(Análise) Huawei Watch Ultimate: Incrível, mas caro que dói!

Sou muito honesto, no mundo dos smartwatches, tenho alguma dificuldade em perceber o lançamento de produtos super premium, e super-caros, porque apesar de todos os pontos positivos, ao contrário de um relógio de coleção, qualquer relógio smart tem um prazo de validade associado. A bateria vai dar de si, a performance vai piorar ao longo dos anos, etc… Ainda assim, não é por acaso que este tipo de relógio é lançado. É porque se vende!

Dito isto, vamos olhar para a alternativa ‘Ultra’ da Huawei, que caso não saiba, é uma das fabricantes que mais relógios inteligentes vende no planeta. Abram alas ao Huawei Watch Ultimate.

(Análise) Huawei Watch Ultimate: Incrível, mas caro que dói!

A Huawei já anda a desenvolver e a lançar relógios inteligentes há muitos e bons anos. Sendo muito boa naquilo que faz. Aliás, é uma fabricante que foi capaz de revolucionar este mesmo mercado, ao lançar a sua gama Watch GT, que trocou algumas capacidades computacionais, por uma autonomia de 15x superior ao normal na altura.

Dito isto, hoje vamos olhar para o Huawei Watch Ultimate, um relógio mais pensado para quem quer uma peça de ar no pulso, ao mesmo tempo que quer um relógio capaz de fazer tudo, ou quase tudo, sem grandes compromissos. Afinal de contas, uma das suas funcionalidades de chave é a capacidade de mergulho até uma profundidade de 100m. (Algo que não testámos, mas que acredito ser possível, tal é a qualidade de construção deste relógio.)

Design e Hardware

Como já estou farto de dizer, o Huawei Watch Ultimate está num outro nível naquilo a que a qualidade de construção, e qualidade dos materiais diz respeito. Isto é dizer muito! Porque a Huawei costuma ser incrível na qualidade de construção, especialmente nas suas gamas altas, seja no mundo dos smartphones, nos earbuds, nos portáteis, e claro, também nos relógios.

Dito tudo isto, aqui temos um corpo feito de zircónio, o primeiro relógio a dar uso a este tipo de material, e que claro, a Huawei afirma transformar o produto em algo 4.5x mais forte, 2.5x mais rijo, e 17.4% mais leve, isto comparativamente a um corpo mais tradicional de aço inoxidável. É uma afirmação que também não fui capaz de testar, mas posso dizer-lhe que bati umas quantas vezes em paredes, móveis e até máquinas no ginásio, e os danos ficaram sempre do outro lado, o relógio continua como novo.

Dito isto, em termos de design, temos um relógio muito Huawei, ao aparecer com um ecrã redondo, alguma grossura, naquilo que é um desenho robusto, mas muito apelativo. Temos 3 botões, 1 no lado esquerdo, e 2 no lado direito. O botão superior do lado direito também conta com uma coroa rotativa completamente funcional.

Em termos de dimensões, podemos contar com 48.5 x 48.5 x 13mm e 76g de peso, sem contar com a bracelete. Um relógio grande, mas que no meu caso, mesmo com um pulso irritantemente fino (especialmente para quem joga andebol!), é extremamente confortável, até a trabalhar ou a treinar.

Ecrã

Um relógio inteligente pode ser incrivelmente bonito, e bem construído, mas se o ecrã for uma porcaria, a experiência nunca vai ser nada de especial. Dito isto, neste caso, a Huawei voltou a impressionar, ao equipar o relógio com um painel LTPO AMOLED de 1.5”, resolução de 466 * 466, e um PPI de 311. Como é óbvio, sendo um relógio topo de gama, temos vidro Sapphire Glass para proteção a sério.

É um ecrã simplesmente fantástico, talvez até o melhor do mercado. Especialmente porque a resposta ao toque é incrível, e o brilho chega até aos 1000 nits. Sim, existe funcionalidade Always-On, tal e qual como a grande maioria dos relógios Huawei lançados até aqui.

Performance e Bateria

O relógio é muito rápido e fluído, o que se deve ao SoC Kirin A1, que a Huawei anda a usar há algum tempo, quase sempre sem grandes problemas. Soluços ou quaisquer outras quebras de performance… Zero.

Quanto à bateria, enquanto a grande maioria dos relógios mais populares do mercado oferece dia, ou dia e meio de bateria, este relógio da Huawei promete cerca de uma semana, e cumpre. Claro que depende sempre do seu uso, especialmente se for um utilizador assíduo do GPS. Mas é um dos relógios mais capazes, e com melhor autonomia do mercado.

O carregamento é feito sem fios, e é possível ir dos 0% aos 100% em menos de uma hora.

Uso no dia-a-dia

Como é óbvio, sendo um relógio Huawei, temos aqui um produto baseado em software da gigante Chinesa, mais concretamente o HarmonyOS 3.0. No entanto, a interface é muito similar a qualquer outro relógio que tenha visto ou usado em 2023. Temos widgets para os lados, menu em cima, e notificações em baixo. Temos a capacidade de controlar multimédia dentro e fora do relógio, bem como a capacidade de fazer chamadas com grande qualidade, e responder a mensagens a partir da própria notificação. O suporte na app Huawei Health continua muito forte, com muita personalização ao nosso dispor.

Ainda sobre o software, temos a parte de monitorização da saúde do utilizar, quase sempre muito focada no desporto. Porém, aqui temos alguns acréscimo, como é o modo Expedição, disponível através do botão esquerdo, e claro, a disponibilização de novos modos de desporto. O modo expedição é uma funcionalidade pensada para os exploradores, para basicamente não se perder. Ou seja, vai-lhe mostrar o caminho de volta ao ponto de partida, onde quer que esteja.

Um sistema aparentemente simples, mas poderoso, porque conta com um sistema GNSS de posicionamento.

Conclusão

O relógio, como disse logo no início desta análise, é incrível, é talvez até próximo do perfeito. Mas… A 750€ para o modelo mais barato? Peço perdão, mas não. É muito dinheiro por um smartwatch! Existem alternativas igualmente boas no campo das funcionalidades e performance, por muito menos dinheiro. É possível comprar 7 Galaxy Watch a este preço. Não faz sentido. Porém, como também já disse no passado, este é um mercado que não existe para fazer sentido. Se porventura quer um relógio bonito, super bem construído, e à prova de tudo… O Huawei Watch Ultimate é excelente. A escolha é sua.

Recomendado mas… Demasiado caro!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Um produto quase perfeito que peca por ser demasiado caro para o mais comum dos mortais.(Análise) Huawei Watch Ultimate: Incrível, mas caro que dói!