Se acha que existe escolha para todos os gostos no mundo dos monitores, é porque ainda não olhou com olhos de ver para o mundo dos ratos gaming. Aqui sim! Temos ratos para todos os tipos de jogadores, e todos os tipos de carteiras, espalhados por centenas de fabricantes diferentes.
Dito isto, hoje podemos dar as boas vindas a um novo rato topo de gama pensado para o nicho dos jogos MMO e MOBA. Sim, estamos a falar daqueles ratos com carradas de botões na sua lateral, que parecem estranho mas são incríveis na sua missão. Abram alas ao Corsair Scimitar Elite Wireless, o novo rato focado neste mercado da gigante dos componentes e periféricos Corsair, agora com conectividade sem fios, e claro, outras melhorias interessantes.
(Análise) Corsair Scimitar Elite Wireless: Finalmente!
Portanto, caso não saiba, já existe um Scimitar Elite no mercado, a grande diferença está agora na conectividade sem fios feita através da tecnologia Slipstream de Corsair de ultra baixa latência. Mas as coisas não ficam por aqui, visto que os botões têm switches mecânicos óticos, bem como um novo sensor aprimorado.
O que é um rato MOBA ou MMO?
De forma muito resumida, são ratos com botões à sorte. Um formato popularizado pela Razer, nomeadamente com o Razer Naga.
Neste caso temos um rato pensado para destros, com um teclado lateral ajustável equipado com 12 botões programáveis. Sim, ajustável, este pequeno teclado pode ser movimentando num eixo para ficar literalmente no “sítio mais à mão”. Aliás, todo o rato foi desenvolvido tendo o conforto em mente.
O que podemos encontrar na caixa?
Bem, podemos encontrar o rato propriamente dito, a pen Slipstream dentro do rato, e claro, um cabo trançado USB-C para USB-A para carregamento. Como é óbvio, pode utilizar qualquer cabo para o carregamento, mas é inegavelmente bom encontrar um cabo com 1.8m dentro da caixa do produto.
Além de tudo isto, temos ainda uma chave Allen para o ajuste do teclado lateral. Sim, o mecanismo de ajuste pode ser afinado como uma chave, para que nada falhe.
Design
Antes de mais nada, podemos dizer que o novo Scimitar é na realidade muito parecido a todos os outros Scimitar da Corsair. O que não é algo negativo, atenção! O formato deste rato sempre foi elogiado, e a meu ver, não existe espaço para revoluções, apenas para alguns ajustes.
É um rato capaz de se adaptar a vários tipos de utilizadores, quer use um “palm grip” ou “claw grip”.
O Teclado é a figura de destaque. Afinal, com os 12 botões do mesmo, temos um total de 16 botões programáveis a partir da suíte iCUE. Para quê tantos botões? Simples! Para ter os seus ataques favoritos ali à mão, e claro, ter um acesso ainda mais rápido às sempre populares macros. É um rato feito a pensar em jogos como World of Warcraft, Final Fantasy XIV, Diablo, Guild Wars, etc… Ou claro, os jogos MOBA como League of Legends ou Dota.
Além destes jogos, este tipo de rato pode ser ainda muito útil para jogos de construção, ou de estratégia como é o exemplo de Age of Empires ou Starcraft. Vai ser menos útil em jogos como CS:GO ou Valorant, mas mesmo aí temos sempre o conforto de utilização e qualidade dos componentes a empurrar-nos para a vitória.
Porém, apesar de confortável, é um rato pesado (114g). Um peso que pode ser um exagero aos olhos de muitos consumidores, mas é comum para o tipo de jogo em que está o foco da Corsair. Além do peso, temos 119mm de comprimento, 73mm de largura e 42mm de altura. É um rato grande!
Conectividade
A grande novidade está na conectividade sem fios, por isso, vamos falar um pouco sobre isso. Dito isto, a Corsair oferece 3 possibilidades de conectividade! Cabo, Bluetooth e Slipstream (Dongle USB).
Como é óbvio, comprar um rato sem fios para usar cabo não faz sentido. Por isso, se quiser performance, a resposta passa sempre pelo Slipstream, que é uma tecnologia de baixa latência através de conectividade 2.4GHz. Isto significa um poll rate de 2000Hz e latência de resposta abaixo de 1ms. Curiosamente, se tiver interesse nisso, pode utilizar este rato por Bluetooth num aparelho, e por Slipstream num outro aparelho, bastando apenas mudar o interruptor para controlar aparelhos computacionais com um único rato.
Performance
Além da qualidade da ligação, temos um sensor Corsair Marksman (PixArt PAW3393) de 26 mil DPIs capaz de oferecer uma velocidade máxima de 650 UPS. É um sensor de topo de gama, e como tal, pode esperar a melhor performance possível e imaginária, seja para jogar ou trabalhar. A precisão é incrível.
Já no campo dos switches, temos uma novidade no uso de switches óticos capaz de aguentar cerca de 100 milhões de cliques, e claro, um tempo de resposta ainda mais baixo.
Entretanto, na autonomia temos 150 horas com Bluetooth e sem RGB, 120 horas com Slipstream e sem RGB, e por fim, cerca de 50 horas com tudo ligado no máximo.
iCUE e RGB
Como é normal, tudo pode ser configurado a partir do iCUE, desde a sensibilidade do sensor, bem como aquilo que cada um dos 16 botões programáveis pode ou não fazer. Além de tudo isto, temos também a possibilidade de personalizar a iluminação RGB.
Iluminação essa que não se encontra apenas no símbolo da Corsair! Também está no teclado lateral, e por isso, é capaz de oferecer uma experiência de personalização bastante interessante.
Conclusão
A Corsair é uma das melhores fabricantes de ratos do planeta. Algo que este Scimitar Elite vem comprovar, especialmente pelo facto de a gigante dos periféricos nem sentir necessidade de revolucionar a fórmula. É uma nova versão que apenas mexe naquilo que tinha de ser atualizado, o que claro está, resulta naquele que é muito provavelmente o melhor rato para MMO e MOBA do mercado.
Porém, a Corisar não é barata, por isso, pode esperar um rombo de 149.99€ na sua conta, se porventura quiser este rato. Ainda assim, é mais barato que o rato mais famoso deste nicho de mercado, o Razer Naga, que já chega aos 200€.