(Análise) Galaxy S20 FE: O smartphone Samsung do ano!

(Análise) Galaxy S20 FE : As fabricantes de smartphones estão inegavelmente a apostar cada vez mais nas gamas médias do mercado. Afinal, com os preços a aumentar, e com uma pandemia a fazer-nos a cabeça (e carteira) em água… É preciso reinventar um pouco as estratégias de ataque a este tão complicado mercado.

Aliás, como já deve ter percebido, não é por acaso que a Apple lançou o iPhone SE 2020 no início do ano, e agora lançou 4 novos modelos, incluindo o iPhone 12 Mini. Entretanto, claro que também não foi por acaso que a Samsung testou as águas com o S10 Lite e Note 10 Note no ano passado. Afinal, agora temos o S20 FE, que é um sucessor ‘espiritual’ a estes dois aparelhos, mas que ao contrário destes ‘lites’, é um topo de gama mascarado de gama média.

Aliás, digo com toda a certeza que este Galaxy S20 FE é o melhor smartphone que a gigante Sul Coreana lançou em 2020! Pelo menos em solo Europeu.



Samsung Galaxy S20 FE: Uma grande (e boa) surpresa!

Portanto, verdade seja dita, quando a Samsung anunciou o seu S20 FE, primeiro gozei com o nome (Fan Edition? A sério?), e em segundo lugar achei que era um lançamento que fazia pouco sentido quando já tínhamos o S20 e Note 20 no mercado.

Ao fim ao cabo, são duas soluções que não são bem topo de gama, mas que têm a grande missão de oferecer muito daquilo que os utilizadores querem na gama mais alta da Samsung! Isto claro, sem pedir a venda de um rim ou pulmão no mercado negro. Especialmente o S20, que depois de mais de 6 meses no mercado, já está a 600€ em várias lojas. Aliás, até o S20+ está a 700€ em várias lojas Nacionais.

No entanto, agora que recebi o S20 FE para review, estou finalmente a perceber o grande objetivo da Samsung

Afinal de contas, o aparelho está mesmo muito bem conseguindo! Passando a mesma exata sensação que tive quando testei o iPhone 11 Pro nos tempos de quarentena… Ou seja, temos aqui uma máquina pequena, super fina, bonita, e capaz de fazer tudo e ainda mais um par de cuecas.

s20 fe

Quick-Review

Especificações técnicas:

  • Sistema Operativo: Android 10
  • Processador: Snapdragon 865 na versão 5G // Exynos 990 na versão 4G
  • Armazenamento: 128GB expansível via microSD até 1TB
  • Memória RAM: 6GB
  • Ecrã: Super AMOLED 2X, 1080 x 2400 pixels, 120Hz, 6.5 polegadas
  • Câmaras Traseiras: 12 MP, F2.2 – Ultra Grande Angular // 12 MP Dual Pixel OIS, F1.8 Grande Angular // 8 MP 3x OIS, F2.4 – Teleobjectiva
  • Câmara Frontal: 32 MP, F2.2, FF
  • Bateria: 4500 mAh – Carregamento com fios Super Rápido 25W // Carregamento Sem fios Rápido 15W

Antes de mais nada, esquecendo um pouco as especificações técnicas, vamos tentar falar um pouco do feeling puro e duro que este aparelho me deu no primeiro dia de uso.

  • Fotografia? Rápido e com muita qualidade! Este foi o campo em que mais me impressionou. (Exemplos em baixo)
  • Design? A mesma exata filosofia que encontramos na gama S20 e Note 20. Desta vez com margens um pouco mais evidentes e algum plástico à mistura.
  • Desempenho e funcionalidades? Curiosamente, é mais rápido que qualquer S20 ou Note 20 lançado na Europa, incluindo as versões Ultra, tudo graças ao uso do SoC Snapdragon 865, em vez do afamado Exynos 990. Além disso, temos carregamento rápido, bem como suporte a carregamento sem fios. Isto já para não falar no suporte aos tão brutais 120Hz num ecrã OLED Samsung, é mesmo outro nível.

Design e Qualidade de construção

O S20 FE é obviamente um SE, com muitos dos traços que define toda a restante gama. No entanto, traz um ecrã plano em vez de curvo, bem como uma traseira de plástico em vez de vidro.

É notório que a qualidade de construção não é a mesma, e que o telemóvel irá apresentar mais desgaste em comparação aos seus irmãos completamente feitos de vidro. No entanto, se por acaso usar uma capa, isto vai passar-lhe completamente ao lado.

Além disso, o ecrã é agora FHD+ em vez de QHD+, uma estratégia para poupar uns trocos. Ainda assim mantém os 120Hz. Uma mudança que para mim faz todo o sentido… Afinal de contas, todos os S20 e Note 20 precisam de ficar na resolução FHD+ para chegar aos 120Hz! E claro… Alguém no seu perfeito juízo vai trocar 120Hz por mais resolução? Nunca na vida. No entanto, é notório que o ecrã não tem a mesma qualidade que podemos encontrar na restante gama S20, parecendo um pouco mais baço.

Em suma, é um telemóvel Samsung, com tudo aquilo de bom que a gigante Sul-Coreana tem para oferecer, mas cortando em alguns caminhos.

Câmera

Um dos campos que mais me impressionou!

Afinal de contas, não temos aqui um sensor principal de 108MP como nas versões Ultra. Aliás, com a queda no preço, seria de esperar que as câmeras fossem apenas ‘decentes’… Mas não, a experiência fotográfica deste aparelho é diga de um topo de gama. Aliás, tive mais à vontade a tirar fotos com este FE do que tive com o S20 Ultra e Note 20 Ultra, e isso é realmente dizer muito.

É um simples ‘Point and Shoot’, as fotos ficam quase sempre impecáveis.

Exemplos de fotografia:

Selfies:

Desempenho

Como disse em cima, este Galaxy S20 vem equipado com o consagrado Snapdragon 865 e não o muito criticado Exynos 990 que podemos encontrar na restante gama S20 e Note 20 da Samsung.

O que significa isto? Temos um aparelho mais rápido que o S20 Ultra e Note 20 Ultra, e também mais poupado no campo da bateria. É tudo muito rápido e fluido, e na verdade, é o que transforma este aparelho numa máquina curiosa para um autêntico ‘must-have’ se quer um telemóvel topo de gama Samsung.

Nunca senti breaks, nunca senti que fosse preciso mais ‘sumo’, algo que não posso dizer acerca do S20 Ultra ou Note 20 Ultra.

Autonomia

Este S20 FE vem equipado com uma bateria de 4500mAh, o que o meto logo bem lá em cima no campo da autonomia. Dito isto, em conjunto com o Snapdragon 865 e um ecrã OLED que infelizmente não chega à resolução QHD+ mas que ainda assim continua a manter os espectaculares 120Hz, a coisa fica mesmo muito interessante.

Especialmente quando temos acesso ao carregamento sem fios e carregamento rápido com fios.

Conclusão

Em suma, o Samsung Galaxy S20 FE foi capaz de me deixar com um sorriso no rosto. Isto porque, muito resumidamente, é um aparelho muito bem conseguido, que vai impressionar qualquer fã do mundo Samsung Galaxy! Tudo isto sem deixar um buraco no bolso das calças ou conta bancária.

Tudo aquilo que um utilizador precise, mesmo que seja muito exigente, está aqui. Óbvio que não tem as ‘curvas’ de um Note 20 Ultra, câmeras de 108MP, entre outras coisas… Mas pensando bem… Precisa mesmo disso?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também