A fonte de alimentação é o componente chave onde, muitas vezes, os consumidores escolhem poupar alguns trocos de forma a investir um pouco mais noutras áreas, como é o caso do processador, da placa gráfica, da memória RAM, ou claro, do armazenamento SSD.
Contudo, apesar do facto de não ser algo que trocamos muitas vezes, é um dos componentes mais importantes que temos na nossa máquina de trabalho, ou de jogos.
Especialmente nos tempos que correm, em que os componentes mais poderosos, também estão a ficar um pouco mais exigentes no campo do consumo de energia. Já viu os requisitos das novas placas gráficas da NVIDIA e da AMD? Pois, está na altura de começar a estudar o mercado de fontes, e pode começar já pela nova HX1000i da Corsair, uma fonte de alimentação de topo, que é na verdade um refresh de uma outra fonte de referência, de uma marca que não está mesmo para brincadeiras no mundo dos computadores.
(Análise) Corsair HX1000i: Uma fonte para o futuro!
Especificações Técnicas
Funcionalidades Chave
- Completamente Modular: Pode ligar os cabos que precisa, e deixar o resto na caixa, o que facilita imenso a arrumação.
- Triple EPS12V: Suporte às boards mais modernas
- Ventoinha de 140mm Fluid Dynamic super silenciosa com modo 0 RPM
- 80+ Platina: até 92% de eficiência energética
- Modern Standby: Super rápida a iniciar, e maior eficiência low-load.
- 10 anos de Garantia
Dentro da Caixa
Estamos a falar de uma fonte premium, vinda de uma fabricante igual premium, por isso, até a forma como o produto nos chega às mãos é de qualidade. A caixa é obviamente a do costume, mas o que realmente separa o trigo do jóio, é mesmo o cuidado como tudo é separado e embalado.
A fonte está devidamente protegida, e os cabos estão numa caixa à parte. Quanto aos cabos, temos o cabo ATX 24, três cabos 4+4 ATX 12V, três cabos PCIe longos com dois conectores no fim, dois cabos SATA, dois cabos PATA, e ainda um cabo USB-C para integração no iCUE.
Como dissemos em cima, a HX1000i é completamente modular, por isso, use apenas os cabos que realmente precisa para a sua máquina. (O iCUE permite fazer perfis para a ventoinha. Mas não é obrigatório ligar o cabo.)
Performance
Em termos de flutuação de voltagens, esta não é a melhor fonte do mercado, mas traz uma melhoria muito significativa face ao modelo antigo. Já no campo da eficiência energética, esta é sem qualquer dúvida uma das melhores fontes que o dinheiro pode comprar. (90~93%).
Conclusão
Como deve imaginar, fazer uma análise a uma fonte é sempre um tanto ou pouco complicado. No fundo, quando compramos um componente deste tipo, metemos sempre muita fé na fabricante. Neste caso, numa fonte Corsair, podemos estar quase sempre descansados.
De forma muito resumida, a entrega de energia é suave e estável, e a ventoinha é super silenciosa. É também uma fonte inteligente, capaz de baixar as exigências energéticas quando a máquinas está em tarefas mais leves, mas é obviamente capaz de arcar com todas as exigências, mesmo que tenha um PC de topo.
É também uma fonte que dá uma outra segurança, caso tenha uma instalação elétrica mais antiga, ou com muitos picos de energia. Proteger o seu PC começa sempre pela compra de uma boa fonte.
Em suma, a nova gama HXi da Corsair continua a oferecer muita qualidade, mas claro, continua também com um preço elevado. Neste caso são 200€ para versão de 1000W.