(Análise) Corsair Elite Capellix 360mm: Um monstro bonito? É um contrassenso não é? A explicação é simples, estamos a falar de um produto que é um monstro na performance, e posteriormente, apresenta um design capaz de realmente levar o seu setup a um nível completamente novo.
Mas vamos lá começar a análise… Antes de mais nada, é preciso dizer que a Corsair é inegavelmente uma das marcas mais famosas no mundo dos PCs, ao lançar produtos de qualidade em quase todas as áreas que o tradicional entusiasta gosta de meter o bedelho.
Ao fim ao cabo, temos PCs completos, ratos, teclados, caixas, memória RAM, SSDs e claro… Coolers! Dito isto, hoje vamos analisar um dos mais recentes coolers AiO da marca, o Corsair H150i Elite Capellix, um cooler que tenta aliar um design bastante diferente do habitual à performance.
(Análise) Corsair Elite Capellix 360mm: Um monstro bonito!
Portanto, muito resumidamente, parece que a Corsair quis sair um pouco fora da caixa com este cooler, ao trazer um design um pouco fora do normal, mas ainda assim não menos apelativo.
Aliás, se por acaso é fã de iluminação RGB, estará muito provavelmente nas 7 quintas com este menino.
Dito isto, à semelhança da restante gama de coolers All-in-One da marca, temos aqui um AiO com um radiador de alumínio e bomba que nos oferece um único loop, recebendo a ajuda de 3 ventoinhas de 120 mm.
Mas vamos primeiramente olhar para aquilo que a própria Corsair salienta na sua nova gama de produtos:
- Bomba RGB de alta-performance: Poderosa, silenciosa, e com RGB para dar e vender (33 LEDs CAPELLIX)
- iCUE Commander Incluído: A Corsair inclui um controlador de ventoinhas RGB smart, onde não só poderá ligar o RGB, como também a própria ventoinha. (Tudo controlável a partir do iCue.)
- Ventoinhas RGB magnéticas: 2 ou 3 ventoinhas de 120/140mm Corsair ML RGB PWM para a melhor performance de refrigeração, com 8 RGBs em cada ventoinha.
- Cooling de alto nível: 400~2400 RPM
- Zero RPM Mode: Quando a temperatura está baixa, o software pára as ventoinhas para promover o silêncio.
- iCUE: É possível controlar tudo através do software iCUE, incluindo velocidade das ventoinhas, sincronização da iluminação, etc…
- Split-Flow Cold Plate (Cobre): Um design pensado para promover o melhor desempenho possivel
- Low-Noise Centrifugal Pump: Uma bomba capaz de oferecer uma taxa de 0.82L/Min ao mesmo tempo que apresenta um ruído abaixo dos 20 dBA.
- Fácil Instalação tanto em Intel como em AMD.
Portanto, apesar de tudo parecer igual ou quase igual, sendo isto apenas um novo Cooler AiO com LEDs bonitos, temos aqui algumas coisinhas novas, e claro, a clássica qualidade de construção Corsair. Onde podemos incluir o modo Zero DBA ou Zero RPM que basicamente faz com que as ventoinhas parem de forma a evitar qualquer ruído desnecessário. Isto desde que a temperatura do processador o permita (menos de 40ºC).
Quanto às ‘fans’ do H150i, como dissemos em cima, temos três ventoinhas de 120 mm ML (Magnet Levitation), capazes de chegar às 2400 rotações por minuto. O que em termos de som, significa um máximo de 37 dBA. Entretanto, quanto ao ‘airflow’, estas duas ventoinhas oferecem 75 CFM (Airflow -> CFM: Cubic Feet per Minute, é basicamente a quantidade de ar que uma ventoinha é capaz de movimentar.)
Especificações técnicas e Garantia
Algo que a Corsair garante, e muito bem, é uma garantia de 5 anos. Ou seja, a marca tem uma confiança cega na qualidade do produto que comercializa! É que verdade seja dito, ver uma garantia de alta duração em coolers AiO é uma autêntica raridade. É bom ver esta confiança num produto que quando falha… Falha a valer! (É um componente que falha sem avisar!)
Instalação, Compatibilidade e Performance
Este cooler é compatível tanto com plataformas AMD como plataformas Intel, apenas sendo necessário mudar a cabeça de encaixe que já vem na caixa. Posteriormente apenas precisa de preparar a backplate e seguir os passos do manual. É um processo fácil de seguir. Especialmente quando tem uma série de desenhos à sua frente, cortesia da Corsair.
Sockets compatíveis AMD:
- AM4
- AM3
- FM2
- FM1
- sTR40
Sockets compatíveis Intel:
- LGA 115x, LGA 2066, LGA 2011-3 e LGA 2011.
No entanto, é preciso ter cuidado com todos os cabos que terá de arrumar e ligar neste menino! É que com o suporte ao RGB, temos alguns cabos que têm de ser ligados na traseira. Mas verdade seja dita, este processo de arrumação é mais estético que outra coisa, sendo igual em quase todos os coolers deste tipo.
Nota -> O H150i vem com pasta térmica pré-aplicada, sendo normalmente uma pasta de excelente qualidade. Contudo, se por ventura não confiar neste tipo de pré-aplicação, recomendo o uso de Thermal Grizzly Kryonaut (aqui).
Sistema de Teste
- Caixa: Corsair iCUE 220T
- Motherboard: Gigabyte AORUS X570 Elite
- CPU: AMD Ryzen 3900X
- RAM: 32GB Corsair Dominator 3200MHz
Antes de mais nada, vamos aos resultados:
- Temperaturas: IDLE -> 35 ºC // Load (Médio) -> 53 ºC // Load (100%) -> 76 ºC
- Ruído: IDLE -> 32dBa // Load -> 37 dBA
Para ter noção do que significam estes valores de ruído:
- Levantamento de um avião -> 120 dBa
- Local de construção -> 110 dBa
- Camião -> 90 dBa
- Interior de um carro -> 70 dBa
- Conversa normal -> 60 dBa
- Escritório -> 50 dBa
- Sala de Estar -> 40 dBa
- Quarto à noite -> 30 dBa
- Estúdio de transmissão -> 20 dBa
- Folhas ao vento -> 10 dBa
Pois bem, o Corsair H150i não desilude na performance, ao conseguir conter o muito popular Ryzen 3900X, ao mesmo tempo que não irá incomodar os vizinhos. Ao fim ao cabo, chega aos 32 dBa em IDLE e 37 dBA em Full LOAD, por isso, quer esteja a ser puxado ou não, muito dificilmente se irá sentir incomodado com o barulho deste cooler.
RGB (iCUE)
Como disse na análise à caixa iCUE 220T RGB, este programa de controlo da Corsair é inegavelmente um dos melhores do mercado, não pedindo ‘mariquices’ como contas ou logins via Facebook. Além disto, o painel de controlo tem um feeling muito minimalista, sendo focado naquilo que é o seu objetivo real… Deixá-lo controlar a iluminação do produto que quis comprar.
Assim, podemos monitorizar os RPM, a temperatura, bem como controlar o nível de performance que realmente queremos. E claro, podemos mudar os 16 LEDs individuais da cabeça de refrigeração de forma completamente independente. Quem manda é o cliente.
Conclusão
O Corsair H150i Elite é um cooler que simplesmente no irá deixar ficar mal, ao mesmo tempo que eleva o ‘look’ da sua máquina a um nível completamente novo. Dito isto, esquecendo o ‘look’, é um produto que impressiona pela positiva com o seu desempenho sem compromissos, ao mesmo tempo que não deixa ninguém louco com ruído, mesmo com a utilização das ventoinhas incluídas pela fabricante.
A instalação e configuração é muito simples, mesmo que não tenha grande experiência com produtos Corsair (Como era o meu caso!)
A Corsair tem feito um excelente trabalho ao tentar levar este tipo de refrigeração aos utilizadores com menos experiência no mundo dos computadores, mas que ainda assim querem uma build bonita, rápida e silenciosa.
Em suma, tanto ao nível do design, como da construção e finalmente no desempenho… O Corsair H150i Elite foi de encontro às nossas expectativas. Recebendo o selo de recomendado!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!