(Análise) HP Omen Transcend 14: Melhor portátil gaming de 2024

(Análise) HP Omen Transcend 14 – Eu passo a vida a testar portáteis diferentes das mais variadas fabricantes, mas, muito honestamente, poucos são aqueles que são capazes de me chamar a atenção, e talvez mais importante que isso, ficar triste quando se vão embora para serem testados por uma outra pessoa qualquer.

O HP Omen Transcend foi este portátil, porque não só foi capaz de surpreender pelo design, como também pela qualidade de construção, e até a atenção ao detalhe, onde tudo parece ter sido pensado para o utilizador ter a melhor performance possível, seja a jogar, ou a trabalhar.

Vamos por partes.

(Análise) HP Omen Transcend 14: Melhor portátil gaming de 2024

(análise) hp omen transcend 14: melhor portátil gaming de 2024

Especificações Técnicas (OMEN Transcend 14 Gaming – 14-fb0008np)

  • Processador: Intel Core Ultra 9 185H
  • SSD: 1TB
  • RAM: 32GB LPDDR5X
  • Ecrã: OLED UWVA 2.8K // 14” // 120 Hz (48~120)
  • Placa Gráfica: RTX 4060 8GB
  • Conectividade: 2x USB Type-A, 1x Thunderbolt 4 USB Type-C, 1x UsB Type-C, 1x HDMI 2.1, 1x 3.5mm
  • Bateria: 71 Wh
  • Dimensões e Peso: 31.3 x 23.35 x 1.79 cm // 1.63kg

Mini-Review

(análise) hp omen transcend 14: melhor portátil gaming de 2024

Portáteis há muitos, mas ter algo capaz de encapsular tudo aquilo que quero em uma máquina focada no gaming? Isso é raro, mesmo apesar do facto de estarmos em 2024 e não faltarem alternativas no mercado.

Temos aqui um portátil leve, compacto, resistente, com um ecrã OLED de grande resolução capaz de chegar aos 120Hz, uma placa gráfica dedicada capaz de jogar a grande maioria dos jogos mais interessantes do mercado, e claro, um design que não vai deixar ninguém indiferente.

Além disso, temos ainda um rácio de ecrã de 16:10, que é também muito bem vindo para quem precisa de trabalhar ou estudar durante o dia, e só depois jogar mais à “noitinha”. Esta é uma máquina muito ao meu estilo, ao ser capaz de ser um estação de trabalho, ou então uma estação de entretenimento.

Claro que ter uma máquina tão fina, leve e compacta, também significa que existem alguns compromissos, como é o facto de a placa gráfica não ser a mais poderosa de sempre, ou a bateria também não ter a capacidade de armazenamento de energia que talvez desejaria.

Ainda assim, mantenho a minha opinião, é uma máquina extremamente completa e aliciante.

Design e Utilização no dia-a-dia

(análise) hp omen transcend 14: melhor portátil gaming de 2024

Esta é a parte que mais gostei no OMEN, o que provavelmente se deve ao facto de passar a vida a viajar ou de um lado para o outro deste nosso pequeno Portugal. É uma máquina que me garante elevados níveis de performance e eficiência, sem me dar cabo das costas. Ao mesmo tempo, apresenta também uma durabilidade e resistência muito acima da média, especialmente para o seu tamanho.

É incrível tirá-lo da mala, abrir, e tudo estar pronto para fazer aquilo que eu quiser, seja escrever, investigar, ver um filme, ou jogar uma bela partida de League of Legends.

Este portátil foi comigo à Alemanha, Paris, Madrid, Barcelona, algumas dessas vezes sem carregador, e portou-se sempre lindamente.

Tenho ainda de salientar a qualidade do teclado, que me permitiu uma adaptação extremamente rápida, e uma velocidade de escrita invejável para a grande maioria dos portáteis do mercado.

(análise) hp omen transcend 14: melhor portátil gaming de 2024

Performance e Bateria

Este é um portátil mais pensado para jogos FHD, o que se deve ao facto de a placa gráfica estar um pouco limitada quanto ao consumo que pode fazer. Ainda assim, tudo em conta, para as dimensões e peso está uma máquina muito bem conseguida.

  • 3DMark TimeSpy: 8023
  • 3DMark Fire Strike: 18002
  • GeekBench 6: 2432 // 13243
  • PCMark 10 Gaming (Bateria): 67 minutos
  • Teste Bateria Navegação: 5 horas e 10 minutos

Conclusão

Este portátil é para quem não quer uma máquina computacional extremamente focada na performance. É para alguém que quer uma máquina potente, mas mais pensada para andar de um lado para o outro, ser leve, ser bonita, e ser eficiente.

É um portátil gaming que quase se parece com um Ultrabook como é o exemplo de um ZenBook ou MacBook. Porém, com níveis de performance muito mais interessantes, e claro, um ecrã OLED de qualidade.

Recomendado!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

(Análise) HP Omen Transcend 14 - Eu passo a vida a testar portáteis diferentes das mais variadas fabricantes, mas, muito honestamente, poucos são aqueles que são capazes de me chamar a atenção, e talvez mais importante que isso, ficar triste quando se vão embora...(Análise) HP Omen Transcend 14: Melhor portátil gaming de 2024