Estou farto de dizer nas análises a produtos ASUS, que mesmo que não goste da fabricante, é inegável… É uma das empresas que mais tenta sair da caixa, em todas as suas gamas de produtos.
Podemos ver isso pela sua gama de smartphones topo de gama (Zenfone e ROG Phone), e também nas gamas mais poderosas e irreverentes dos portáteis ASUS, mais concretamente nas gamas Zenbook (como é o caso do Zenbook Duo) e claro, na gama mais entusiasta ROG (Zephyrus G14).
Pois bem, além dos portáteis mais “diferentes”, temos também alternativas aparentemente normais, mas sempre com aquele toque maroto da ASUS, como é o exemplo do muito recentemente lançado ASUS Zenbook 14X OLED Space Edition, que como o nome indica, pega no já excelente design do Zenbook 14X, e o eleva a outros níveis… Espaciais… Vamos por partes?
- (Primeiras Impressões) ASUS Zenfone 9: Um pocket rocket
(Análise) ASUS Zenbook 14X OLED: Este veio do espaço!
Portanto, na minha opinião, o design base deste portátil, que entretanto dá vida ao Zenbook 14X ‘normal’, é um dos mais interessantes do mercado, sendo exatamente por isso que quando me perguntam por um ultrabook, atiro sempre este menino para a conversa! Especialmente pelo uso de um ecrã 16:10, corpo robusto mas leve, e pequenas margens à volta do ecrã OLED.
O que muda com o Space Edition? É simples!
Melhores especificações, alguns extras curiosos, e claro, uma qualidade de construção de outro mundo.
Se isso justifica o aumento de preço face às versões ‘normais’ igualmente equipadas no campo do hardware, isso já é uma escolha que você terá de fazer. Uma coisa é certa, este Space Edition é tudo menos barato, mas também nunca o vai deixar na mão.
Design
O ZenBook 14X Space Edition é obviamente muito parecido ao modelo original, com mais algum estilo à mistura, e como disse em cima, com a grande benesse de ser baseado materiais de maior qualidade. Afinal, até os acabamentos se sentem premium, especialmente numa situação de uso diário. Pessoalmente, fiquei com a sensação de que o portátil vai durar décadas. (Era bom!)
Quanto ao design especial, temos vários elementos espalhados pelo portátil, com uma representação da estação espacial MIR, várias mensagens em código morse, e claro, um mini ecrã na traseira (3.65” P-OLED, 256 x 64), completamente personalizável.
Mas nunca esquecendo… No fundo… É um ZenBook 14X OLED. O que não é negativo, muito pelo contrário.
Teclado e Utilização Diária
Eu sou sempre muito crítico dos teclados, porque… Bem… Passo a minha vida a escrever! Mas neste caso, temos um teclado muito bem conseguido, com um bom feedback tátil, e boa retro iluminação. Além disso, o touchpad é também de grandes dimensões, com um acabamento e facilidade de uso extremamente interessante caso não goste de usar um rato sem fios. Um touchpad de titânio!
É preciso ainda salientar que existe um NumPad virtual no touchpad, que pode ser ligado, ou desligado, a partir de um único botão. Um extra que a ASUS gosta sempre de oferecer nos seus portátil ultra-leves.
Ecrã
Aqui, a ASUS não costuma brincar. Temos um painel OLED 2.8K com suporte a 100% da cobertura de cores DCI-P3, capacidade de chegar aos 90Hz, e 550 nits de brilho máximo. Isto, num painel 10-bit certificado com HDR 500, e um perfil de cor validado pela Pantone.
No campo das proteções, é um ecrã com certificação TUV para emissões de luz azul. Como disse em cima… Brincadeiras? Não há.
No dia-a-dia, só posso dizer que é um ecrã simplesmente fantástico, capaz de um brilho extremamente interessante apesar do facto de ser um painel OLED, com um tempo de resposta como há muito não se via, sempre capaz de disponibilizar as corres certas, no tempo certo. Óbvio que não é melhor opção para usar na rua, mas dentro de casa, ou do escritório? Vai chorar por mais!
Performance
Felizmente, tivemos a oportunidade de testar a configuração mais poderosa deste portátil, a mesma que está disponível no mercado Nacional, e que na verdade, até já esgotou. Tudo isto significa um processador Intel Core i9-12900H, gráfica integrada Intel Iris Xe, 32GB de memória LPDDR5-4800, e claro, um SSD PCIe 4.0 de 1TB.
É uma máquina super poderosa para trabalho, mas que claro, no campo dos jogos, vai sempre ficar aquém, consequência da falta de uma placa dedicada. Ainda assim, com a Intel Xe, vai ser capaz de jogar qualquer jogo eSports, com é o caso de League of Legends, ou Fortnite.
Quanto aos testes:
- PCMark 10: 6123
- Geekbench 5.4.3: 1843 (Single-Thread) / 11863 (Multi-Thread)
- Cinebench R23: 5325 / 1689 (Single)
- 3DMark Time Spy: 2187
Autonomia
Um ultrabook, ou ultra portátil, tem de ter sempre uma boa autonomia de bateria. Afinal de contas, é exatamente para isso que serve… Ir para todo o lado, e aguentar-se vivo durante muitas e boas horas.
Dito isto, temos aqui uma bateria de 63Wh, que faz maravilhas, sendo possível chegar às 6~7 horas de utilização real, sem grandes dificuldades. Parece pouco? Talvez, mas temos de ter em conta que é um i9, não estamos a falar do mais ordinário portátil baseado num APU super eficiente, ou num Intel Core i5. Isto é uma máquina de trabalho a sério.
Conclusão
O ASUS ZenBook 14X Space Edition é extremamente interessante. A fabricante pegou num produto excelente, e transformou-o em algo especial. Mas é caro, é mesmo muito caro. Já toda a gente sabe que a qualidade tem de ser paga, mas aqui, 2299€ é mesmo muito dinheiro.
Mas lá está, temos de ter em conta que não é um portátil feito a pensar para todos. O foco aqui é oferecer algo super poderoso, cheio de qualidade, e claro, diferente de tudo o resto. Uma missão bem sucedida por parte da ASUS.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!