A Huawei tem passado um mau bocado no mercado de smartphones devido à proibição imposta pela administração de Donald Trump em Maio de 2019, que curiosamente em vez de ser resolvida, até foi renovada nos últimos dias. Ainda assim, estamos a falar de uma das principais fabricantes de smartphones do planeta, especialmente em Portugal, onde passa a vida a trocar de posição com a Samsung no topo do mercado.
Dito isto, o P Smart já foi em tempos um dos smartphones de referência se por acaso estava à procura de algo na gama média. Mas será que esta re-edição é capaz de fazer juz à fama do passado?
(Análise) Huawei P Smart 2020: Uma re-edição com direito a Google
Re-edição? Como assim? Pois bem, como a Huawei não pode lançar novos aparelhos com acesso aos serviços e aplicações Google, decidiu avançar com uma solução que fica no meio. Ou seja, a fabricante optou por re-lançar alguns dos smartphones já existentes no mercado com algumas pequenas melhorias. Porquê? Simples, desta forma é possível manter os GMS, porque estes aparelhos já foram testados e licenciados pela gigante Norte Americana da pesquisa.
No entanto, é também aqui que a porca torce o rabo… Na minha mais honesta opinião, se a Google não vai voltar aos braços da Huawei. Algo que parece mais evidente a cada dia que passa, estes ‘re-lançamentos’ acabam por não fazer muito sentido.
Não será melhor apostar tudo num ecossistema próprio e esquecer a Google de uma vez por todas? É que assim estamos num meio-termo estranho… Ou como a minha mãe diria, nem é boi nem é vaca. Especialmente quando olhamos para o P Smart 2020 e vemos uma entrada micro-USB em vez de USB-C. Se há coisa que não faz sentido em 2020, é lançar um aparelho com uma entrada micro-USB em 2020.
Bem, depois deste ‘vent’ vamos olhar para o P Smart 2020, para perceber se é mesmo um smartphone que pertence a este ano ou não.
Especificações técnicas:
- Dimensões: 155.3×73.5×8.2mm
- Peso: 163g
- Sistema Operativo: EMUI 9 baseado no Android 9
- Ecrã: 6.21” (2340×1080) 19.5:9, 60Hz, 480ppi
- Câmara traseira: 13MP, f/1.8 + 2MP (profundidade)
- Câmara frontal: 8MP, f/2.0
- Processador: Kirin 710
- GPU: Mali-G51
- Memória RAM: 4GB
- Bateria: 3400 mAh
- Armazenamento interno: 128GB, expansível por cartão MicroSD até 512GB
- Dual SIM
- MicroUSB
Design
O Huawei P Smart 2020 é um óbvio aparelho de gama média/baixa, que historicamente não costumam impressionar no design. Prova disso é o Galaxy M21 da mesma gama de preço, que apesar de bonito, é um aparelho composto maioritariamente por plástico. No entanto, o novo ‘P Smart’ da Huawei chega ao mercado com um design visivelmente mais premium e cortes mais apelativas. Além disto, conta também com um módulo de câmeras traseiro com uma pequena saliência, que é também cada vez mais uma marca dos lançamentos de 2020.
Em paralelo, na traseira, temos também o ‘velhinho’ mas ainda super rápido sensor de impressão digital numa zona bem central, de forma a que possa agarrar o telemóvel bolso e meter logo o dedo na posição certa. O desbloqueio é obviamente super rápido, e quase nunca falha na identificação.
Ecrã
Em termos de ecrã, temos um ecrã LCD em vez de OLED, o que é também normal nesta gama de preços, com uma qualidade de imagem muito satisfatória graças à resolução de 2340 x 1080 e 480 ppi. A representação de cores é bastante boa, e até temos a possibilidade de personalizar bastante os tons de cores e na verdade como tudo é apresentado através de várias definições de ecrã do EMUI.
A minha unidade parece sofrer um pouco de ‘light bleed’ na parte de baixo, mas isso pode ser devido ao facto de ser uma unidade de pré-produção. Normalmente, a Huawei apresenta uma excelente qualidade de construção neste aspeto.
Desempenho
Como tenho vindo a dizer nesta análise, o Huawei P Smart 2020 não só não é um smartphone de topo, e por isso, não é focado na performance. Como também é baseado numa versão já lançada no passado. Ainda assim, é um aparelho perfeitamente capaz de encher as medidas a qualquer tipo de utilizador, até se for como eu e seja um ‘entusiasta’ que nunca pára de mexer no telemóvel.
Dito isto, se por acaso está a pensar jogar os títulos mais pesados do mundo mobile como PUBG, Fortnite ou CoD Mobile, talvez seja boa ideia tirar o cavalinho da chuva.
Autonomia
Este sempre foi um dos pontos fortes da Huawei, e aqui não é exceção. É verdade que a capacidade fica pelos 3400mAh, mas é mais do que suficiente para um dia inteiro de uso intensivo. (Chego ao fim do meu dia com ~20% de bateria)
No entanto, como seria de esperar, não vai ter acesso a carregamento rápido nem carregamento sem fios. O que é realmente uma pena, visto que a Huawei dispõe de uma das melhores tecnologias de carregamento rápido do mercado.
Câmera
É inegável que a grande aposta da Huawei no mundo dos smartphones tem sido através do uso de sensores de topo nos seus aparelhos ‘flagship’, oferecendo uma experiência muitas vezes sem rival neste campo. E na verdade, é uma experiência fotográfica que se estende até às gamas mais baixas do mercado.
É óbvio que não vai conseguir tirar uma foto com a mesma qualidade de um P40 Pro ou Mate 30 Pro, nem vai ter acesso aos mesmos níveis de Zoom. No entanto, se apensar precisar de tirar algumas ‘pics’ para o Instagram, Facebook e afins, o P Smart 2020 vai facilmente ser o seu melhor amigo. Eis alguns exemplos:
Conclusão
Vou aproveitar esta conclusão para dar a minha opinião acerca de toda esta situação e não apenas do P Smart 2020. Porque, em boa verdade, a Huawei que lançou este aparelho não é a Huawei que conheço.
A Huawei que me conquistou depois de ser um ‘hater’ da mesma, é a fabricante que lança aparelhos com designs inovadores como o Mate 30 Pro, aparelhos com câmeras fotográficas brutais como o P40 Pro, inova ao lançar earbuds sem fios como os FreeBuds 3 ou FreeBuds 3i que não só rivalizam no preço, como também na qualidade de música. Sendo também uma fabricante capaz de revolucionar o mundo dos smartwatches, graças à sua gama Watch GT, que trouxe relógios bonitos e autonomias brutais a um mercado que também estava a entrar numa onda de estagnação.
Não existem dúvidas que o problema Donald Trump é realmente uma gigantesca pedra no sapato, que aparentemente não irá ter uma solução que permita à empresa voltar aos braços da Google e dos seus GMS. Mas não creio que lançar re-edições seja o caminho a médio/longo prazo. Sim, o P Smart 2020 é um aparelho que irá ser perfeitamente capaz de ter um bom resultado no mercado de gama média com as suas especificações e preço. Mas por amor de Deus, não quero ver um P Smart 2021 no próximo ano.
Prós:
- Google is back baby!
- 4GB de RAM
- 128GB de armazenamento
- Design muito apelativo que deverá fazer furos junto dos mais jovens
Contras:
- Micro-USB
- Ecrã LCD (Está na hora de apostar no OLED nas gamas mais baixas)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!