(Análise) Blitzwolf BW-WA3: 100W num formato compacto!

O mundo das colunas portáteis não para de crescer, algo que claro está, vai de encontro à também incessante procura por este tipo de produto no mercado. Um fenómeno que lentamente levou a uma saturação séria do segmento, onde várias marcas optam por produtos mais focados na qualidade/preço, como aparenta ser o caso da nova BW-WA3 da Blitzwolf. Uma coluna compacta que promete 100W de potência, a um valor muito amigo da carteira! Será que vale a pena?

Mini-Review

Muito resumidamente posso desde já dizer que a nível de volume vai ter o que procura, o que acaba por ser impressionante, tal é o reduzido tamanho da coluna da Chinesa Blitzwolf. No entanto, nem tudo é um mar de rosas e claro temos alguns aspetos menos positivos nesta oferta, alegadamente cheia de potência.

Aliás, apesar de estar ainda presente no mercado budget, o valor desta coluna coloca-a numa posição complicada, onde terá de rivalizar com ofertas de marcas mais reconhecidas no campo, e por vezes, com mais qualidade.

Algo que a torna mais difícil de escolher, ou então não, porque apesar de ser uma coluna, e o som ser obviamente o mais importante, não é tudo, porque temos de olhar para o aspeto, o peso, a autonomia, e as funcionalidades extra.

Blitzwolf BW-WA3 – Design

Blitzwolf BW-WA3

Pois bem, o design é sempre um campo muito curioso para dar uma avaliação. Isto porque o que é ideal para mim, pode não ser o que o leitor procura. No entanto, existe sempre um meio termo e aqui temos isto mesmo, especialmente quando olhamos para a construção de qualidade capaz de misturar metal com plástico rijo.

Ou seja, esta coluna portátil traz consigo um design compacto e aspeto robusto, mas sem exageros na minha opinião. Conseguindo facilmente preencher as necessidades dos compradores e entusiastas. Aliás, até a utilização de leds RGB é feita de forma muito interessante nas laterais, mas sem nunca chamar demasiado a atenção.

De forma mais descritiva, na frente temos apenas a grelha onde podemos ver os altifalantes, com o mesmo a acontecer na traseira, com a adição da porta de borracha que tapa as conexões físicas do altifalante que é carregado via USB Type-C. Nas laterais dois radiadores passivos que ajudam nas frequências mais baixas e é aqui que temos o RGB que difunde muito bem a sua luz na zona branca. Quanto à zona inferior temos uma furação que ajuda se a intenção for usar um tripé. Enquanto na zona superior temos todos os botões e funções necessárias para utilizar a coluna.

Em termos de dimensões temos 91mm de grossura, 82mm de altura e 240mm de largura, o que torna ideal para um uso portátil. Até porque é bastante fácil de transportar com apenas uma mão, isto se não tiver em conta o seu peso de 1561g.

Resumidamente, a aposta num design compacto, robusto, simples e sem exageros é sempre bem-vinda nesta oferta da Blitzwolf!

Blitzwolf BW-WA3 – Áudio e Conectividade

Vamos agora à conectividade. Assim sendo, temos aqui a possibilidade de conectar a BW-WA3 por Bluetooth 5.0, jack 3.5mm, pen USB, cartão microSD até 128GB e ainda a possibilidade de ligar outra coluna igual (TWS). Ou seja, no campo de conectividade não temos aqui qualquer problema.

Chegamos agora à parte que mais interessa numa coluna portátil, o áudio. Afinal de contas, nem as especificações no papel, nem o seu tamanho, nem a sua potência em Watts são capazes de contar toda a história.

Áudio

Este é um campo muito interessante, especialmente neste equipamento da Blitzwolf, que promete muita potência a um baixo preço. Afinal, posso dizer que podemos aqui encontrar um bom bass, bem como bons médios e agudos, sempre até volumes médios, mas muito rapidamente encontramos também a falta de bass, em volumes mais extremos.

Pois bem, afinal, como é a qualidade?

Muito resumidamente, a qualidade do equipamento é boa e fica dentro das expetativas dentro da gama. Temos muito volume e a níveis percentuais até 70%, a coluna oferece uma união muito boa entre o grave, médio e o agudo. No entanto, como é comum em quase todas as ofertas do seu género, acima dos 70% e até 100%, as frequências médias e altas sobressaem imenso, na minha opinião, demasiado, isto enquanto o grave é deixado de lado.

Dito isto, posso afirmar que se a intenção é muito volume, tem aqui uma boa escolha, mas a nível de qualidade ficamos apenas dentro da média. Onde podemos, sobretudo, sentir alguma falta de grave.

Ainda assim, temos dois modos de equalização extra predefinidos à escolha, no primeiro,  onde temos uma redução do grave e aumento significativo dos agudos. Algo que ajuda bastante no consumo multimédia onde o mais importante é a voz, nomeadamente podcasts. Já o segundo sobressai o grave ao reduzir as frequências médias e altas.

Contudo, ao contrário de outras ofertas a verdade é que ambos os equalizadores estão bem feitos e foram bastante utilizados.

Blitzwolf BW-AS3: Potência de gigante a um preço pequeno!

Blitzwolf BW-WA3 – Características interessantes!

Temos aqui 5000mAh de bateria, o que garante até 12 horas de música se utilizada a 50% do volume máximo.

Muito importante é a resistência à água! Algo que garante que pequenas chuvas e salpicos não provocam qualquer problema, graças à certificação IPX5. Nem a chuva vai parar a festa.

Blitzwolf BW-WA3

Conclusão – Blitzwolf BW-WA3

Assim, tendo em conta o seu preço, que ronda os 100€, não existem pontos negativos que consigam sobressair. No entanto, também fica a sensação que a Blitzwolf promete demasiado para aquilo que oferece, especialmente quando temos em consideração o preço final. Afinal, a BW-WA3 está muito próxima de rivais que podem oferecer menos volume, mas mais qualidade sonora.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também