Análise Galaxy Watch 3: Sempre fui completamente maluco por smartwatches, por isso, quando comecei a ter vários relógios para testar na Leak.pt, entrei basicamente nas minhas 7 quintas! Dito isto, o Galaxy Gear S3 é na minha opinião um dos relógios mais interessantes que a Samsung alguma vez lançou no mercado para os reais fãs da gama Galaxy, mas também para o mundo Android.
Aliás, nem acho que o Galaxy Watch Original seja um sucessor ‘real’ para esse relógio… Visto que na minha opinião, o verdadeiro sucessor está aqui, neste Galaxy Watch 3! Um relógio poderoso, bonito, leve e confortável, que infelizmente apenas peca por ser demasiado caro para a grande maioria dos bolsos dos Portugueses.
(Análise) Samsung Galaxy Watch 3: O que já era bom ficou um bocadinho melhor!
Portanto, caso não saiba, o Galaxy Watch 3 começou a ser vendido no dia 6 de Agosto, chegando às prateleiras em vários tamanhos e cores. (41mm e 45mm nas cores Mystic Silver, Mystic Bronze e Mystic Black).
É um produto que resulta da tentativa da Samsung de pegar na sua velha receita de sucesso para o mundo dos relógios Inteligentes, refinando-a com um novo toque de sal… Oops, de características mais ‘premium’, especialmente no campo do design.
Dito tudo isto, vamos perceber o que este novo relógio inteligente vale em 2020.
Design
Antes de mais nada… A margem rotativa está de volta! E ainda bem, visto ser uma das coisas que mais gosto nos relógios da gigante Samsung.
Afinal de contas, enquanto utilizar o ‘toque’ no smartphone é algo completamente natural e normal, fazer o mesmo no relógio é uma experiência por vezes sofrível. Por isso, ver o regresso desta margem é sem qualquer tipo de dúvidas uma grande vantagem. (Sim, eu sei que o Active 2 conta com uma margem rotativa touch. Afinal, comprei um no lançamento… Mas não é de todo a mesma coisa!)
Dito isto, a margem não foi posta aqui às três pancadas, visto que o relógio parece ter passado por um programa de perda de peso e massa bastante intenso. Ao fim ao cabo, o Galaxy Watch 3 é 8% mais pequeno, 14% mais fino e 15% mais leve em relação ao Galaxy Watch original.
Algo notório quando por acaso já teve um Galaxy Watch na mão! É que este novo Watch 3 é uma alternativa muito superior se não gosta de ter ‘calhamaços’ nos pulsos, ou tem um pulso de ‘menina’ como eu.
Em suma, o design está agora mais refinado e simples, trazendo também uma bracelete de cabedal em vez da bracelete de silicone do Watch original lançado em 2018. É um pacote que certamente chama a atenção do consumidor, antes deste olhar para o preço claro está.
Mas já lá vamos.
Ecrã
O Galaxy Watch 3 vem obviamente equipado com um ecrã AMOLED (360×360) de grande qualidade, não fosse este um produto Samsung, ao fim ao cabo, as cores e brilho são brutais.
No entanto, é o mesmo exato ecrã que já podíamos encontrar no Galaxy Watch 1 e Active 2 que já estão no mercado há muitos e longos meses. Sim, a versão de 45mm conta com uma ecrã um pouco maior de 1.4” (isto enquanto a versão de 41mm fica pelos 1.2”), mas as diferenças ficam por aqui.
Eu sei que é difícil fazer melhor quando a Samsung já tem o melhor ecrã do mercado, mas aqui não temos mesmo grande diferença.
Performance
Tal e qual como as anteriores gerações de smartwatches Samsung, o Galaxy Watch 3 é rápido e fluido. No entanto, se pensa que isto é devido a um novo e inovador processador, está muito enganado.
Ao fim ao cabo, o novo Watch conta com o mesmo SoC do Active 2! Contudo, a RAM aumentou para 1GB, além disso, a capacidade de armazenamento foi duplicada para 8GB. Se isto faz uma grande diferença no dia-a-dia? Não, mas é certamente um bom ‘future proof’ para quem comprar o relógio agora.
Autonomia
No campo da bateria, a Samsung promete pelo menos 2 dias de uso intensivo, o que no meu teste parece mais ou menos uma métrica real, dependendo das chamadas que atende e brilho do ecrã. (Usei sempre o relógio com Always-On)
Ainda assim, o Galaxy Watch 3 não é ainda o relógio que irá mudar o hábito de carregamento diário dos utilizadores. Especialmente porque o carregamento não é especialmente rápido, sendo necessário cerca de duas horas para conseguir ir dos 0 aos 100%. (Para quando carregamento rápido?)
Conclusão
Muito resumidamente, o Galaxy Watch 3 oferece exatamente aquilo que os novos Note 20 também tentam trazer para cima da mesa! Uma experiência refinada de um produto que já era líder de mercado no mundo Android.
Ao fim ao cabo, o Note 20 não vem revolucionar nada, trazendo apenas alguma mudanças que poderão (ou não) melhorar um pouco a qualidade de vida do utilizador. Isto é algo que o Galaxy Watch 3 tenta replicar… No entanto, quando temos em conta o preço que a Samsung escolheu, é difícil recomendar a nova geração quando as diferenças não são assim tantas para o Galaxy Watch Original e igualmente excelente e mais recente Galaxy Watch Active 2.
Eu tenho um Galaxy Watch Active 2 no meu pulso, e certamente que gostava de ter o aspeto mais premium (e margem rotativa) do novo Watch 3… Mas pelo preço (429€ na sua versão mais barata), vou continuar a recomendar o Active 2 (269€ na versão de 44mm) para quem realmente quer ter um relógio bonito, poderoso e cheio de funcionalidade no mundo Android.
Pode encontrar toda a gama de smartwatches Galaxy da Samsung na Globaldata aqui. (Onde poderá usar o cupão GDLEAK20 para ter um pequeno desconto)
Análise Galaxy Watch 3: O que era bom ficou um bocadinho melhor! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!