(Análise) Furbulous Box – Tenho de ser muito honesto consigo, quando fiquei a saber que ia ter a oportunidade de testar uma caixa de areia para gatos “smart”, onde tenho de salientar a funcionalidade de limpeza automática da areia, fiquei inegavelmente muito entusiasmado. Afinal, tenho dois gatos em casa, e como deve imaginar, a parte mais chata é quase sempre a higiene da caixa destes meninos.
Não há tarefa mais trabalhosa e inconveniente do que a de fazer manutenção à areia. Ou seja, mudar a areia, limpar o que tem de ser limpo, e no fim ainda ter de carregar os sacos até ao lixo. De forma muito resumida, a Furbulous Box aparece quase como um oásis no deserto, ao prometer limpeza automática, sacos selados de forma também ela automática quando cheios, o que claro está, evita trabalho com a limpeza da areia, evita cheiros e maus odores, entre outras coisas.
Em suma, o sonho de qualquer cat person! Sim, no papel parece tudo incrível, o problema é que a perfeição é raramente alcançável. Especialmente quando a esmola parece muita. Vamos por partes?
(Análise) Furbulous Box: Sonho de qualquer dono de gatos? Não é!
Antes de mais nada, é preciso referir todo o material que podemos encontrar na caixa. Assim, temos um tapete que cola ao chão, três desodorizantes, uma caixa com sacos do lixo, uma ficha com quatro adaptadores, e claro, um manual de instruções.
A configuração é na realidade bastante simples, e ainda bem que assim é, visto que este tipo de produto tem de ser muito fácil de utilizar. O cliente alvo não é o tradicional “techie”, mas sim uma pessoa que quer ter menos trabalho, ao mesmo tempo que dá mais qualidade de vida ao seu animal de estimação. Sendo exatamente por isso que até temos direito a um QR code que vai direitinho a um vídeo que lhe mostra o passo a passo de como montar a caixa e configurar a aplicação.
Existe uma aplicação?
Sim! Na verdade, a aplicação é uma das melhores funcionalidades da caixa, ao permitir criar um perfil para cada gato que tenha, completo com nome, data de nascimento, sexo, desparasitação e claro, uma foto. (A app depois vai completar o perfil com o peso de cada gato).
- Nota: A caixa pode ser usada por mais que um gato.
Entretanto, é a partir desta app que vai receber notificações acerca do uso da caixa, e poderá controlar muitas das outras funcionalidades. Ou seja, cada vez que o seu gato utilizar a caixa vai receber uma notificação que lhe diz o peso atual do seu gato e quantas vezes utilizou a caixa durante o dia. Além disto, através da aplicação pode também mandar limpar a caixa, selar o saco se já estiver cheio e até despejar a areia quando chegar a altura de mudar.
Para garantir uma boa experiência para o gato, a aplicação tem várias configurações, desde quantos minutos depois do seu gato ir à caixa deve fazer a limpeza automática, diz-lhe quantas vezes ainda pode utilizar a caixa de sacos do lixo, que tipo de areia está a utilizar na sua caixa, entre outras coisas.
A app é realmente incrível, e um dos pontos fortes da Furbuloux Box.
Qualidade de Construção
É aqui que a coisa começa a dar para o torno. Afinal, logo nas primeiras impressões, achei o material um pouco “barato”. De forma mais concreta, os plásticos cedem um pouco ao serem demasiado maleáveis, ao mesmo tempo que existem algumas folgas que dão uma aparência pouco cuidada. No entanto, esta caixa tem bastantes sensores, reconhece quando o seu gato está próximo, informa quando o saco está cheio e quando precisa de mudar de areia.
Se a qualidade dos materiais fosse apenas um compromisso para conseguir um preço mais baixo, mantendo toda a funcionalidade… Seria incrível. Mas, a experiência de utilização foi honestamente um pouco má.
Primeiros dias de utilização da Furbulous Box
Na minha opinião, apesar de ter duas vedetas como gatos, o período de adaptação não foi de todo muito difícil. Afinal, apesar de acharem estranho a mudança de caixa, os meus gatos perceberam facilmente que ali era o novo sítio, o seu novo trono, e começaram a ir imediatamente à nova caixa.
- Nota: É sugerido que coloque sempre um pouco da areia da antiga caixa na Furbulous Box, para que os gatos reconheçam que ali é a “nova casa de banho”. Eu utilizei areia aglomerante porque achei que fosse a melhor opção e é a que costumo utilizar normalmente.
Porém, tive algum medo ao mudar de caixa, porque, como mencionei em cima, os meus gatos são um tanto ou pouco peculiares.
Aliás, normalmente tenho duas caixas tradicionais e eles costumam dividir as necessidades entre as duas. Na realidade, uma caixa serve para um tipo de necessidade e a outra para o outro. Apesar de peculiares, sempre foram muito asseados. Sendo exatemente por isso que tive algum receio de que não se adaptassem ao facto de terem de fazer tudo no mesmo “sítio”.
Ainda assim, a funcionalidade da limpeza automática e o desodorizante com um cheiro agradável fez-me pensar que iria correr tudo bem. Pois… Nem eu sabia o quão errado estava, tudo o que podia correr mal, correu.
As falhas!
Logo no primeiro dia de utilização, assim que cheguei a casa, encontrei uma grande quantidade de areia no chão à frente da caixa.
Achei que talvez durante a limpeza tivesse caído, no entanto, após alguns testes em que fiz várias limpezas seguidas, percebi que a caixa é desenhada para que durante a limpeza não caia qualquer areia (o que faz todo o sentido), mas deixou a questão do porquê de ter parte da areia no chão à frente da caixa.
Comecei a fazer uma checklist mental do que poderia estar a acontecer! Será que coloquei areia de mais? Não! Porque coloquei exatamente na linha assinalada.
Será que os meus gatos estão a mandar areia para fora da caixa por algum motivo?
Possivelmente, mas não tinha como confirmar isto porque tinha passado o dia fora de casa. Portanto, voltei a colocar a areia dentro da caixa, fiz a limpeza e fui deitar-me, durante a noite recebi notificações de que os gatos estavam a utilizar a caixa de areia e supus que estava tudo bem.
Na manhã seguinte, deparo-mo com o mesmo cenário, mas desta vez um pouco pior, para além de ter areia no chão novamente, parte ficou colada na entrada da caixa e quando a caixa fez a limpeza normalmente a areia ficou agarrada por todo o cilindro enquanto este rodou ao fazer a limpeza, o meu primeiro pensamento foi “isto está a dar bem mais trabalho do que devia”.
Entretanto, para além desta questão, comecei a notar que na parte de dentro da caixa as fezes dos meus gatos estavam a ficar agarradas à rede de plástico que é utilizada para filtrar a areia durante a limpeza e já estava a ganhar cheiro, comecei a pensar que talvez o facto de limpar logo imediatamente à utilização não fosse bom, porque a areia nem sequer tinha tempo de absorver os resíduos. Por isso mudei as definições e estabeleci um tempo de 5 minutos após utilização para fazer a limpeza, limpei tudo e fui trabalhar.
Mas… Aconteceu outra vez!
Quando cheguei do trabalho, deparo-me com o mesmo cenário, areia no chão. Mas, mesmo com todos estes problemas, existia pelo menos uma coisa a funcionar sempre bem! A funcionalidade de limpeza automática e fecho automático do saco quando já estava cheio. Mas até isso falhou.
Incrivelmente, até essa funcionalidade que eu mais gostava começou a falhar passado algum tempo, pois cheguei a receber notificações de que o saco estava cheio, quando não estava, e a chatice disto é que a caixa deixa de limpar quando o sensor nos diz que o saco está cheio.
Portanto, eu chegava a casa e deparava-me com a caixa com a areia suja porque não tinha limpo o dia todo, e quando mandava fechar o saco percebia que este nem estava sequer meio cheio, mas o sensor estava a captar como se estivesse.
O que estava a acontecer!?
Passados uns 5 dias de utilização, consegui perceber finalmente porque é que encontrava sempre o cenário da areia no chão. Foi quando apanhei o meu gato mais gordinho (6kg) a ir à caixa. Pois é, a caixa era demasiado pequena para o Luna (o gato na foto), e quando se tentava virar dentro da mesma acabava por atirar areia para o chão, o facto de o espaço ser pequeno, e as fezes ficarem agarradas à parte de trás da caixa não ajudava porque ele tentava tapar mais por causa do cheiro e acabava por mandar a areia para fora.
Em suma, perdi a conta das vezes que tive de mudar a areia, desmontar a caixa e lavar tudo porque as coisas não estavam a funcionar, por isso, não posso dizer que tive a melhor experiência durante o tempo de teste. Mas o pior nem foi essa parte, foi mesmo quando os sacos acabaram!
O drama, o terror, o horror! OS SACOS da Furbulous Box!
Como tinha explicado em cima, a Furbulous box traz uma caixa com sacos do lixo que podem ser utilizados até oito vezes. No livro de instruções, vídeo e app, é explicado que a caixa funciona melhor com estes sacos da Furbulous Box, no entanto, caso os mesmo acabem e não tenha uma caixa nova à disposição, poderá utilizar sacos normais como solução temporária.
Estas caixas de sacos podem ser compradas diretamente no site da marca e tem várias modalidades em termos de valores. Felizmente, o site também tem um vídeo a explicar como colocar sacos normais na caixa smart para que continue a utilizar a mesma sem impedimentos.
Isto seria fantástico como solução se por acaso funcionasse, mas não funciona, de todo.
Esta foi até então, a minha pior dor de cabeça, porque a caixa ficou completamente inutilizável sem os sacos próprios (que acabaram demasiado cedo porque a caixa começou a selá-los meio cheios), e a tal solução temporária que nos oferecem, não funciona porque a caixa não reconhece que existe ali um saco e por isso não permite fazer qualquer tipo de limpeza. Na verdade, houve uma vez ou outra em que reconheceu que tinha saco, mas só permite que faça uma limpeza e depois o sensor assume imediatamente que o saco está cheio mesmo quando não está, deixa de limpar e depara-se novamente com o cenário de ter uma caixa de areia automática que em vez de lhe facilitar a vida ainda lhe está a dar mais trabalho do que devia.
Foi aqui que parei o teste. Ou melhor, foi quando passei cerca de 30 minutos a tentar perceber o que podia fazer para desbloquear este problema e pelo menos retirar a areia e limpar a caixa, porque nem isso eu estava a conseguir fazer e tinha os meus gatos a olhar para mim, a julgar todas as minhas escolhas de vida.
Conclusão – Furbulous Box. Sonho ou pesadelo?
Concluindo esta minha experiência, importante referir que esta caixa custa cerca de 700€. O que para mim é um valor surreal! Porque acaba por não ser um produto que funcione bem. Ou melhor, além do facto de a construção não ser nada de especial, aquilo que a Furbulous Box promete, não consegue cumprir.
Os cheiros mantêm porque apesar de ter limpezas automáticas regulares, as fezes dos seus gatos começam a ficar agarradas às paredes da caixa por dentro, as conexões do cilindro interior vertem, a porta da caixa tem um espacinho que quando faz a limpeza sai areia.
A aplicação é fantástica e acho extraordinário poder acompanhar o peso dos meus gatos e as vezes que utilizam a caixa de areia. Mas, ao contrário daquilo que costuma acontecer, a app é muito superior ao hardware, que está cheio de problemas.
Em suma, para o valor pedido, é esperado que o produto facilite a vida do utilizador! Bem como a vida dos seus gatinhos. Mas se tiver uma experiência como a minha… Isto só lhe vai dar ansiedade e os seus gatinhos vão desejar voltar aos tempos simples de uma caixa de areia tradicional.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Estava interessado numa caixa de areia automática? Tinha esta debaixo de olho? Partilhe connosco a sua opinião acerca deste assunto na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!