(Análise) Virtuoso XT: A Corsair é uma das maiores e mais reputadas fabricantes de periféricos e componentes no mundo dos computadores, contando com uma gigantesca gama de produtos, que vai desde a mais Premium, até à mais amiga da carteira. É possível encontrar uma solução para quase todos os consumidores, nas gamas desta fabricante.
No entanto, mesmo nas gamas premium, mesmo depois de receber críticas de luxo, há sempre formas de melhorar alguns dos produtos chave. É exatamente isto que a Corsair fez com o seu recente Virtuoso RGB Wireless XT, que é basicamente uma versão atualizada do já por si excelente Virtuoso SE originalmente lançado em 2019.
Mas vamos ao que interessa… Na prática, o que mudou? Leia a review do modelo antigo em baixo.
(Análise) Corsair Virtuoso XT: Os melhores auscultadores do mercado?
Portanto, os novos Virtuoso RGB Wireless XT são obviamente uma atualização face aos ‘velhinhos’ Virtuoso SE de 2019, oferecendo um design muito similar, mas com algumas modificações debaixo do capô, onde até temos de incluir a possibilidade de ligar o novo modelo a dois aparelhos em simultâneo. (Recebe áudios no WhatsApp e Instagram, ou chamadas enquanto está ao PC? Estes auscultadores foram feitos para si!)
Sim, os Virtuoso XT são auscultadores caros, estando no topo da gama da Corsair, mas na verdade, valem todos os cêntimos gastos. Afinal de contas, desde o unboxing, até ao uso no dia-a-dia, temos sempre uma experiência super-premium, quase sem falhas.
É muito provavelmente o melhor produto que a Corsair alguma vez lançou no mercado. E meus amigos, a Corsair lança muita coisa!
Design e Funcionalidades Chave
Antes de mais nada, é preciso afirmar que o som ‘surround’ é obviamente um dos grandes pontos chave destes auscultadores. Afinal, conseguindo chegar aos 40KHz, a Corsair oferece aqui um produto que vai muito além dos tradicionais aucultadores feitos para o mundo dos PCs. Além disto, podemos ainda contar com drivers de 50mm (dual drivers de neodymium), para que a qualidade de som nunca seja um problema.
Em termos de conectividade, o que não faltam são alternativas!
Temos a possibilidade de ligar estes Virtuoso XT através de uma pen Slipstream de 2.4GHz, ligá-los através de Bluetooth, ou simplesmente utilizar um cabo USB-C. Com tanta alternativa para os conectar, também se abre a porta para os utilizar numa série de aparelhos, onde temos de incluir a PS5, a Xbox Series X/S, o seu telemóvel, o seu PC, ou as consolas da geração passada. A flexibilidade é tanta nestes Virtuoso, que até pode ligar ao seu PC e ao seu telemóvel ao mesmo tempo. É mesmo a loucura.
Além de tudo isto, temos ainda um microfone removível incluído na caixa. A sua performance é em tudo igual à que tivemos oportunidade de experienciar no Virtuoso SE. O que em poucas palavras significa que temos um microfone espetacular para sessões longas de jogo, e capaz até de dar uma perninha no mundo do streaming. Afinal, a voz é super clara, e a anulação de ruido é muito competente.
Por fim, quando ao design propriamente dito, pouco muda. Mas isso faz todo o sentido. É que em termos de qualidade de construção e ergonomia, o antigo modelo já era simplesmente brutal. Em suma, temos aqui uma construção em metal sólido, que apesar de tornar o produto um pouco mais pesado do que aquilo que poderia esperar, também o torna super confortável, mesmo em longas sessões de jogatana.
Além dos botões do antigo SE, no novo XT temos também alguns controlos bluetooth no lado direito.
Por fim, em termos de iluminação RGB, a coisa ficou muito low-key, ao apenas termos “luzinhas” no logo da Corsair, em ambos as cups dos auscultadores.
Performance
A qualidade de som é do melhor que pode encontrar no mercado! Tão simples quanto isto. A conectividade é fenomenal com uma latência muito baixa, especialmente quando ligados através do Slipstream. (O Bluetooth perde sempre um bocadinho de qualidade, como é habito).
Mas voltando à qualidade de som, aqui até temos suporte ao sempre famoso Dolby Atmos, que em alguns jogos, é completamente capaz de transformar a experiência, especialmente no campo da imersão. Até no League of Legends, é possível perceber onde está o jungler inimigo, pronto a entrar na sua lane de rompante.
Entretanto, no campo da música, com suporte a AptX HD, também temos aqui um produto muito interessante, e super preformante.
Autonomia
Normalmente, chegar às 20 horas é muito fácil, mas tudo irá depender do volume que utiliza, e claro, se utiliza a ligação dupla na grande maioria das vezes que utiliza estes auscultadores.
Conclusão
Na nossa opinião, os Corsair Virtuoso RGB XT são muito provavelmente os melhores auscultadores que o dinheiro pode comprar. Se são caros? Sim, são. Se valem a pena? Sim, valem!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!