Pensava que jĂ¡ tinha visto tudo no mundo do PC Gaming, mais concretamente na parte dos ratos gaming? Bem, ainda nĂ£o viu tudo, porque ainda nĂ£o viu o recentemente anunciado e lançado Corsair Darkstar, um rato que aposta forte e feio no MMO, ao trazer 15 botões fĂsicos completamente personalizĂ¡veis, que atĂ© podem ganhar funcionalidades extra graças Ă capacidade de programar gestos.
É um rato extremamente interessante, com uma excelente qualidade de construĂ§Ă£o, mas que claro estĂ¡, chega ao mercado com um preço prĂ³prio da gama alta Corsair. Vamos por partes?
(AnĂ¡lise) Corsair Darkstar: Um rato com botões atĂ© dizer chega!
Especificações Técnicas e Pontos-Chave:
- Design versĂ¡til, e confortĂ¡vel, com 15 botões configurĂ¡veis.
- Cluster lateral com 6 botões, pensado para o conforto
- Na parte dos botões programĂ¡veis, temos de incluir a inclinaĂ§Ă£o da roda de deslocamento, pensada de forma a garantir que todos os seus tiros e feitiços cruciais, comandos e capacidades estĂ£o apenas a um clique de distĂ¢ncia.
- LigaĂ§Ă£o sem fios super-rĂ¡pida Slipstream Wireless ou Bluetooth (1ms tempo de resposta e 2000Hz)
- 7 zonas de iluminaĂ§Ă£o RGB ajustĂ¡veis e personalizĂ¡veis
- Perfis on-board (até 7)
- Sensor Ă³tico 26K DPI // 650 IPS // 50G
- Autonomia de 80 horas
- Peso e Dimensões: 96g // 129.05 x 67.9 x 43.64 mm
Design e Ergonomia
É um rato que grita qualidade ao toque, o que claro estĂ¡, Ă© o normal no mundo Corsair, especialmente nas gamas mais altas. Os acabamentos sĂ£o mesmo muito bons, bem como a atenĂ§Ă£o ao detalhe. Temos vĂ¡rias partes de borracha rugosa para melhorar o ‘grip’.
Dito isto, apesar de nĂ£o parecer um rato leve (96g), nĂ£o se sente pesado. Mas sente-se grande. É um rato que requer um “claw grip”, ou seja, vai estar com dedos curvados em qualquer situaĂ§Ă£o.
Ă€ primeira vista, a iluminaĂ§Ă£o RGB parece estranha, e por vezes atĂ© “barata”. PorĂ©m, depois de termos acesso a todas as funcionalidades de personalizaĂ§Ă£o, a perspetiva muda um pouco. Ainda assim, posso dizer que nĂ£o sou o maior fĂ£ da barra iluminada em cima. Parece… Demasiado ‘gamer’, se isso fizer sentido.
Dito tudo isto, alĂ©m da personalizaĂ§Ă£o e qualidade de construĂ§Ă£o, temos um indicador LED para os muitos perfis que pode configurar, bem como os muito interessantes 6 botões laterais implementados Ă volta de uma base de borracha. A ideia Ă© permitir ter acesso a botões extra, de forma extremamente rĂ¡pida e confortĂ¡vel. Felizmente, ao contrĂ¡rio daquilo que acontece em vĂ¡rios ratos deste tipo, todos os botões extra sĂ£o bastante ‘clicky’, o que oferece um feedback agradĂ¡vel, e necessĂ¡rio, visto que nĂ£o Ă© um movimento normal para todos os gamers. Em suma, Ă© um rato muito similar ao Naga Hex da Razer, mas mais ao estilo da Corsair.
Performance e Software
Em 2023, ter um bom rato, bonito e bem construĂdo, jĂ¡ nĂ£o chega. É preciso ter um excelente software, de forma a aproveitar todas as potencialidades do hardware. É exatamente isto que acontece a partir do iCUE da Corsair, que com este rato, apresenta nĂ£o uma, mas duas mĂ£os cheias de opções e configurações, para meter o rato a seu gosto.
Tem definições para configurar todos os botões, macros, configurações para inclinaĂ§Ă£o, para gestos, etc… Tem absolutamente tudo!
Quanto Ă performance propriamente dita, posso dizer que Ă© realmente muito boa, com o Ăºnico problema de ser um design “grande”, e por isso mesmo, nĂ£o Ă© de fĂ¡cil adaptaĂ§Ă£o para qualquer tipo de utilizador.
Na parte dos jogos, testei o rato em League of Legends, Valorant e Call of Duty: Warzone 2.0. É um rato capaz de se adaptar a qualquer ambiente, graças ao excelente pacote de hardware que a Corsair oferece. Temos switches OMRON Ă³ticos (que usam luz infravermelha para identificar cliques em qualquer tecla do rato), temos 15 botões, um sensor de 26K DPI, um giroscĂ³pio de 6 eixos, e ainda uma acelerĂ³metro. Tudo junto permitiu a criaĂ§Ă£o de um perifĂ©rico pronto para tudo.
Bateria
A autonomia real Ă© muito prĂ³xima daquela que a Corsair promete. PorĂ©m, Ă© preciso ter em conta que as 80 horas na caixa referem-se Ă conectividade Bluetooth, e nĂ£o Ă mais poderosa Slipstream.
Valores reais sĂ£o mais prĂ³ximos das 70 horas com BT e RGB ligado. Ou 15 horas com Slipstream e RGB ligado.
ConclusĂ£o
O Darkstar Wireless é um rato muito bom, obviamente mais focado no mundo dos jogos MMO. Porém, a 169.99€, é uma proposta cara, talvez demasiado cara para o mercado atual.
Ainda assim, Ă© um rato que faz tudo aquilo que promete, e que atĂ© abre a porta a muita personalizaĂ§Ă£o para os mais entusiastas. Isto sĂ£o coisas que se pagam, especialmente porque a Corsair nunca foi conhecida por ser uma fabricante barata.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grĂ¡tis!