Apesar de a grande maioria dos consumidores não pensar muito no assunto, a verdade é que o mundo do streaming está a crescer de forma simplesmente incrível. O que claro, está a dar origem a vários produtos pensados para a melhoria da qualidade de imagem durante cada sessão de partilha nas mais variadas redes, seja no Twitch, no Facebook Gaming, ou plataformas similares. (Até pode ser no OnlyFans, se for esse o seu objetivo! Ninguém na Leak.pt o vai julgar!)
Pois bem, hoje vamos falar de um produto pensado para ‘lhe dar luz’ enquanto faz streaming, mas que também pode ter outras utilidades! O Elgato Key Light Mini.
(Análise) Elgato Key Ligh Mini: Precisa de luz para o seu stream?
Portanto, antes da chegada do novo Elgato Key Light Mini (Link), a empresa agora parte do ecossistema Corsair, já tinha lançado o Elgato Key Light (Link), que entre outras coisas, é muito maior, e claro, também muito mais caro.
Mas antes de falar dos produtos da Elgato, vamos elucidar um pouco os consumidores que não estão a perceber a utilidade do Key Light. Sabe o que é uma ‘softbox’?
É o que normalmente sempre se utilizou para iluminar um ambiente, aliás, se por acaso tem mais ou menos a minha idade, e teve de ir ao fotografo tirar fotos do tipo passe, para os mais variados documentos, conhece bem este tipo de luz.
Pois… O problema é que a utilização de ‘softboxes’ é tudo menos prática, devido ao seu tamanho, peso, e caso não saiba, aumento de temperatura, se por acaso tiver de ficar debaixo deste tipo de luz durante algum tempo.
Assim, o uso de uma Key Light muda um pouco o paradigma, ao transformar um utensílio normalmente gigante e pesado, numa pequena barra LED + difusor, com capacidade de conexão à Internet, para poder controlar a luz, a partir do mesmo PC que está a usar para o streaming de conteúdo na Internet.
Curiosamente, a portabilidade é um fator ainda maior com a chegada do Key Light Mini ao mercado!
Ao fim ao cabo, é um produto que pega em todas as vantagens do Key Light original, e mete-as num ‘pacote’ muito mais pequeno e prático, que pode ir consigo para qualquer lado.
Mas vamos já às vantagens e desvantagens:
Vantagens:
- Excelente brilho
- Carregamento via USB-C
- Bateria
- Wi-Fi (Stream Deck no PC e no Smartphone)
- Controlos físicos no aparelho
Desvantagens:
- Não traz suporte incluído
- Preço
Isto fora do caminho, vamos ao design e qualidade de construção
É fácil perceber que temos aqui um produto de qualidade, assim que o tiramos da caixa, e especialmente quando o ligamos pela primeira vez. É que apesar do seu tamanho, o brilho é realmente intenso! Ao fim ao cabo, temos um output máximo de 800 lumens, e uma temperatura de cor que vai dos 2900K aos 7000K.
A qualidade é tanta, que se por acaso está apenas a começar, e não tem muito dinheiro para investir, que apenas um Key Light Mini pode fazer a diferença. No meu caso, que sou feio à sorte, não uso para o streaming, mas sim para a gravação de unboxings… E meus amigos, é uma diferença brutal na qualidade da iluminação.
Conectividade
Uma das grandes vantagens do produto. Afinal de contas, tanto podemos controlar a iluminação a partir do PC, como também a partir do smartphone. Em ambos os casos, estamos a falar de uma aplicação minimalista, que chateia pouco ou nada.
Conclusão
Na verdade, não há muito para não gostar neste produto, a não ser o facto de não trazer uma base/suporte (a Elgato vende uma à parte), e claro, o seu preço. Mas para o objetivo que se propõe, cumpre mesmo muito bem a sua missão.
Não me vão ver tão cedo em streamings, ou vídeos no geral, mas hey… Pelo menos material de qualidade tenho.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!