(Análise) Galaxy Tab S9 FE+: O tablet no mundo Android é um bicho estranho! Muito porque nunca foi capaz de construir uma identidade própria, sendo quase sempre um aparelho comprado para distrair os mais novos. Ou no máximo, para ver filmes e séries sem ter de ligar a TV ou o PC.
Aliás, o tablet Android já esteve em perigo de extinção devido ao seu insucesso. Sendo exatamente por isso que só temos 2 ou 3 grandes fabricantes a apostar no formato nos tempos que correm. Fabricantes que ainda se mantém porque o tablet ganhou uma nova vida durante a pandemia, e até foi capaz de evoluir um pouco.
- Nota: Sol de pouca dura, porque com o fim da pandemia de COVID-19, o tablet voltou a cair em todos os mercados.
Entretanto, como já deve ter percebido, uma dessas grandes fabricantes é a Samsung, uma das únicas a apostar numa gama completa de produtos, com escolhas para quase todos os gostos e carteiras. Aliás, estes novos tablets FE são a prova de que a gigante Sul-Coreana quer perceber onde está o ponto ótimo no lado dos tablets Android.
Mas… Será que existem compromissos a mais para o preço que a fabricante pede?
(Análise) Samsung Galaxy Tab S9 FE+: Devia ser mais barato!
Ecrã
O Galaxy Tab S9 FE+ é um tablet impressionante logo à primeira vista, ao apresentar um ecrã gigantesco de 12.4 polegadas que trás consigo a capacidade de chegar aos 90Hz.
Este tablet tem presença, sendo um dos modelos do mercado com maior ecrã. Porém, se costuma associar o nome Samsung a ecrãs OLED, temos más notícias.
O ecrã equipado no Galaxy Tab S9 FE+ é baseado na tecnologia IPS LCD, ficando também limitado à resolução de 2560×1600 pixels, o que pode ser uma desvantagem para aqueles que esperavam um ecrã 4K. Pessoalmente, ver um tablet Samsung a este preço com um ecrã LCD é quase uma ofensa! Porém, fechando um pouco os olhos à coisa, esta é supostamente uma versão mais económica dos tablets lançados pela gigante Sul Coreana, e como a qualidade de imagem é realmente muito boa, vou deixar passar… Por enquanto.
Afinal, mesmo não tendo um ecrã OLED as cores são bastante brilhantes e isso é notável principalmente quando o utilizamos para desenhar e colorir, sendo possível ver claramente o contraste entre as cores. Entretanto, a ver filmes, séries ou a jogar, as cores são nítidas e talvez mais importante que isso, não temos muitos reflexos de luz. Tem qualidade.
Design
É preciso salientar uma coisa… Apesar do nome ‘FE’, este é um tablet Premium!
Sendo exatamente por isso que a experiência ao toque é incrível, muito graças à traseira de alumínio, elegante, suave ao toque, com duas câmaras traseiras de 8MP cada, uma principal e uma ultrawide como complemento à câmara de 12MP ultrawide frontal que permite gravar vídeos em 4K.
Em termos de dimensões, tem 6.5mm de espessura e pesa 628g, o que pode parecer exagerado, mas tendo em conta o tamanho do ecrã é quase um milagre de engenharia. Vale ainda a pena referenciar que está disponível em 4 cores diferentes, cinzento, lavanda, menta e prateado, todas elas com a S-Pen incluída, que tanto pode ficar fixada na parte de trás do tablet como em cima junto aos botões.
Caso seja um utilizador exigente, importante mencionar que este tablet é resistente à agua e ao pó.
Performance
Apesar de oficialmente pertencer à gama Tab S9, os modelos FE e FE+ não contam com o mesmo SoC que dá vida aos modelos mais caros. Assim, temos um processador Exynos 1380 (5nm), 8GB de memória RAM na versão de 128GB e 12GB de memória RAM na versão de 256GB.
Apesar do facto de não termos um SoC Snapdragon 8 Gen2 ‘For Galaxy’, a verdade é que o tablet se mexe muito bem nas tarefas do dia-a-dia, incluindo no multi-tasking com várias apps abertas. Não existem soluços ou atrasos na resposta, o que é obviamente muito importante.
Entretanto, ao olhar para a S-Pen, e a usar a velha mas sempre tão interessante caneta, podemos finalmente começar a ver algum propósito neste produto.
Este Tab S9 FE+ não serve apenas para ver filmes e séries, serve para criar!
Ou seja, a Stylus surpreende bastante pela positiva, pois é capaz de oferecer uma sensação semelhante à realidade de escrever numa folha de papel, ao conseguir ser fluída, rápida e sem atrasos na resposta do ecrã seja em escrita ou no desenho. Acredito honestamente que é nesta parte mais criativa que este tablet se destaca, com várias ferramentas que nos permitem dar asas à imaginação, como por exemplo a app PENUP que vem já instalada e permite criar todo o tipo de arte, desde desenhar com, pintar (trás uma vasta opção de imagens para colorir), sendo a app perfeita para pessoas que trabalham em design. Temos várias opções de pincéis e de facto parece que estamos a desenhar numa folha de papel real.
Se desenhar não é propriamente o que pretende e prefere algo mais prático para utilizar no dia a dia para tirar apontamentos ou estudar, este também é o tablet ideal! É vasto o que pode fazer! Pode só escrever como se estivesse a escrever numa folha de papel e optar por deixar as notas com o seu tipo de letra ou pode converter o que escreveu. Pode ainda endireitar o texto, editar, adicionar imagens às suas notas, além de tudo isto, pode também optar por fazer download de outros blocos de notas e personalizar tudo um pouco ao seu gosto.
Outra característica interessante é a utilização das câmaras como modo criativo.
Ao oferecer a oportunidade de enviar mensagens em foto com pequenos desenhos em movimento. É (quase) ilimitado o quanto pode fazer neste modo. Aliás, a Samsung garante que nunca terá momentos aborrecidos com este tablet, pois há sempre formas de se manter entretido, nem que seja a “rabiscar” qualquer coisa.
Felizmente, apesar de vários compromissos um pouco por todo o tablet, a câmara frontal tem uma ótima qualidade e o facto de ser ultrawide dá outra dimensão nas suas reuniões online.
Bateria
Conta ainda com uma bateria de 10090 mAh que é também um dos pontos positivos deste tablet. Afinal, significa aguenta cerca de dois dias num uso bastante exigente, que foi o meu de experimentação. Mais concretamente, não precisa de se preocupar em sair de casa sem o carregador porque vai ter bateria suficiente para aguentar o dia.
Porém, é importante referir que este tablet não traz carregador incluído, que pessoalmente acho uma desvantagem.
Conclusão
Para terminar, e tendo em conta todos os pontos que referi acima, acho que faz todo o sentido adquirir este tablet se fizer um bom uso dele.
É incrível para quem está a estudar, para quem gosta de criar conteúdo, e gosta ainda de aproveitar as capacidades mobile de entretenimento deste tipo de dispositivo. Mas, continuo a não achar normal ver uma Samsung a lançar um Tab S9 FE com ecrã IPS LCD, e sem um SoC topo-de-gama.
Em suma, é uma alternativa (mais) barata face ao iPad que continua a ser o rei da criatividade, mas surpreende bastante neste campo. Porém, se procura algo para ver filmes, navegar na internet ou utilizar as redes sociais, talvez não faça muito sentido optar por este tablet. O seu preço em Portugal anda à volta dos 700€.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!