Durante muitos anos, a AMD teve uma perna entalada numa porta denominada de ‘Global Foundries‘. Porquê? Estamos a falar de uma parceria, que muito resumidamente, a impediu de chegar a nÃveis mais altos, mais cedo. Caso não conheça a ‘GloFo‘, estamos a falar de uma empresa de produção de semicondutores, que na verdade, tem em sua posse as antigas linhas de produção da própria AMD.
Na altura, em 2012, a gigante Norte-Americana responsável pelos processadores Ryzen e placas gráficas Radeon, decidiu vender o seu departamento de produção, para ganhar algum dinheiro no imediato. Mas, para garantir uma ligação entre as duas empresas, foi assinado um acordo de exclusividade.
Acordo esse, que inicialmente parecia positivo para as duas partes, mas com o passar do tempo, e falta de investimento no campo da pesquisa e desenvolvimento, toda a estratégia provou ser um erro crasso. Aqui entrou a TSMC, e tudo mudou!
AMD vai ser a terceira maior cliente da TSMC em 2023
Portanto, caso não saiba, já aconteceu várias vezes, ver especialistas a dizer que a TSMC era a arma secreta da AMD. No entanto, nesta altura do campeonato, com uma TSMC tão isolada no desenvolvimento e lançamento de processos de produção super avançados. O segredo está agora à vista de todos.
Por isso, se a AMD quer continuar a sua onda de vitórias, apenas tem um caminho pela frente… Aumentar o seu investimento junto da TSMC. A mesma exata estratégia que a Apple está a tomar, e de certa forma, também a Intel.
Dito tudo isto, em 2023, a AMD vai ser a terceira maior cliente da TSMC, e pelos vistos, vai ser a força dominadora por detrás do processo de 5nm.
Sendo aqui que a AMD vai apostar forte e feio, para se manter à frente da Intel, e também à frente da NVIDIA, que apesar de ter acesso ao mesmo processo, vai ter de o fazer de forma mais limtiada. Ao fim ao cabo, todos os produtos da AMD para 2023 e 2024 vão ser produzidos nestas linhas. Com acordos já delineados para dar o salto para os 4nm, e posteriormente, para os 3nm.
A AMD continua a apostar forte e feio no seu futuro!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!