Caso não conheça a Corsair, estamos a falar de uma fabricante de memória para PC que abriu portas originalmente em 1994, começando primeiramente com a produção de módulos COST e mais tarde apostou na produção de chips DRAM, que por sua vez dão vida à nossa tão bem amada memória RAM.
Entretanto, já estamos em 2020, e obviamente muita coisa mudou, especialmente dentro da Corsair! Visto que estamos a falar de uma empresa que produz ratos, teclados, fontes, caixas, ventoinhas, teclados, e até vende PCs completos! Mas uma coisa manteve-se sempre igual, a Corsair continua a ser uma das fabricantes de referência do mercado de memória RAM. E como deve imaginar, o mais recente lançamento de RAM Dominar Platinum é mais uma prova disso mesmo.
- Corsair Dominator Platinum White RGB: Uma gama ainda mais exclusiva
- (Análise) Corsair Dark Core RGB PRO: Um rato completo e flexível!
(Mini-Review) Corsair Dominator Platinum White: RAM bonita e rápida
Portanto, esta RAM lançada no passado dia 2 de Junho de 2020, é no fundo um ‘refresh’ aos excelentes módulos Dominator Platinum RGB lançados no ano passado! Os primeiros módulos de RAM do mercado a contar com LEDs CAPPELLIX.
Dito isto, o novo modelo além da cor branca (bem ‘sexy’), traz também algumas mudanças no design do dissipador de calor, com alguns detalhes a ouro, que em boa verdade dá logo outro aspeto Premium à coisa.
Mas vamos ao que interessa! As especificações técnicas e performance.
- Modelo: Dominator Platinum RGB White
- Tipo e tamanho: 16GB (2x8GB) DDR4 (DIMM)
- Velocidade: 3600MHz
- Timings: 18-19-19-39
- Dissipador de Calor: Alumínio Adonisado
- Pinos de memória: 288
- Iluminação RGB individualizada LED a LED.
- Compatibilidade: Intel 100, Intel 200, Intel 300, Intel X299, AMD 300, AMD 400, AMD X570
Resumo do produto e Performance
Num primeiro olhar, poderá pensar que a Corsair pensou muito no design da sua memória RAM, talvez até de mais… Mas isto não significa que a marca também não tenha feito exatamente o mesmo com a performance propriamente.
Aliás, este foi um dos únicos Kits de memória que tive o prazer de montar num sistema Ryzen, ligar o perfil XMP, e o gajo arrancar sem qualquer problema! Tudo isto numa board X570 Taichi com um processador AMD Ryzen 9 3900X.
A própria marca re-afirma a sua missão de oferecer a melhor performance possível. Ora leia:
“Os nossos chips de memória são escolhidos a dedo e testados rigorosamente antes de serem montados num PCB robusto de 10 camadas. O nosso objetivo é oferecer a melhor performance possível, ao mesmo tempo que deixamos um bom espaço para overclock e estabilidade nesse mesmo campo. Por isso, os módulos Dominator Platinum RGB continuam a fazer uso da tecnologia de cooling patenteada ‘Dual-Channel DHX’, com o grande objetivo de manter os chips frescos mesmo nos ambientes mais exigentes.”
Performance
Como dissemos em cima, este produto é um simples ‘refresh’ ao que já foi lançado no ano passado. Por isso, a performance deverá ser muito similar senão mesmo igual. Ainda assim, deixamos alguns testes num sistema composto por um Ryzen 3900X e motherboard ASRock Taichi X570.
Os benchmarks em baixo servem para validação da velocidade, timings e estabilidade.
A nível de OC, consegui chegar aos 3800MHz sem mexer na voltagem e timings, o que mais uma vez me deixou realmente surpreendido com este kit de memória da Corsair.
Iluminação RGB (iCUE)
Como este lançamento é mais focado no aspeto do produto, vamos ter obrigatoriamente de analisar bem a coisa neste departamento.
Portanto, tal e qual como nos modelos antigos, a iluminação Capellix é um fator diferenciador para a Corsair. Ao fim ao cabo, com o iCUE, podemos personalizar os vários LEDs dos módulos de tanta forma que é quase impossível de meter tudo aqui.
Afinal de contas, além da extensa personalização, temos ainda ao nosso dispor vários efeitos pré-definidos que muito provavelmente irão ser mais do que suficientes para os utilizadores mais preguiçosos, que não têm paciência para andar a mexer LED a LED, mas que ainda assim querem um autêntico espectáculo de luz no seu PC. Estes são alguns dos efeitos pré-programados:
- Rainbow Wave – Os módulos selecionados irão as cores da iluminação enquanto o fluxo vai para um único sentido. (Velocidade e direção podem ser personalizadas)
- Spiral Rainbow – Os módulos selecionados irão apresentar um efeito espiral arco-íris.
- Color Shift – Os módulos irão mudar cor a cor em uníssono.
- Color Pulse – Os módulos irão mudar cor a cor gradualmente, em pulsos.
- Rain – Efeito de chuva numa única direção.
- Sequential – Os módulos vão criar um efeito em que cada um se irá ligar e desligar à vez.
- Static Color – Apenas uma cor.
Além da personalização da iluminação, existem outros aspetos técnicos no iCUE, visto que podemos ver algumas características de forma instantânea, como a velocidade atual dos módulos bem como os seus timings.
Conclusão
O preço destes módulos irá obviamente depender da capacidade, velocidade e timings que escolher. Além disso, temos de ter em conta que estamos a falar de um produto topo de gama, o mais apetrechado que a Corsair tem para oferecer em 2020.
Dito tudo isto, o kit impressionou tanto na performance como na parte estética! Ganhando um espaço de destaque na minha máquina pessoal. Por isso, se quiser a RAM de volta, a Corsair vai ter de mandar ninjas cá a casa para a recuperar.
Entretanto, se por ventura já tiver produtos da marca com suporte ao software iCUE, então tem aqui a melhor solução possível para a sua máquina, visto que pode controlar tudo a partir de um único programa! Aliás, desconfio que este seja o grande objetivo da marca! Ao oferecer um ecossistema superior, para manter os consumidores bem presos no seu mundo.
Para finalizar, se por acaso já tem um sistema com alguns componentes brancos, esta RAM irá certamente encher-lhe as medidas, isto mesmo tendo em conta que não é um produto ‘barato’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!