(Análise) AOC AGON AG405UXC: Um mimo para trabalhar e jogar!

Como já disse várias vezes, é no mundo dos monitores que podemos encontrar mais alternativas para um único propósito… Ver “cenas” num ecrã a partir da saída de imagem de um computador desktop ou portátil. Afinal, temos formatos para todos os gostos, feitios e também carteiras, sejam modelos curvos, planos, wide, super ou ultra wide, etc…

Pois bem, hoje temos um monitor de qualidade inegável, que eu honestamente pensava que não ia gostar, mas que foi capaz de me conquistar logo nos primeiros dias de utilização. Estou a falar de um “monstro” de 40 polegadas, que é também um monstro igualmente competente para produtividade e consumo de conteúdo multimédia.

Vamos por partes?

(Análise) AOC AGON AG405UXC: Um mimo para trabalhar e jogar!

Portanto, como deve imaginar, a nossa vida na Leak.pt é quase sempre recheada de testes, seja de smartphones, tablets, componentes para computadores desktop, portáteis, TVs, ou até carros. Uma vida um pouco chata, porque quando temos acesso ao melhor do mercado, temos sempre tendência a querer também mais e melhor para nós próprios.

É exatamente por isso que podemos classificar um dado produto de várias maneiras, mas a melhor forma de dizer que é bom… É… Bem… Dizer que vou comprar um igual assim que este for recolhido pela marca.

Já me aconteceu várias vezes este tipo de situação chata e dispendiosa, aliás, até já tive de mudar de carro à pala desta brincadeira. Mas a verdade aqui é só uma, este monitor é incrível, e por mim, tão cedo não vai sair da minha secretária.

Especificações Técnicas

  • Ecrã: Ultrawide IPS // 40” // 3440 x 1440 // 21:9 // 750 nits (pico)
  • Tempo de resposta: 4ms GtG
  • Ângulo de visualização: 178° / 178°
  • Contraste: 8,000,000:1
  • Cores: 100% sRGB 93.4% DCI-P3
  • Conectividade: 2x HDMI 2.1, 1x Display Port 1.4, 4x USB-A, 2x USB-C, 3.5mm
  • Peso: 11.88kg

Introdução

Num mundo cada vez mais cheio de alternativas curvas, o que acaba quase sempre por afetar a qualidade de imagem de uma maneira ou de outra, eis que aparece um monitor sem “coisinhas”, capaz de oferecer elevados níveis de performance sem “ses”.

É raro encontrar um monitor tão bom, que o mesmo acaba logo por ir para o topo de produtos testados, mas é exatamente isso que o AOC Agon AG405UXC fez. Especialmente porque para aquilo que o monitor oferece, o preço não está nada descabido, especialmente se conseguir encontrar uma boa promoção. (É um dos exemplos de grandes negócios graças aos cada vez mais numerosos lançamentos de monitores OLED).

Estamos assim a falar de um monitor mais pensado para o gaming mas também incrível para produtividade graças ao seu painel IPS LCD, com uma resolução de 1440p e capacidade de ir até aos 144Hz na taxa de atualização de frames. Se quer algo incrível, mas não quer pagar os quase 1000€ que muitas fabricantes pedem para os novos modelos topo de gama, tem aqui uma oportunidade incrível.

Design e Funcionalidades

Em termos de “aspeto”, até pode parecer simples. Mas a realidade é que para o seu tamanho, o design é extremamente inteligente porque o produto final não exagera no espaço ocupado, e até a espessura é bastante interessante nos 40mm, com as margens a ficarem nos 10mm.

É pesado, mas isso já seria de esperar, visto que temos aqui um monitor de 40 polegadas com as dimensões de 210x380x490mm, que claro, também traz montes de conectividade disponível. Um não assunto caso tenha um bom braço na sua secretária, como é o meu caso, visto que o montei no imediato via um suporte 100 x 100 VESA.

Vale a pena salientar que, mesmo que não tenha um braço VESA, o suporte que vem na caixa também permite muitos ajustes e personalizações. Porém, não é possível rodar para o meter na vertical. O que é mais ou menos normal, tal é o tamanho do “bicho”.

É na minha opinião um monitor que mete respeito, mas que nem exagera nas linhas ou luzinhas. Simples, funcional, mas bonito.

Performance

Ver este monitor a funcionar, seja a trabalhar para a Leak, a ver vídeos no YouTube, séries ou filmes, ou o clássico jogo de League of Legends que faço com os meus amigos, as coisas são pura e simplesmente de “chorar por mais”, isto com a vantagem das margens serem bastante reduzidas, o que ajuda bastante na parte da imersão.

Dito isto, temos uma resolução de 3440 x 1440p, o que por sua vez significa um PPI de 93. Pode parecer pouco, mas isso não se nota, porque a qualidade de imagem é realmente boa, tal como também é a construção do monitor. Entretanto, temos certificação AMD FreeSync VRR, mas o monitor também acaba por ser compatível com G-Sync através de software.

Curiosamente, é também um dos primeiros monitores em que nem me dei ao trabalho de mexer com os níveis de brilho ou contraste. Está tudo incrível assim que o tira da caixa e liga pela primeira vez.

Para quem trabalha, vale também a pena salientar o tratamento anti-glare, bem como todas as proteções que a fabricante oferece para proteger a visão do consumidor.

Conclusão

Em suma, é como lhe disse em cima, não há elogio maior que dizer que vou comprar, ou então vou fingir que nem estou em casa quando o estafeta tentar levar este monitor.

É um design que primeiramente estranhou mas rapidamente entranhou no trabalho do meu dia-a-dia. Recomendado!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também