Dyson V15 Detect – O que é um aspirador irritante? No caso deste produto da Dyson, é um aspirador que muda completamente o paradigma daquilo que é a limpeza da sua casa, do seu escritório, ou até do seu carro. Pensava que tinha uma casa minimamente limpa? ESTAVA ENGANADO!
(Análise) Dyson V15 Detect Absolut: Um aspirador irritante!
A Dyson é conhecida por ter produtos caros, mas quase sempre de qualidade inegável, em todos os segmentos de mercado em que aparece. O que claro está, já provámos na parte dos purificadores de ar, e agora temos a oportunidade de também perceber na parte dos aspiradores.
O Dyson V15 Detect é um aspirador incrível na qualidade que oferece, mas talvez mais importante que isso, é um aspirador que o vai irritar até mais não.
Acha que tem uma casa minimamente limpa? Quando ligar este aspirador, vai perceber que afinal as coisas não estão assim tão limpas quanto isso.
O que é algo bom, porque vai conseguir limpar mais a fundo, mas ao mesmo tempo mau, porque se porventura for uma pessoa obcecada pela limpeza, vai ter de voltar a limpar toda a sua casa, quando achava que já podia ir para o sofá ver Netflix.
De forma muito resumida, o Dyson V15 Detect é um dos aspiradores mais impressionantes que vimos em ação, ao ser capaz de apresentar uma performance consistente, de luxo, em qualquer tipo de superfície. É também um aspirador sem fios que apesar de não comprometer no campo da autonomia, não é demasiado pesado, nem demasiado grande. Vamos por partes?
Especificações // Prós e Contras
- Peso: 3.08kg
- Dimensões: 249 x 267 x 1,260mm
- Autonomia da Bateria: 1 hora
- Acessórios: Depende da versão que comprar, na Absolute temos tudo o que está nas fotos.
Prós:
- Limpa todas as superfícies e qualquer e consegue aspirar qualquer tipo de material
- Indicado para qualquer espaço, especialmente se tiver animais de estimação
- Leve
Contras:
- Caro
Design e Acessórios
O modelo que temos em mãos é a versão Absolute, que claro está, traz todos os acessórios e mais alguns, na caixa, para a experiência de limpeza mais completa possível. Dito isto, todos os acessórios são de encaixa fácil, num aspirador que além de toda a sua performance de limpeza, foi também desenhado para ser leve e ágil.
Quando ao design em sim, é um aspirador muito Dyson, que segue a mesma linha implementada pelo V10. Assim, temos o aparelho principal onde temos o motor e a bateria, um depósito de 0.76L, e ainda um ecrã que nos indica como está a bateria, e que modo quer utilizar durante o seu uso. No geral, é um produto que pesa 3KG, e que por isso mesmo, está a tentar oferecer um ponto ótimo entre performance, bateria e performance propriamente dita no dia-a-dia.
Para limpar o aspirador, é preciso remover todos os acessórios, e depois abrir a tampa do depósito. Também é possível remover o filtro e lavá-lo com água, mas aqui precisa de esperar 24 horas até o voltar a utilizar.
O que temos aqui de especial para ser tão bom, e nas nossas palavras ‘irritante’?
À primeira vista, o Dyson V15 Detect é apenas mais um aspirador sem fios, com um preço capaz de fazer tremer o mais comum dos mortais. Porém, além do que vemos com os nossos dois olhos, temos um motor mais poderoso, implementação de funcionalidades smart, bem como um sistema de deteção laser de pó, e detritos diversos. Como já deve ter percebido, a funcionalidade chave é mesmo este feixe de luz verde, que nos revela a sujidade que pensávamos não existir, mas a verdade é que existe, é irritante, e tem de ser limpa.
Além de tudo isto, a cabeça principal de limpeza também traz tecnologias novas pensadas nos pelos e cabelos. Por isso, se tem gente em casa que deixa uma confusão na casa de banho sempre que se penteia, e cães ou gatos, limpar com este aspirador é a coisa mais simples da vida.
Com as peças extras, é também possível fazer outras coisas igualmente interessantes, como aspirar o carro, aspirar os cantos mais complicados, e até dar cabo de teias de aranha no canto do seu teto. Porém, volto a dizer, este aspirador é mais especial com a sua cabeça principal, graças ao seu sistema de deteção de pó e detritos quase invisíveis a olho nu.
Performance
Ter tecnologias incríveis, e muitos acessórios é interessante, mas só vale a pena ter tudo mais um par de botas, se a performance for realmente melhor à concorrência. Que é! Caso não saiba, este é o aspirador mais potente da Dyson, mas talvez mais importante que isso, é um aspirador que sabe aproveitar a sua potência de forma inteligente.
É um aspirador que na sua potência máxima, tem um força de sucção de 31kPa. É o aspirador que mais vontade tem de aspirar, do planeta. Dito isto, força de sucção = limpeza séria. Normalmente, basta uma passagem para limpar mais de 90% do que está no chão, sejam pelos de animais, pó, batatas fritas, arroz, cereais. A segunda passagem trata do resto. É tudo muito rápido e simples, especialmente se deixar o aspirador no modo automático, em que o próprio decide que potência deve usar em dada situação.
A única coisa que não gosto no aspirador, é mesmo o facto de ter de estar sempre a carregar no botão para o ligar. Devia de existir uma funcionalidade de ‘lock’, porque acaba por estragar um pouco da ergonomia do aparelho.
Dito tudo isto, em termos de configuração, temos três modos, o Económico, o Inteligente, e o Max. Tudo pode ser escolhido através do único botão logo abaixo do ecrã. Ecrã LCD que também é capaz de lhe dizer que autonomia ainda lhe resta, dependendo do modo que está a utilizar, e uma outra novidade, é que graças ao sensor acústico de pó, o Dyson V15 é também capaz de lhe dar algumas informações acerca da sujidade da sua casa.
Autonomia
Em modo inteligente, é muito fácil chegar preto dos 50~60 minutos. Ou seja, uma hora de limpeza sem grandes complicações. O modo Max baixa consideravelmente a bateria (10~15 minitos), mas apenas o deve usar nas superfícies mais complicadas, como as carpetes.
A bateria demora mais ou menos 4 horas a carregar completamente (0 aos 100%).
Conclusão
O Dyson V15 Detect Absolute é um dos melhores aspiradores que o dinheiro pode comprar. O problema é mesmo a quantidade de dinheiro necessária para lhe meter as mãos em cima. Mas… Aqui temos de perguntar… Quanto vale 1 ou 2 horas da sua vida? É que pelo menos assim, sabe que vai limpar a sério, e que vai gastar menos horas do seu dia agarrado(a) a um aspirador.
Além do preço, só tenho mesmo de me queixar do botão do tipo ‘trigger’, que tem de estar sempre apertado para o aspirador funcionar. Mas, como é óbvio, já andei a ver nas Internets que existem acessórios para o bloquear. É a minha próxima compra!