A Chuwi é uma marca que está, a cada ano que passa, a ganhar mais e mais reconhecimento no mercado, tudo graças às suas ofertas ‘low-cost’, que verdade seja dita, estão cada vez mais impressionantes. É exatamente por isto que hoje trazemos o CoreBook Pro, um ultra portátil, cheio de qualidade, que tenta conquistar o coração dos consumidores da maneira mais fácil possível… Pela sua carteira!
(Análise) Chuwi CoreBook Pro: ‘Low-Cost’ vale a pena?
Especificações Técnicas:
- CPU: Intel Core i3-6157U
- GPU: Intel Iris 550
- RAM: 8GB DDR4
- Ecrã: 13” 2160 x 1440
- Armazenamento: 256GB SSD
- Conectividade: 1 x USB 3.0, 1 x USB-C, audio jack, Leitor MicroSD, BT 4.2, Wi-Fi 802.11ac
- Peso: 1.36 KG
- Tamanho: 21.9 x 29 x 1.85cm
- Bateria: 46.2Whr
Design
As primeiras impressões são muito boas, ao encontrar-mos um portátil mais quadrado do que retangular, com uma qualidade de construção muito satisfatória para o preço (399€), especialmente porque temos aqui uma construção em alumínio, e claro, um ecrã 3:2, de alta resolução, com margens extremamente pequenas.
É um aparelho que se sente compacto, graças às suas dimensões de 21.9x 29 x 1.85cm e peso de 1.36KG.
Em termos de conectividade, a coisa não está mesmo nada mal, ao contar-mos com uma entrada USB normal, uma outra USB-C, um leitor de cartões, e ainda, a tradicional entrada para auscultadores. Infelizmente, não temos porta HDMI.
PS: O teclado é iluminado! (Mas não existe em PT-PT, a Chuwi oferece uma capa com o nosso formato, na caixa)
Em suma, fiquei muito agradado nesta vertente.
Hardware
Estamos a falar de um portátil ‘low-cost’, como tal, não podemos estar à espera do melhor hardware do mercado. E na verdade, para o objetivo desta máquina, que é a produtividade, não é de todo necessário ter as melhores ‘specs’ do planeta.
Dito isto, temos aqui um Intel Core i3-6157U a servir como cérebro de todo o projeto, muito provavelmente, para garantir que este modelo não passava por problemas de performance. (Além disso, a Chuwi também deve ter conseguido um bom preço, por este chip).
É um processador com dois núcleos e 4 threads, capaz de chegar aos 2.5GHz, com um TDP de 28W. Mais do que suficiente para um estudante, ou para quem apenas precisa de uma máquina mais focada para a produtividade, como é a edição de textos, ou navegação web.
Além do processador da Intel, temos 8GB de memória RAM (não dá para meter mais memória), e 256GB de armazenamento SSD (é possível trocar). Bem como um ecrã LCD IPS de 13”, capaz de chegar a uma resolução muito interessante de 1260 x 1440.
Entretanto, para completar o pacote, temos uma bateria de 46Whr, que por sua vez, significa quase 6 horas de utilização longe de um carregador.
- CPU-Z: 246 (single-thread); 693 (multi-thread)
- Geekbench: 666 (single-core); 1520 (multi-core); 7762 (compute)
- CrystalDiskMark: 554.48MBps (leitura); 443.08MBps (escrita)
- Windows Experience Index: 8.
Uso no dia-a-dia
No uso do dia-a-dia, este CoreBook Pro da Chuwi passa por uma máquina mais cara e mais poderosa do que aquilo que realmente é. Ainda assim, existem algumas “problemas”, como é o barulho do sistema de refrigeração, e aumento da temperatura quando o CPU é puxado.
Ainda assim, a sua performance é sempre satisfatória, por vezes, até ficando à frente de rivais diretos com CPUs teoricamente superiores.
Entretanto, o teclado é de qualidade, com bom feedback tátil e bom espaço de controlo, capaz de preencher bem o espaço disponível, o que por sua vez, significa uma experiência de escrita muito interessante para quem passa mais tempo a escrever do que a olhar para o ecrã.
Conclusão
Por um preço a rondar os 399€, o Chuwi CoreBook Pro é inegavelmente uma máquina fantástica, tudo graças à qualidade de construção (corpo em alumínio!), ecrã de alta resolução com um rácio de 3:2, etc… Sim, temos alguns ‘cortes’ aqui e ali, de forma a manter o preço baixo, como é o caso do processador.
Mas para o preço, é muito difícil pedir mais. Recomendado!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!