Atenção! Estas são as duas grandes ameaças ao mundo Android

O mundo Android está cheio de ameaças perigosas. O facto de ser uma plataforma bastante aberta e que dá espaço a tanta criatividade leva a que alguns criadores de vírus se aproveitem disso. Neste momento o sistema operativo da Google tem duas grandes ameaças diferentes à espreita. As más notícias são para os utilizadores que têm de ter muita arte e engenho para não serem infetados com nada. Vamos então olhar para as duas grandes ameaças do momento e tenha muito cuidado para não cair em nada.

Atenção! Estas são as duas grandes ameaças ao mundo Android

FluBot

O FluBot é uma ameaça que tem circulado muito entre utilizadores, sendo que na maioria dos casos chega sob a forma de uma SMS enviada ou por um número desconhecido ou por amigos. Mas há outras formas.

As formas de infecção

Primeiro utilizava mais a questão de alguma encomenda que não pode ser entregue. Depois as pessoas começaram a receber uma SMS perigosa que se fazia passar por um correio de voz perdido. Agora é um update de segurança que está traduzido em vários idiomas, inclusivamente português, para levar as pessoas a instalarem-no.

Android atualizar o smartphone

Curiosamente o update avisa para algo que ele próprio quer fazer. Infectar o smartphone com o Flubot! Primeiro recebemos uma SMS com o aviso e se dermos um clique vamos para o ecrã que vemos acima. Atenção que se não seguirmos o link não teremos problemas. De facto, não ficamos com o smartphone infetado só por recebermos a mensagem.

Entretanto para levar as pessoas a ficarem infetadas a mensagem até diz que se aparecer uma janela a impedir a instalação temos de ir a definições e ativar a instalação de apps desconhecidas. NUNCA FAÇAM ISTO!

Antes desta atualização a forma mais comum era a tão célebre SMS que andava a circular por aí com um link e que mostramos mais abaixo. Se o seguirmos chegamos a um site que se tenta apoderar dos nossos dados. Mas podem acontecer muitas outras coisas. Podem ainda subscrever-nos em serviços de valor acrescentado e acabarmos por ver a conta do nosso telemóvel aumentar substancialmente.

SMS misteriosa, sms com vírus

Para além disso com este vírus que está na lista das ameaças Android passamos a enviar esta SMS para outras pessoas que infeta amigos e família.

Mas atenção antes que pense em culpar a pessoa que lhe enviou esta mensagem SMS com vírus, saiba que na maioria dos casos, não tem culpa nenhuma. Trata-se apenas de uma pessoa que já caiu neste esquema e acabou por partilhar esta mensagem.

Como remover?

Android ameaça Portugal

Apesar deste malware não ser fácil de remover, sobretudo porque tem acesso às funções de acessibilidade, eis que há boas notícias. Um conhecido elemento do XDA desenvolveu uma app grátis que resolve este problema. Esta app está disponível aqui.

Assim para poder funcionar ela é instalada temporariamente como o launcher por defeito. Isto para que possa ter acesso a determinadas funções. Depois remove o virus e volta a colocar-se como uma aplicação normal.

atenção! estas são as duas grandes ameaças ao mundo android

Joker

Já esteve mais em destaque depois desapareceu parcialmente e agora está de volta e em força. O malware da atualidade tenta contornar todos os sistemas existentes. Quer falemos de antivírus, quer falemos das lojas de aplicações. É exatamente esse o caso de uma das ameaças mais perigosas. Chama-se Joker e ataca diretamente as aplicações Android que estão na Play Store.

atenção! estas são as duas grandes ameaças ao mundo android

O Joker que em alguns casos também é conhecido com Bread, está sempre a tentar contornar as proteções da Play Store e como tal é preciso fazer alguma assim. Assim para além das medidas que estão a ser implementadas, a Google decidiu explicar publicamente como funciona esta ameaça que não deixa os utilizadores descansados.

De facto, esta ameaça já está a assombrar milhares de pessoas e só em Setembro do ano passado, levou à eliminação de 20 aplicações que poderiam por em risco os utilizadores. De uma forma geral, este malware está presente em aplicações maliciosas que têm como principal objetivo fazer com que o utilizador se registe em serviços premium.

Como é que o Joker consegue chegar aos utilizadores?

A fórmula até é relativamente simples. Primeiro, lançam na Play Store, uma aplicação segura e sem qualquer problema. Assim esta app começa a ser instalada por centenas de utilizadores. Quando a base de instalação já é suficientemente grande, é lançada uma segunda versão em que o malware passa a estar incluído. A partir desse momento, quem achava que tinha uma app muito simpática e útil no smartphone, passa a subscrever serviços premium. Tudo isto sem autorização e à revelia da pessoa que tem a app no telemóvel.

atenção! estas são as duas grandes ameaças ao mundo android

O Joker não é propriamente novo. Assim, ele já tinha sido identificado há alguns anos num esquema que envolvia mensagens SMS Premium. No entanto, agora tem-se vindo a espalhar com muita força. Não fosse as medidas de proteção da Google e o problema poderia ser muito pior.

Como remover?

Entretanto a melhor forma de vermos se temos spyware no nosso smartphone é através das apps instaladas. É verdade que em alguns casos elas escondem-se. No entanto, na maioria das situações não. Assim é boa ideia arrancarmos o smartphone em modo de segurança. Normalmente temos de ficar a carregar no botão de energia para desligarmos o smartphone e depois ficar a pressioná-lo para aceder a esse menu especial. Claro que isto varia de acordo com o fabricante e modelo. Quando ele acabar de iniciar, vá até definições e depois aplicações. Depois olhe para tudo o que está nessa lista. Entretanto se encontrar algo que lhe parece suspeito, selecione e remova.

Já foi vítima de alguma destas ameaças ao Android? Conte-nos tudo nos comentários.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também