AMD vai ter placa gráfica 2.5x mais rápida que a RTX 3080 Ti!

Ainda estamos um bocadinho longe do lançamento de novas placas gráficas. Afinal, depois de quase 1 ano de dificuldades de produção, apenas agora estamos a começar a ver bom stock a chegar às lojas.

No entanto, vale sempre a pena saber o que temos à nossa frente… E pelos vistos, temos uma AMD pronta a bater o pé à NVIDIA! Como? Com uma arquitetura significativamente mais potente relativamente ao que temos agora no mercado, incluindo os modelos mais poderosos e mais caros.

AMD vai ter placa gráfica 3.5x mais rápida que a RTX 3080 Ti!

AMD, nVIDIA

Portanto, a arquitetura RDNA 3 ainda está um pouco longe, mas parece estar bastante à frente daquilo que a NVIDIA tem para oferecer no futuro imediato. Afinal de contas, com uma data de lançamento marcada para 2022, a AMD vai já apostar num design MCD ou MCM, ou seja, em vários chips dentro do mesmo ‘pacote’ (Multi-Compute Die). Por sua vez, a NVIDIA vai apostar nesta estratégia apenas em 2023.

Curiosamente, este tipo de design é muito similar ao que a AMD já faz nos seus processadores Ryzen (chiplets). Dito tudo isto, estas são as datas de produção para os novos GPUs MCD da AMD Radeon.

  • Navi31: Multi-Compute Die (MCD): Q4 2021
  • Navi32: Multi-Compute Die (MCD): Q4 2021
  • Navi33: Monolithic GPU (GPU ‘normal’): Q1 2022

Em suma, a AMD já está a preparar a produção de três GPUs, Navi 31, Navi 32 e Navi 33, com os dois primeiros a já serem baseados no novo tipo de design (MCD), enquanto último vai continuar a ser um design monolítico. Em termos de performance, com o GPU ‘mais fraco’, o Navi 33, vamos ter uma duplicação de performance relativamente à atual topo de gama Radeon RX 6900 XT!

Mas mais impressionante que isto, é mesmo o facto de os atuais ‘leaks’ e rumores sugerirem um aumento de performance entre os 200 e 300% para os GPUs mais poderosos da nova geração.

Entretanto, em termos de disponibilidade, apesar de a produção começar ainda em 2021, é muito provável que os primeiros produtos finalizados apenas sejam lançados na segunda metade de 2022. Mas lá está, isto pode mudar a qualquer momento.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acredita neste aumento de performance? Está entusiasmado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também