Análise Devialet Gemini – Normalmente, quando se fala desta marca, é muito provável que pense imediatamente nas colunas Phantom, na soundbar Dione, ou nos amplificadores Expert. Para ter noção do tão prometido luxo, nestas 3 gamas de produtos, estamos a falar de preços entre os 2.000 e os 28.000 euros. Parece uma loucura não é? Mas honestamente, é exatamente assim que funciona o mundo da música de alta-fidelidade.
Mas claro está, se uma grande marca focada na qualidade som, quer ser realmente grande, também tem de olhar para outras gamas mais amigas da carteira. Sendo exatamente por isso que a Devialet lançou recentemente a sua soundbar Dione, que custa qualquer coisa como 2290€, e claro, lançou os earbuds TWS Gemini, de forma a lutar de igual para igual com a Sony, Bose, Apple, Samsung, Huawei, etc… Um mundo completamente saturado de produtos, com preços para todos os gostos e feitios.
Será que a Devialet conseguiu levar um pouco da sua alma para o mundo dos earbuds? Na minha opinião, acho mesmo que sim!
(Análise) Devialet Gemini: Earbuds que prometem luxo. Cumprem?
Portanto, de uma forma extremamente reduzida, continuo a achar que a Sony consegue oferecer um pacote mais apelativo, no geral, comparativamente a estes Gemini da Devialet. Mas, essa preferência apenas acontece porque o Cancelamento de Ruído Ativo é superior nas ofertas topo de gama da Sony, como é o caso do WF-1000XM4. Ou seja, na minha opinião, os Devialet Gemini estão muito perto da qualidade de som da oferta da Sony, sendo até capaz de a ultrapassar em alguns estilos musicais.
Além disto, também acho que a Devialet leva a vantagem no campo da qualidade de construção e design.
Bem… Vamos por partes?
Design
Como deve imaginar, nesta gama de produtos, é extremamente complicado para uma marca como a Devialet, conhecida pelo seu design luxoso, meter o seu cunho. Ainda assim, acho que a missão foi cumprida!
A caixa de carregamento é uma das mais diferentes (abertura deslizável magnética!), e mais bem construídas que tive o prazer de ter no meu bolso, pecando apenas e só pelo seu tamanho e peso. Ainda assim, a marca compensa o peso pela autonomia (mais de 30 horas), e o facto de ter suporte a carregamento sem fios.
Cada bud pesa 6g, e a caixa pesa 74g. Ao nível das dimensões, temos 15 x 18 x 33mm para cada bud, e 58 x 74 x 31mm para a caixa.
Já no campo dos buds propriamente ditos, a qualidade de construção está toda aqui, bem como um design bastante diferente daquilo que podemos encontrar nas prateleiras. São leves, ficam bem fixos no canal auditivo, e não incomodam mesmo após grandes sessões de utilização.
Para os controlar, pode utilizar a app Gemini, Google Assistente ou Siri, e claro, os controlos touch… Mas não recomendaria estes últimos. Por vezes funcionam perfeitamente, outras, parece que os toques são apenas para Inglês ver. Mas, honestamente, esta é a minha experiência com a grande maioria dos earbuds do mercado. Por isso, não é de todo um deal breaker para mim.
Performance
Já sabemos que são bonitos e bem construídos, mas o que realmente interessa, no mundo da música… É o som! Dito isto, a Devialet aproveitou muita da sua tecnologia, para oferecer uma experiência de som um pouco acima do normal. Estamos a falar do IDM (Internal Delay Compensation), PBA (Pressure Balance Architecture) e EAM (Ear Active Matching).
Todos eles pensados para melhorar a qualidade do cancelamento de ruído, e qualidade da reprodução de som via BT. Onde a mais curiosa é mesmo a EAM, que é capaz de medir a fuga de acústica, causada pela posição de bud no ouvido do utilizador, e por isso mesmo, compensa o equalizador para manter a qualidade sonora. Sim, muito resumidamente, esta é a experiência Devialet!
Já no mundo real, a qualidade de som é mesmo muito boa. Se gosta de exemplos práticos, uma vez, na esplanada do Centro Comercial Strada, enquanto via o Streaming da Qualificação da F1. Pensei mesmo estar a ouvir os anúncios do recinto, enquanto estava a beber café a olhar para a Via Rápida. Juro! Até cheguei a tirar os earbuds, a pensar que estavam a falar nos altifalantes do centro comercial. Se isto não é qualidade… Bem… Não sei o que dizer.
No entanto, se por ventura desligar o ANC, vai começar a perceber que a experiência estava um pouco mascarada por todos os algoritmos. Em suma, os Gemini foram feitos para serem utilizados com o Cancelamento Ativo.
Conclusão
Em suma, estamos a falar de um produto mais luxuoso, e por isso mesmo, bastante diferente do habitual. Num mundo em que tudo parece ser uma imitação aos AirPods da Apple, os Gemini Devialet vão chamar a atenção.
Além disto, com o ANC ligado, temos uma experiência sonora simplesmente brutal, quase sempre capaz de me meter um sorriso no resto.
No entanto, existem defeitos, os controlos touch são fracamente maus, e a caixa pode ser demasiado grossa e comprida para meter numas calças mais justas. O preço também poderia ser melhor… Mas aqui já se sabe! Estamos a falar de um rival à altura daquilo que as grandes têm para oferecer.
Interessado? Pode experimentar, e comprar na Imacustica, aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!