(Análise) Huawei Watch GT 4: Caso não se lembre, numa altura em que apenas a Apple tinha sucesso no mundo dos smartwatches, e o lado Android continuava a coçar a cabeça enquanto se questionava como poderia lançar algo realmente interessante e capaz de fazer sucesso no mundo dos wearables… Eis que apareceu a Huawei com o seu primeiro Watch GT.
Isto aconteceu numa altura em que a Huawei tinha muita fama e poder no mundo mobile, e por isso, foi uma aposta de sucesso inegável.
Um sucesso que não se deveu apenas ao “poder” da Huawei, mas sim porque era honestamente uma boa ideia.
Estamos assim a falar de um smartwatch que adotou uma estratégia bem diferente dos Wear OS e Galaxy Watch da altura, ao optar por algo mais simples, mais barato, mas nem por isso menos bem construído, ao mesmo tempo que era capaz de oferecer uma autonomia de bateria incrível, bem como funcionalidades de leitura de dados biométricos muito acima da média.
De forma muito resumida, acredito muito honestamente que foi aqui que o mundo dos smartwatches começou a mudar e a evoluir no lado Android. Sendo exatamente por isso que é uma excelente ideia olhar para aquilo que é o grande lançamento da Huawei no mercado global em 2023! Que lançamento é este? Estamos a falar do Huawei Watch GT 4, um relógio inteligente que tenta pegar na mesma filosofia de sempre, enquanto a leva ao extremo.
Afinal de contas, num ano em que tudo é caro, a Huawei oferece um relógio bonito e premium, a começar nos 269€.
(Análise) Huawei Watch GT 4: Regresso do rei?
Portanto, enquanto a gama de smartwatches Huawei Watch sempre foi mais focada nas funcionalidades inteligentes para o dia-a-dia, a gama Huawei Watch GT sempre quis oferecer relógios mais focados na saúde e fitness. Como é óbvio, a versão 4 de 2023 não é uma exceção.
Nas próprias palavras da Huawei, é um relógio ideal para quem gosta de qualidade e design no seu pulso, ao mesmo tempo que é possível tirar partido das funcionalidades inteligentes mais focadas na saúde e bem-estar.
No fundo, é um relógio que tenta oferecer tudo, sem comprometer o sempre importante estilo para o dia-a-dia.
O que significa GT?
Caso não saiba, significa “Grand Tourer“, o que na cabeça da Huawei significa produzir smartphones topo de gama, com funcionalidades revolucionários, de forma consistente.
De forma mais mundana, isto é um relógio que pode ir consigo para qualquer lado, vai ser capaz de fazer tudo, vai ser bonito enquanto cumpre a sua missão, e claro, tem bateria para dar e vender.
Assim, neste novo Huawei Watch GT 4 a ideia não é revolucionar a roda, mas sim melhorar aquilo que os antecessores já faziam de bom. Ou seja, temos melhorias claras no acompanhamento físico dos utilizadores, com um design um pouco mais refinado e por isso capaz de saltar à vista de qualquer pessoa.
- Dito tudo isto, é inegável que a versão de 46mm é a que mais olhares vai puxar, graças ao seu design octogonal, por sua vez capaz de passar uma mensagem forte e também robusta.
O que mudou?
Na minha opinião, o Huawei Watch GT 4 consegue agora oferecer um nível de fluidez muito similar ao do seu irmão mais velho, e mais caro, Watch 4. Óbvio que ainda não temos as mesmas capacidades ‘smart’, mas também posso dizer que estas não são necessárias neste segmento.
O foco aqui é a saúde, e a qualidade-preço, especialmente para quem quer tomar conta dos seus treinos diários, ademais atividade física, sono, etc…
É um relógio extremamente bem equipado na área da saúde!
Dito isto, as grandes diferenças estão na análise e estudo, de forma inteligente, dos indicadores fisiológicos dos utilizadores, como o ritmo cardíaco durante o sono, a temperatura corporal, o ritmo respiratório e muito mais. Até temos a possibilidade de monitorizar o ciclo menstrual no caso das mulheres, o que por sua vez permite fazer alterações ao seu estilo de vida em alturas cruciais do mês.
- (Caso não saiba, a performance da mulher não é a mesma durante todo o mês. O relógio vai ajudar a adaptar os treinos!)
Quer perder peso? O Huawei Watch GT 4 vai ser um dos seus melhores amigos!
Afinal de contas, apesar de tudo o que pode ver na Internet, seja na forma de dietas milagrosas ou treinos complexos, a única forma de perder peso de forma consistente e sustentada é através do famoso “Défice Calórico“! Ou seja, apenas tem de ingerir menos calorias relativamente aquelas que você realmente gasta no dia-a-dia.
Pois bem, o Huawei Watch GT 4 é o primeiro smartwatch da marca a introduzir a Stay Fit, uma aplicação de gestão de calorias que utiliza dados de saúde em tempo real para ajudar os utilizadores a gerir a sua ingestão calórica. Desta forma, através desta aplicação, os utilizadores recebem recomendações adaptadas às necessidades do seu corpo para que possam gerir o seu dia-a-dia com menos preocupações. (Continua a ser a sua missão fechar a boca! Foco no treino e na dieta!)
Entretanto, como perder peso apenas pelo controlo da ingestão de comida ajuda muito mas não é tudo, também temos acesso a centenas de modos desportivos! Incluindo sistemas ainda mais complexos e fieis para a sempre tão importante navegação.
Conclusão
Se apenas quer um relógio que o ajude, mas não seja o foco do seu dia-a-dia, é inegável que a Huawei tem aqui uma proposta absolutamente incrível para qualquer tipo de utilizador.
Especialmente para aquele tipo de utilizador que quer meter o relógio no pulso, e pura e simplesmente viver o seu dia sem grandes preocupações. O gasto de bateria em uso normal, com tudo em automático, é de mais ou menos 3~4% por dia. Sim, não estou a exagerar. Com jeitinho, e gestão dos modos de monitorização, este relógio dura facilmente perto de um mês ligado sem perder uma pitada de nada.
Além disto, é uma alternativa muito interessante a tudo aquilo que está no mercado, porque a fabricante abriu o ecossistema para todas as suas rivais! Como tal, é possível ter acesso a todas as funcionalidades, seja qual for o seu telemóvel, até pode ser iPhone.
Entretanto, se tem medo de tudo aquilo que aconteceu com a Huawei desde 2019. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A Huawei continua extremamente forte no mundo dos wearables! Este relógio é a prova disso mesmo.