(Análise) Auscultadores Sony InZone H5

(Análise) Auscultadores Sony InZone H5 – Logo à primeira vista, fica a ideia de que esta gama é um pouco confusa, isto porque por apenas mais 50 euros temos acesso à gama H7, que além de mais qualidade, conta também com conectividade bluetooth e por sua vez pode ser utilizado com mais equipamentos.

Porém, se pararmos um pouco para pensar melhor na coisa, a realidade é que a Sony tem muita concorrência neste setor, especialmente na gama dos 150 euros (que é o custo deste aparelho). 

Sendo assim estes H5 um produto pensado para as pessoas que procuram um bom headset wireless de gaming “mid-range”, com um perfil Sony, e claro, muita da qualidade de construção da marca Japonesa, que claro está, é também a responsável pelo ecossistema PlayStation. 

Dito tudo isto, pelo tempo a que tive acesso para experimentar este headset, esta foi uma das melhores experiências de áudio para gaming disponível no mercado até 150€.

Mas… Será então que só temos características positivas? Vamos descobrir com esta análise.

Design e Conforto

No que toca ao aspeto, é claro que a Sony quis inspirar-se na Playstation 5, sendo que tanto o esquema de cores como o design parecem extensões da consola em si. É um design bastante apelativo que tem a vantagem de se distinguir da concorrência, especialmente se tiver uma consola, mas também um PC.

O headset em si tem também a vantagem de ser bastante leve (260g), isto sem o problema de parecer “barato” ou frágil. Se juntarmos o facto da força que é aplicada nos ouvidos ser muito suave (sem comprometer a anulação de ruído exterior), é um headset extremamente confortável de usar mesmo em sessões prolongadas de gaming (uma noitada passada numa raid 25 man no WoW a gritar ao microfone que o Hunter fez asneira, por exemplo).

Conectividade e Tempo de Resposta

No que toca à conectividade, como referi ao ínicio, os H5 não têm a opção de usar Bluetooth, sendo que a ligação é feita através de um Dongle USB com uma velocidade de 2.4GHz.

Neste Dongle temos um interruptor que nos permite escolher entre o modo Playstation e o modo PC, sendo que a compatibilidade deste equipamento está limitada à PS5, PS4 e ao PC.

Porém, o elemento que determina se um headset wireless serve para gaming é pura e simplesmente o facto de não haver delay (atraso) no som. Isto porque para ouvir música, o delay que pode estar presente num equipamento sem fios não é de todo importante, mas quando estamos dentro da ação queremos estar com o som e com os visuais 100% sincronizados.

Neste departamento, os H5 portam-se lindamente, sendo que em momento algum notei problemas a nível do conectividade ou de delay no áudio.

Interface e Software

Como já seria de esperar, para obtermos a melhor experiência e para adaptarmos o som às nossas necessidades/preferências, temos de instalar o InZone Hub. Este software da Sony é o que nos permite mexer no equalizador, assim como escolher perfis que mais se adaptam ao que estamos a fazer no momento.

Algo que é uma oportunidade desperdiçada, na minha opinião, é o facto de não ser possível guardar um perfil no headset em si para ser possível utilizar na PS5. Ou seja, apesar de ser possível adaptar o som ás nossas preferências no PC, quando ligamos à PS5 temos as definições base que não podem ser alteradas.

Parece que neste caso, um headset que seria o “flagship” para a PS5, tem muito mais funcionalidades disponíveis no PC.

Qualidade do Som e Microfone

Relativamente às especificações técnicas, os Sony H5 apresentam as seguintes características:

  • Impedância (OHM): 21 ohm (1 kHz)
  • Resposta de Frequência: 5Hz-20000Hz (IEC)
  • Sensibilidades (DB/MW): 89dB/mW
  • Ligação sem fios (Dongle USB): 2.4GHz

Esquecendo agora um pouco os elementos mais técnicos, posso dizer que o som surround de 360º que este headset proporciona, juntamente com o facto de isolar extremamente bem qualquer barulho externo, fez com que estivesse completamente imerso nas minhas sessões de gaming.

Realmente só me posso mesmo queixar do facto de não ser capaz de levar as minhas preferências de som do PC para a PS5. Especialmente no que toca aos baixos (que poderia ser mais fortes).

Relativamente ao microfone, este vem incorporado com uma tecnologia IA de Noise Canceling que permite uma experiência muito mais agradável. Claro que não para utilizador em si. Mas sim para as outras pessoas presentes no lobby. (Acabei de ter um flashback aos lobys do CoD na PS3, em que fazer mute a todo o mundo era prioridade número 1).

Outra característica que aprecio bastante é o facto de, para fazer mute, basta levantar o microfone até ouvirmos um click altamente satisfatório. Algo que nos dá a certeza que funcionou.

Bateria

Algo que me deixou um pouco surpreendido foi a diferença na duração da bateria quando comparamos com o modelo H7. Não quero dizer com isto que 28 horas de atividade com uma carga total é mau. Porém, estamos a falar de 12 horas de diferença relativamente aos H7.

Felizmente o carregamento em si é rápido! Sendo que com dez minutos de carga, temos acesso a 3 horas de funcionamento. (Uma carga completa para atingir as 28h, demora cerca de 3,5 horas)

Conclusão – Auscultadores Sony InZone H5

Posso concluir a dizer que, tendo em conta o preço, a Sony conseguiu (pela maior parte) cobrir uma secção de mercado que é cada vez mais procurada, a “mid-tier”.

Acho no entanto que pela diferença de valor, se o leitor tiver mais cinquenta euros para dar (e quiser manter-se fiel à Sony)… Os H7 proporcionam mais horas de bateria, funcionalidade bluetooth e os fones de ouvido em si são mais profundos/robustos.

Com isto não quero dizer que os H5 são redundantes. Pelo contrário! Se o seu budget está limitado aos 150 euros, este headset é sem dúvida uma ótima opção, tanto a nível de design, de conforto como também de qualidade de som. Tudo isto com a vantagem do InZone Hub ser um programa de áudio bastante intuitivo e estável, algo que por vezes é raro.

Interessado? Saiba mais aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

(Análise) Auscultadores Sony InZone H5 - Logo à primeira vista, fica a ideia de que esta gama é um pouco confusa, isto porque por apenas mais 50 euros temos acesso à gama H7, que além de mais qualidade, conta também com conectividade bluetooth e...(Análise) Auscultadores Sony InZone H5