, por isso, podemos contar com um sistema de entretenimento com ecrã de 8 polegadas, que já podemos encontrar no modelo normal, bem como a capacidade para o Android Auto e Apple CarPlay. Nos menus, temos ainda algumas funcionalidades pensadas para ajustar toda a condução do carro, ao nosso estilo, especialmente se for uma pessoa focada na performance.

Já que estamos a falar de performance

Para não ficar atrás da concorrência, a Hyundai garantiu no novo i30 N 2021 uns toques na cavalagem e força do motor. Garantindo agora 280 cv de potência e 394nm de binário, um aumento de mais 5 cv e 39 nm. Este aumento faz muita diferença na estrada, especialmente porque vem acompanhado com uma redução de peso em zonas essenciais.

Estamos a falar da inclusão de novas jantes em ferro forjado que conseguem, ao todo, reduzir 14kg de peso numa zona crucial. Estamos a falar aqui de massa rotativa que acumula imensa inércia e afeta de forma direta toda a performance e sensação do carro na estrada.

Nos números, o Hyundai i30 N Performance Pack impressiona!

Temos a acompanhar as novidades de performance de motor, também a nova caixa automática DCT de dupla embraiagem e 8 velocidades. Assim, com a nova caixa DCT, os números oficiais do carro garantem uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 5.4 segundos e seguir até aos 250km/h de velocidade máxima. Um marco que deixa a sua concorrência direta em sentido.

Curiosamente, apesar dos números da marca, posso-vos dizer que fui capaz de fazer dos 0 aos 100 km/h em apenas 5.2s.

Quanto à forma de alcançar tais números, tem claramente que ter a nova caixa automática, que ajuda logo com os 3 modos extra, o N Power Shift, N Grin Shift e N Track Sense Shift.

Para a melhor aceleração possível, tem de ligar o “Launch Control”, e tem de meter o carro em modo “N Grin Sift”. Este modo N Grin Shift, dura apenas 20 segundos, mas garante a melhor performance do automóvel. Estamos a falar sempre da melhor aceleração com boost do turbo no máximo, e claro, em andamento escolhe sempre a melhor mudança para a performance.

Quanto à sua condução!

A nova suspensão traz consigo componentes agora com a capacidade de serem controlados eletronicamente (ECS). Nos dias de teste senti facilmente a diferença entre os 3 níveis encontrados.

Assim sendo, no nível mais confortável, o carro oferece uma experiência menos rígida e mais suportável, que é bem vinda após utilizar para “descansar as costas”. Enquanto que os outros dois níveis são bem mais agressivos e foram utilizados por apenas curtos espaços de tempo com o objetivo de diversão ou de levar o carro ao limite.

Um pormenor importante é que aqui temos um diferencial autoblocante no eixo frontal. Um pormenor muito importante capaz de garantir que não vai perder tração em apenas um pneu do eixo frontal. Aliás, mesmo quanto o carro “perde tração”, o volante não ganha vontade própria e o “Torque steering” quase não existe.

Mas voltando à experiência no dia-a-dia

Como já dissemos em cima, saiba que temos aqui um carro virado para a performance, diversão e condução. Por isso, para alcançar isto, a fabricante decidiu colocar uma inclinação nas rodas da frente de 1.5º. Algo que aliado à suspensão rígida, resulta num ângulo de viragem muito baixo, o que no dia-a-dia, vai causar alguns problemas ao sair de locais mais apertados.

Quanto ao espaço, tem aqui o Hyundai i30, ou seja, tem quase todas as particularidades da versão “normal”. No entanto, temos uma barra extra a reforçar todo o chassi, na bagageira.

Mostradores e volante

Numa altura em que quase tudo é digital, aqui, temos os comuns mostradores físicos com apenas um ecrã digital no centro. Assim, podemos dizer que não acompanha as últimas tendências digitais, mas para mim segue muito bem a linha de pensamento e objetivo do carro.

Já no volante, o carro fica bem longe dos botões touch e mantém, e bem, os botões físicos. Onde temos também de incluir os botões “N” que mudam toda a condução do carro para o modo performance.

Como dissemos em cima, tem a opção de personalizar o modo N ao seu gosto ou de usar o modo Normal, ECO e Sport para conduções diárias.

Hyundai i30 N – Conclusão

O Hyundai i30 N Performance Pack, com a nova caixa DCT de 8 velocidades, veio para impressionar! Ficando lado-a-lado com os velhos rivais, onde temos de destacar o Golf R ou o Honda Civic Type-R, talvez não com a mesma performance, mas com um pacote que vai certamente meter os condutores mais entusiastas a pensar em qual será a melhor escolha para a sua vida ‘racer’.

Em suma, o novo Hyundai i30 N Performance Pack, com caixa automática, é um dos Hothatch que mais performance tem para oferecer na sua gama. Pisar o acelerador deste menino vai facilmente colocar um sorriso na cara, de qualquer pessoa, ao mesmo tempo que a põe em sentido e testa o seu kit de unhas.

Na minha opinião, não é o mais focado ou sério para pista, mas é sem sombra de duvida um dos modelos mais divertidos que alguma vez conduzi!

Ainda assim, tenha sempre em conta que o carro vai rondar facilmente os 8~14 litros aos 100km percorridos (dependendo da sua condução), com o seu motor 2.0 sempre de goela bem aberta. No entanto, a verdade é que quem compra este tipo de carro não vai ter isto em conta.

Posto isto, tem aqui uma ótima escolha com um preço apelativo, e uma performance que finalmente rivaliza e supera muitos dos rivais no mercado. Mas tudo tem um preço e aqui começa nos 44.850€. É importante referir que isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetros.

Nota do Redator: Nas nossas reviews automóveis, queremos sempre passar o ‘feeling’ da condução, por isso, tentamos não debitar apenas especificações técnicas. Dito isto, se quiser ter acesso a todas as especificações do automóvel, clique aqui.

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Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

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