A AMD não foi capaz de rivalizar com a Intel durante muitos e longos anos, algo que mudou recentemente no mundo Desktop, e que pelos vistos, também já começou a mudar no lucrativo mundo dos portáteis!
Afinal de contas, depois de a AMD ter conseguido encostar a Intel à parede com os Ryzen 3000, parece que também conseguiu fazer algo muito interessante com os APUs mobile Ryzen 4000… Uma tendência que deverá continuar com os Ryzen 5000 para o mundo mobile, que obviamente já contam com núcleos Zen 3 produzidos com os 7nm da TSMC.
A AMD vai voltar a impressionar no mundo mobile com os Ryzen 5000
Portanto, hoje ficámos a saber que a AMD decidiu ‘corrigir’ a situação dos nomes dos processadores mobile ao lançar uma nova e renovada gama de processadores Ryzen 5000 para este mercado.
Contudo, apesar de alguns modelos serem mesmo baseados em núcleos Zen 3, parece que outros continuarão a contar a arquitetura Zen 2. Ora veja, AMD Ryzen 3 5300U (Zen 2), Ryzen 3 5400U (Zen 3), Ryzen 5 5500U (Zen 2), Ryzen 5 5600U (Zen 3), Ryzen 7 5700U (Zen 2), e Ryzen 7 5800U (Zen 3).
É uma gama meio confusa, visto que temos processadores baseados na velha arquitetura no meio de processadores baseados na nova arquitetura. Algo que muito provavelmente irá criar alguma confusão. Mas que ainda assim, irá resultar num aumento de performance muito interessante graças ao aumento de 19% no IPC da nova arquitetura Zen 3. Infelizmente, os núcleos de processamento gráfico deverão continuar a ser baseados na arquitetura Vega.
É esperado que a AMD anuncie esta nova gama de processadores algures em Janeiro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
A nova AMD Radeon RX 6900 XT impressiona com 2.4GHz!
Muitas das especificações da nova placa gráfica topo de gama da AMD já chegaram à Internet, estamos a falar do modelo RX 6900 XT, que deverá rivalizar com as novas RTX 3070 e RTX 3080 da NVIDIA, tanto na performance como no preço.
Dito tudo isto, parece que a nova RX 6900 XT é uma autêntica besta das frequências… O que não se traduz necessariamente em performance, mas que mostra o quanto a AMD tem evoluÃdo na produção de chips.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!