Com isto não estamos a dizer que a AMD vai utilizar, separadamente, estas duas linhas de produção, para levar mais produtos para o mercado… Nada disso!
A AMD vai aproveitar a sua nova arquitetura RNDA 3, que já vai fazer uso de um design MCM (Multi-Chip Module), para juntar componentes baseados em processos diferentes, no mesmo produto.
Tudo de forma a produzir as melhores placas gráficas possíveis, da forma mais eficiente possível. A NVIDIA que se cuide! É que ao que tudo indica, as novas RTX 40 ainda vão ser baseadas em GPUs monolíticos.
AMD vai usar dois processos diferentes (5nm e 6nm) ao mesmo tempo!
Portanto, foi um engenheiro da AMD que confirmou o que está prestes a chegar ao mercado, na segunda metade de 2022. A gama de placas gráficas RDNA 3 (RX 7000) vai fazer uso de dois processos de produção diferentes.
Ou seja, estamos a falar de três GPUs (Navi 31, 32 e 33), com os dois mais poderosos a serem, na verdade, GPUs híbridos. Em suma, isto significa que os rumores estavam corretos.
Assim, a arquitetura RNDA 3 vai permitir a mistura de componentes baseados em processos de produção diferentes, dentro do mesmo produto.
Um pouco à imagem daquilo que já acontece nos processadores Ryzen mais recentes, que em vez de serem baseados numa peça de silício única, são uma mixórdia de componentes diferentes, vindos de linhas de produção vastamente diferentes. (O controlador I/O ainda é baseado no processo de 12nm da GloFo, por exemplo)
Desta forma, não é necessário utilizar o processo de produção mais avançado para todos os componentes da placa gráfica! Sendo possível aproveitar mais de cada ‘waffer’ para produzir aquilo que realmente interessa. Ou seja, as unidades de processamento gráfico de última geração.
Mais concretamente, além de todas as vantagens no mundo da produção… Isto também vai possibilitar à AMD juntar dois ou mais GPUs em uma única placa gráfica. O que por sua vez, num mundo perfeito, poderá possibilitar um aumento de performance de 100% ou 200%, relativamente a um design mais tradicional monolítico.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que este plano da AMD vai correr bem, e vai ser um volte-face face aos últimos anos de rivalidade com a NVIDIA? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!