(Análise) APNX C1: Uma caixa que tem tudo… e é azul!

A beleza de montar o nosso próprio PC, é o facto de ser algo feito à nossa medida, onde nós escolhemos tudo, e onde podemos até por um pouco da nossa personalidade em algumas das partes mais visuais de qualquer build. Qual é a parte que salta mais à vista em qualquer PC? Como é óbvio, é a caixa!

Pois bem, sendo o mundo dos computadores algo tão grande, com tantas fabricantes, e com tantas escolhas, por vezes até escolhas de mais, é inegavelmente interessante ver uma nova fabricante a chegar com as suas próprias alternativas, e claro, com o seu próprio twist daquilo que deve ser feito num mercado tão saturado. Ora bem, vamos abrir os braços à APNX, uma fabricante que aparece agora com caixas, coolers, ventoinhas, entre outras coisas, com muita vontade de ganhar quota de mercado, e com muitos planos para aumentar a sua oferta ainda em 2023, e claro, ao longo de todo o ano de 2024.

(Análise) APNX C1: Uma caixa que tem tudo… e é azul!

APNX C1

Portanto, a APNX C1 é uma caixa “Mid-Tower” capaz de trazer muita qualidade e um design muito apetecível, a uma gama de preços um pouco mais apetecível para o entusiasta menos endinheirado. Não é uma caixa barata, não é por aí. Mas, para o design e qualidade que oferece, é uma alternativa muito interessante relativamente às Corsair e Lian-Li desta vida.

O que temos no Unboxing?

Temos uma caixa bem arrumada, com um vidro temperado, e paíneis completamente removíveis em quase todo o lado. Temos também a cor especial “ChromaFlair” que é um azul capaz de mudar de cor para lilás ou púrpura. É basicamente um RGB estático, que vai dar um outro ‘flair’ à sua build.

O que é uma caixa Mid-Tower?

É o tipo de caixa mais vendido do planeta, porque oferece um bom equílibrio entre espaço disponível para a montagem, ao mesmo tempo que não ocupa um exagero de espaço na sua casa. Neste caso, estamos a falar de uma caixa onde podemos, de forma muito confortável, montar um radiador de 360mm, e ainda meter 4 ventoinhas, ou até mais, se quisermos.

Também não existem problemas na escolha da fonte, ou da placa gráfica. Há espaço para tudo, ou melhor, quase tudo. Não há suporte para motherboard E-ATX.

Mais concretamente, temos suporte para radiadores até 360mm (pode meter em cima, em baixo, ou na frente), bem como 8 sítios para montagem de ventoinhas de 120mm. Mas, qualquer um dos modelos desta caixa no mercado já vem com 4 ventoinhas RGB montadas. Temos também espaço para placas gráficas até 395mm.

Design e Qualidade de Construção

Esta é uma caixa que vai agradar a vários tipos de utilizadores, ao não ser exageradamente ‘gamer’, mas ao mesmo tempo não sendo extremamente simples. O que tenta fazer, faz bem, e é isso que a APNX trouxe de novo, especialmente ao preço que pede por esta caixa. Até a simples mudança de cor, para um azul estranho, em vez dos enjoativos pretos e brancos, é uma decisão que parece não ter qualquer peso, mas acaba por diferenciar esta marca de todas as outras.

Além do jogo de cores, a APNX também faz algo bem, que é optar por não oferecer uma outra caixa quadradona, visto que esta C1 traz cantos arredondados que lhe ficam muito honestamente a matar. A matar porquê? Porque a forma como a luz reflete é diferente, e acaba por chamar mais a atenção para a caixa.

Dito tudo isto, um dos pontos em que nos temos de focar, é no airflow, porque esta é uma das grandes vantagens da caixa relativamente à concorrência. Aliás, a força das ventoinhas já incluidas é tanta, que o meu Homem-Aranha magnético passa a vida a abanar dentro da APNX C1. Abana… Mas não caí!

Isto significa que temos ventoinhas ruídosas, como costuma ser comum nas caixas desconhecidas que já trazem ventoinhas RGB montadas? Não, são de qualidade, e apesar do seu poderio, são também bastante silenciosas.

Algo diferente!

Além de tudo aquilo que já dissemos, temos também um painel lateral mesh com uma curvatura de 45º. Aqui temos de voltar a falar da forma como a luz bate e reflete. Porque é algo que parece simples, mas que diferencia esta caixa de todas as outras que podemos encontrar nas prateleiras. É algo que também facilita imenso a montagem, desmontagem, e até limpeza.

É também preciso salientar que temos alguma resiliência à mistura, porque temos coberturas de 0.8mm anti riscos, o que é sempre uma boa notícia, se tem alguma falta de jeito e passa a vida a bater na caixa, seja com a cadeira, ou com os pés.

Conclusão

A APNX C1 é um ponto de partida muito bom para a fabricante. Pode ser o início de uma história muito bonita, especialmente se servir de base para novas aventuras no futuro.

Esta é uma caixa bonita, sem extras estranhos, com muito espaço, facilidade de montagem e arrumação, que não é low-cost, mas também não exagera no preço. Pode encontrá-la na Globaldata em Portugal – Link.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

A beleza de montar o nosso próprio PC, é o facto de ser algo feito à nossa medida, onde nós escolhemos tudo, e onde podemos até por um pouco da nossa personalidade em algumas das partes mais visuais de qualquer build. Qual é a...(Análise) APNX C1: Uma caixa que tem tudo... e é azul!