HS65 – A Corsair é uma óbvia gigante no mundo do hardware e periféricos, para computadores e consolas, porque simplesmente não sabe estar parada! Afinal, além da sua qualidade de construção, e performance extremamente interessante oferecida pela grande maioria dos seus produtos, a marca está constantemente a pegar no que já lançou e a tentar melhorar algumas vertentes que acha importantes.
É por isso que temos uma extensa gama de caixas, coolers, ratos, teclados, e claro, auscultadores. Dito isto, no campo dos auscultadores, a Corsair acabou de apetrechar ainda mais a sua gama de produtos, com o lançamento do novíssimo H65 Surround. Vamos ver o que vale?
(Análise) Corsair HS65: Auscultadores com som surround amigo da carteira
Portanto, de forma muito resumida, os novos Corsair H65 Surround tentam conjugar um áudio de alta qualidade, com surround 7.1, a um microfone pensado para jogatanas em equipa, sem ruídos parasita, num pacote mais amigo da carteira. São auscultadores que suportam todas as plataformas, como é o caso da PS4, PS5, Switch, e consolas Xbox, mas verdade seja dita, onde vai tirar mais partido da qualidade de som, é mesmo no PC. (Temos entrada de 3.5mm, e USB).
Afinal, no campo do hardware, temos um periférico equipado com drivers Neodymium de 50mm, e claro, um ambiente de som Surround 7.1 virtualizado. Sim, virtualizado, ou seja, necessita da aplicação Corsair iCUE para que tudo funcione em pleno. Para quê tanta preocupação com o Surround 7.1? É simples, a ideia é permitir que os jogadores consigam ouvir tudo aquilo que se passa à sua volta, no campo de guerra, tal e qual como a equipa de desenvolvimento de dado jogo quis que acontecesse. Isto, sem ser necessário esvaziar a conta bancária, ou vender um rim no mercado negro. (Preço: ~90€)
Entretanto, como não é só isso que interessa, a Corsair também apostou num microfone de qualidade, com um padrão omnidirecional, e muito cancelamento de ruído à mistura, de forma a garantir que apenas a nossa voz passa para o team chat.
No meu caso, joguei muito League of Legends e Warzone, com ventoinhas ligadas no máximo mesmo em cima de mim, e na minha equipa, ninguém se queixou.
Performance: Vale a pena?
Em termos de potência sonora, a Corsair não está mesmo a brincar com estes novos H65 Surround! O volume é bastante generoso, e o peso do bass também. Seja para ouvir música, para ver conteúdo multimédia de alta qualidade, ou jogar, o som é sempre cristalino, seja um simples diálogo, ou efeitos sonoros complexos.
Entretanto, no campo do microfone, a Corsair promete apanhar frequências entre os 100Hz e 10kHz. O que pode parecer um pouco limitado, mas é obviamente propositado. A fabricante garante assim que o microfone apanha apenas a voz humana, e na verdade, é uma estratégia que correu muito bem, porque é exatamente isso que acontece.
Já no campo do surround 7.1, acessível através do iCUE. Se por ventura jogar jogos com suporte à tecnologia, vai ficar inegavelmente com um sorriso no rosto, porque a forma como sente tudo à sua volta, é simplesmente incrível. No entanto, nem todos os jogos têm som 7.1! Alguns estão limitados a 5.1, e aqui, não temos nenhum tipo de adaptação. (Ainda assim, os H65 vão portar-se muito bem).
De forma muito resumida, ao lado dos seus principais rivais, como é o caso dos Razer Kraken V3 Hypersense, a Corsair leva a taça para casa. Perdendo apenas nos extras, como é o microfone removível, ou a vibração, que verdade seja dita, vale o que vale.
Em suma, mesmo que queira ligar estes auscultadores a outro aparelho, sem ser o seu PC, vai quase sempre perder as capacidades surround… Mas a qualidade de som brutal? Essa está sempre presente. Aliás, se ligar estes auscultadores a uma PS5, ou Xbox Series X, que por sua vez têm as suas próprias tecnologias de virtualização surround integradas, vai tirar ainda mais proveito desta oferta da Corsair.
Sim, valem a pena!