Análise K70 TKL RGB OPX – A Corsair é uma fabricante que simplesmente não sabe estar quieta, por isso, além do lançamento de novos modelos, está também sempre disposta a melhorar alguns dos seus ‘best-sellers’, como é o exemplo do seu teclado K70 TKL RGB, que agora aparece equipado com os seus novos Switches Mecânicos OPX (Optical-Mechanical).
Vale a pena? Vamos por partes!
(Análise) Corsair K70 TKL RGB OPX – Um teclado evoluído
Portanto, se o K70 RGB TKL era um clássico, esta versão OPX é uma espécie de remix que à primeira vista parece estranho, mas rapidamente se entranha na sua vida, tal é a respostar ao toque, e a velocidade com que começa a escrever sem erros. O que muda? De forma muito resumida, as grandes mudanças estão na implementação dos switches opto mecânicos de design e produção Corsair. Tudo o resto mantém-se! Sabe porquê? Porque em equipa que ganha não se mexe.
Assim, podemos continuar a contar com teclas dedicadas para multimédia, iluminação ARGB, e claro, o botão torneio.
Especificações Técnicas
- Dimensões: 360 x 164 x 40mm
- Peso: 880g
- Teclas: Plástico ABS + Teclas multimédia + Roda de Volume
- Atuação: 45g / 1mm
- Distância total: 3.2mm
- Durabilidade: 150 milhões pressões
- Conectividade: Cabo USB
- Extras: Botão de torneio / Personalização via iCUE
Design
Como já deve ter percebido, estamos perante um teclado TKL, ou seja, não temos teclado numérico (NumPad). Isto significa que o K70 RGB TKL ocupa menos espaço e é mais leve, ao trazer para cima da sua secretária as dimensões compactas de 360 x 164 x 40 mm e claro, o peso de 880g.
Temos ainda as tradicionais teclas multimédia no canto superior esquerdo, e ainda a roda de volume no canto superior direito. Com mais três botões para controlar o brilho, mudar de perfil, ou simplesmente bloquear a tecla Windows sem ter de ir ao iCUE. Como é óbvio, visto estarmos a falar de um produto Corsair, a sua iluminação RGB não desilude minimamente, com bom brilho e muita personalização ao nosso dispor no já mencionado iCUE.
As teclas são de plástico ABS em vez de PBT, o que poderá irritar alguns utilizadores, mas a qualidade de utilização é ainda assim bastante boa. Entretanto, na traseira, temos um botão extra, denominado de botão de Torneio. A ideia é limitar a iluminação, e desativar algumas funcionalidades que possam distrair durante uma jogatana mais séria.
Para terminar esta parte, temos pés de borracha prontos a estabilizar o teclado, e ainda pés de elevação com 2 níveis de altura. Infelizmente, a Corsair não inclui um descanso para o pulso, o que em 2022, honestamente não faz grande sentido.
Performance
Testei o Corsair K70 RGB TKL tanto em ambiente de jogo, como também num ambiente mais profissional (este artigo foi escrito através dele). Por isso, posso dizer que os switches OPX são realmente rápidos e precisos em jogo. Mas onde mais me impressionaram foi mesmo na escrita! Ao fim ao cabo, normalmente, tenho sempre alguma dificuldade, enquanto me tanto adaptar a um novo teclado. No entanto, aqui, isto não aconteceu. Fui imediatamente super rápido, assim que montei o teclado. Os switches respondem muito bem, e as teclas estão muito bem moldadas aos dedos, para garantir que não cometo erros ‘parvos’.
Em suma, não é preciso fazer muita força para ativar cada tecla, o que eleva, bastante, o conforto na utilização. Cheguei a escrever durante 4 horas seguidas (com um joguito de League of Legends pelo meio), sem qualquer cansaço.
Para terminar esta parte, o K70 RGB vem equipado com tecnologia Anti-Ghosting, e claro, um polling rate de 8000 Hz.
Conclusão
É um teclado à imagem da Corsair, com tudo o que isso traz para cima da mesa. É um pouco caro, ao custar 149,99€, mas a qualidade paga-se, e a Corsair é uma das fabricantes que mais aposta na qualidade de construção e no apoio ao cliente.
Na minha opinião, é um teclado que vale a pena, tal é o conforto e performance que oferece. Mas claro está, existem muitas alternativas a este preço, ou mais baratas, muito similares.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gostou do teclado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!