(Análise) Bose QuietComfort Ultra: Os melhores auscultadores!

Desde que entrei para a equipa da Leak.pt, já tive a oportunidade de testar earbuds e auscultadores de quase todas as marcas que a sua imaginação poderá meter na sua cabeça, muitas delas conhecidas, enquanto outras são perfeitamente desconhecidas para a grande maioria dos leitores.

Tenho a plena noção de que estou muito longe de ser um entusiasta extremo do mundo do áudio, ou melhor, sei que estou muito longe do conhecimento de audiófilo a sério. Ainda assim, posso desde já garantir… Estes auscultadores da Bose foram a melhor experiência de som sem fios que tive até hoje. Não só na qualidade de som, mas também no conforto que tive durante toda a utilização.

Não é um produto perfeito (o microfone para chamadas é muito fraco), mas é absolutamente incrível.

(Análise) Bose QuietComfort Ultra: Os melhores auscultadores!

Estes Auscultadores QuietComfort Ultra da Bose estão para chegar ao mercado há uns quantos anos, visto que os últimos auscultadores realmente de topo da fabricante chegaram ao mercado em 2019, na forma dos ANC 700. Um produto muito interessante na altura, que eu adorei testar, mas temos de ser muito honestos, ficaram em segundo plano relativamente a tudo aquilo que a Sony foi capaz de lançar nos anos seguintes.

Aliás, posso até dizer que sempre achei muito estranho a Sony andar a lançar auscultadores topo de gama de 2 em 2 anos, enquanto a Bose ficava sossegadinha no seu canto sem fazer nada. Bem, apesar do preço de lançamento, a espera valeu a pena!

Especificações Técnicas

  • Autonomia: 24 horas (Carregamento via USB-C)
  • Conectividade: Bluetooth (AAC, SBC, aptX Adaptive)
  • Microfone: Sim
  • Multiponto: Sim
  • ANC e Modo de Transparência: Sim
  • Peso: 250g

Design e Qualidade de Construção

Logo à partida, temos um design sóbrio, que se afasta um pouco das modernices que a Bose tentou implementar com os ANC 700. Além disso, temos também uma correção de algo que odiei nessa versão, bem com na versão mais recente dos auscultadores topo de gama da rival Sony… Os novos QuietComfort Ultra dobram!

Parece algo simples, e quase obrigatório, mas tanto a Sony como a Bose decidiram que era uma boa ideia vender auscultadores sem fios incapazes de se dobrar. A Bose já corrigiu do seu lado, agora fica a faltar ver o que a Sony vai fazer em 2024. Finalmente! É possível arrumar os auscultadores à pressa e atirá-los para dentro de uma mala! (Sim, a Bose oferece uma bolsa de transporte)

Quanto ao restante do design funcional, temos um botão para ligar/desligar e emparelhar, um botão multifuncional para várias tarefas como é a troca entre modos de utilização ou atender chamadas, e apesar de inicialmente ter dúvidas quanto à sua implementação, temos um pequeno espaço touch onde podemos controlar o volume extremamente bem conseguido.

Além de tudo isto, temos um indicador LED, uma entrada 2.5mm, e ainda uma porta USB para carregamento (só carregamento!).

Além disto, o produto da Bose tem um design muito simples, mas capaz de passar um “feeling” de robustez incrível.

Não são super diferentes de tudo aquilo que temos no mercado, mas têm uma presena muito Bose. Quase como se estivessem realmente preocupados no lado da performance, e menos na parte do aspeto. Por alguma razão, apesar de ter gostado da ideia original com os ANC 700, gosto daquilo que a Bose fez neste novo produto.

Quanto à qualidade de construção, temos uma mistura de metal com plástico rijo de qualidade. Isto dá uma sensação super premium em todos os momentos de utilização, e claro, dá-nos alguma segurança de que o investimento foi bem feito, e que vamos ter auscultadores para muitos anos. Neste campo, vale ainda a pena salientar que as borrachas podem ser removidas e trocas de forma extremamente fácil. É só desencaixar e voltar a encaixar.

Dito isto, tenho de voltar a bater no produto rival da Sony… Estes Bose QuietComfort sentem-se MUITO mais bem construídos e duráveis. 

Bateria

A Bose promete até 24 horas de bateria com o áudio imersivo desligado. Um número ambicioso, porque qualquer consumidor que vá comprar estes auscultadores, vai utilizar as suas potencialidades. Isto significa uma autonomia de mais ou menos 16~18 horas.

Acha pouco comparativamente aquilo que a Sony promete? Bem, temos suporte a carregamento rápido.

Conforto

Tendo em conta que temos a palavra Conforto no nome, é esperado que a coisa seja… Muito boa neste campo. É? Sem dúvida.

Ainda sem falar da performance no dia-a-dia, a realidade é que sempre tive alguma dificuldade em utilizar este tipo de produto durante o dia de trabalho, pelo calor, pela falta de encaixa, ou pura e simplesmente pela pressão da tecnologia de cancelamento de ruído. Nada disso acontece aqui.

Aliás, troquei os meus 1000XM4 que costumo usar no ginásio, por este mesmo produto, porque tenho uma confiança incrível na sua qualidade de construção/resistência, e são muito mais confortáveis durante o treino comparativamente aos meus “velhos” companheiros de treino. Talvez mais importante que o conforto e a resistência, é mesmo o encaixe incrível que estes auscultadores oferecem. Eu sei que posso saltar, agachar, sentar, deixar, e estes não me vão cair da cabeça.

Chega a ser magia, como é que um encaixe tão bom, não causa desconforto.

Performance

Esta é a parte mais importante da review. Afinal, do que interessa ser bonito, bem constrúido, e confortável, se depois a qualidade de som é uma vergonha? Bem, como disse em cima, estes são os melhores auscultadores que tive a oportunidade de utilizar até hoje. Digo esta frase sem ter em conta tudo o resto. Estou apenas e só a falar da performance do produto.

Além da qualidade pura e dura no som, temos ainda algumas funcionalidades extra muito interessantes, onde a mais notável é o áudio imersivo, que basicamente é uma forma de implementação de áudio espacial. Isto significa que estes auscultadores são capazes de simular um concerto, ou no mínimo, um bom sistema de colunas caseiro.

Curiosamente, pode escolher áudio imersivo estático (se estiver sentado a trabalhar), ou em movimento (para quando estiver a treinar ou a andar de um lado para o outro). Isto significa que os Bose QuietComfort Ultra estão equipados com vários sensores capazes de perceber onde está a sua cabeça, para depois lhe enviar o som correto para os seus ouvidos.

É uma experiência que não é revolucionária, mas que em algumas músicas vai conseguir dar-lhe aquele arrepio da espinha sempre bem-vindo.

Vale ainda a pena salientar que temos tecnologia de som Qualcomm Snapdragon (aptX Adaptive), o que significa uma estabilidade incrível na ligação, e claro, baixa latência. Além disto, temos ainda conetividade multiponto, ou seja, a possibilidade de ligar os auscultadores a mais que um aparelho ao mesmo tempo. (Funciona em qualquer tipo de aparelho! iPhone, Android, PC Windows, Mac, etc…)

Quanto ao cancelamento de ruído, a Bose continua incrível neste campo, agora com alguns extras como é a calibração CustomTune capaz de adaptar o nível de cancelamento de ruído ao que se passa à sua volta. (Existem várias opções de personalização para se entreter).

Também gosto da forma como estes auscultadores não precisam de ser desligados, graças ao facto de contarem com um modo Deep Sleep, que basicamente os mete num estado de hibernação com um consumo de energia ultra baixo. Basta voltar a meter os auscultadores na cabeça, e eles voltam a ligar no imediato e a reproduzir música. (Esta funcionalidade pode ser configurada na app!)

Para mim, o único ponto negativo nestes auscultadores está mesmo no microfone utilizado para as chamadas. A nossa voz fica realmente muito tremida, quase como se estívessemos a falar do fundo do poço. Bem… Não se pode ter tudo!

Conclusão

A Bose voltou com estrondo! Os QuietComfort Ultra são incríveis. São os auscultadores a comprar se quer algo sem fios que seja verdadeiramente incrível.

Porém, são caros… Custam 519.99€. Um preço que vai certamente assustar muitos consumidores, e que para além da qualidade de chamada, é o outro ponto negativo deste produto.

Ainda assim, recomendado!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Mesmo tendo em conta o preço discutivelmente exagerado, e fraca qualidade do microfones, não consigo não dar 5 estrelas. Que experiência!(Análise) Bose QuietComfort Ultra: Os melhores auscultadores!