Quer uma bicicleta elĂ©trica bonita, bem construĂda, capaz de fazer tudo, ou pelo menos quase tudo, bem? É uma boa ideia olhar para a Eleglide M1 Plus, porque Ă© sem dĂºvida uma das melhores bicicletas que tivemos o prazer de testar na Leak.pt.
(AnĂ¡lise) Eleglide M1 Plus: A melhor e-bike barata de 2023? (Pode comprar – CupĂ£o: LEAKPT524)
Especificações Técnicas:
- Autonomia: 100Km (Modo de AssistĂªncia)
- Velocidade MĂ¡xima: 25 Km/h
- Peso MĂ¡ximo: 100kg
- Motor: XOFO 250W 36V, (400W – PotĂªncia mĂ¡xima)
- Bateria: 12.5Ah, 36V, 450Wh
- TransmissĂ£o: 21 Speed Shimano
- Travões: Disco (Dual)
- SuspensĂ£o HidrĂ¡ulica
- CertificaĂ§Ă£o IP54
Portanto, estamos aqui a falar de uma bicicleta elĂ©trica extremamente interessante, agora na sua segunda geraĂ§Ă£o, ou seja, com vĂ¡rias melhorias, a custar “apenas” 740€, sendo enviada de armazĂ©ns Europeus, ou seja, nĂ£o hĂ¡ problemas com alfĂ¢ndegas.
É tambĂ©m uma bicicleta com um aspeto muito mais tradicional face a vĂ¡rios outros modelos ao mesmo preço, neste mercado, o que pode ser muito vantajoso para o uso no dia-a-dia, especialmente se tencionar arrumĂ¡-la na rua, sem chamar muito a atenĂ§Ă£o.
Montagem e Qualidade de ConstruĂ§Ă£o
A bicicleta veio muito bem protegida, numa caixa de grandes dimensões, cheia de esferovite atĂ© ao tutano. A montagem Ă© muito simples, e quase nĂ£o vai precisar de utilizar o manual. É um processo de mais ou menos 15~20 minutos, onde terĂ¡ de aparafusar o guiador, montar a roda frontal, meter os pedais (cuidado com a esquerda e a direita), e por fim, montar a luz dianteira. Curiosamente, se quiser ter um acelerador, este vem na caixa, desmontado. (Acelerador nĂ£o vem montado devido Ă regulamentaĂ§Ă£o de alguns paĂses). Todas as ferramentas necessĂ¡rias vĂªm incluĂdas na caixa.
Quanto Ă qualidade de construĂ§Ă£o, como disse em cima, fiquei agradavelmente surpreendido para o preço do produto. É uma bicicleta muito sĂ³lida, e na realidade, a mais confortĂ¡vel que tive a oportunidade de testar.
Design e Aspeto
Gosto muito do aspeto desta bicicleta, porque é muito mais normal, muito mais tradicional. Na realidade, parece uma bicicleta a sério, em vez de um brinquedo, como em tantos outros modelos que temos tido a oportunidade de testar.
Aqui temos um corpo de alumĂnio, leve, e esguio, com uma bateria que nĂ£o foi integrada ao corpo, ficando numa espĂ©cie de pacote, de fora. Infelizmente, o ponto mais negativo do design, Ă© mesmo a fraca arrumaĂ§Ă£o de cabos de fĂ¡brica. Mas isto Ă© fĂ¡cil de resolver em casa.
Olhando para o guiador, temos uma coisa larga, mas muito confortĂ¡vel, que atĂ© dĂ¡ um look mais desportivo Ă bicicleta. Aqui vamos encontrar o ecrĂ£ com todas as informações de velocidade, autonomia, e modo de operaĂ§Ă£o. Temos tambĂ©m o controlo das mudanças Shimano, entre outras coisas.
O banco Ă© confortĂ¡vel, e Ă© muito fĂ¡cil mudar a sua altura. Os pedais sĂ£o de plĂ¡stico, mas sĂ£o de qualidade.
Uso no dia-a-dia
Como disse em cima, Ă© uma bicicleta que passa confiança ao utilizador, e talvez mais importante que isso, Ă© extremamente confortĂ¡vel. O que muito se deve Ă suspensĂ£o hidraulica, mas tambĂ©m Ă s rodas de 27.5”. É uma bicicleta capaz de brincar em terrenos mais acidentados, ao mesmo tempo que tambĂ©m faz das suas em terrenos mais citadinos.
Quanto ao apoio ao pedal, a bicicleta nĂ£o tem um sensor de torque. Por isso, o motor sĂ³ vai começar a trabalhar apĂ³s uma pedalada, ou meia pedalada. Ou seja, vai ter apoio sempre que der ao pedal. É um sistema que primeiramente parece estranho, mas que rapidamente começa a fazer sentido, e passa a ser natural. NĂ£o Ă© um sistema tĂ£o avançado como noutras bicicletas, mas esta e-bike tambĂ©m Ă© muito mais barata que a grande maioria dos modelos agora no mercado.
Vale ainda a pena falar do acelerador, que se quiser montar, lhe vai dar muita potĂªncia sem ter que dar aos pĂ©s.
Por falar em potĂªncia, temos um motor de 250W, e uma bateria capaz de oferecer 100 quilĂ³metros de uso combinado, ou 50 quilĂ³metros de uso puramente elĂ©trico. Como deve imaginar, visto que a bateria nĂ£o estĂ¡ implementada dentro do chassis da bicicleta, Ă© possĂvel retirĂ¡-la para carregamento dentro de casa, sem ter de andar com a bicicleta Ă s cotas. (O carregamento demora 5~6 horas, dos 0 aos 100%).
ConclusĂ£o
Esta nĂ£o Ă© uma bicicleta de gama alta. É um produto de entrada de gama, para quem precisa de um veĂculo elĂ©trico para o seu dia-a-dia, mas nĂ£o tem muito dinheiro para gastar. Tendo isto em conta, a Eleglide M1 Plus Ă© uma bicicleta extremamente interessante, ao ser capaz de nos impressionar durante a montagem, e teste.
Entretanto, se estiver interessado, pode comprar , com o cupĂ£o de desconto: LEAKPT524.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grĂ¡tis!