Como noticiámos durante o fim de semana, tudo indica que a AMD está neste momento a preparar o lançamento de pelo menos 4 novos processadores. O Ryzen 7 5800X3D equipado com a inovadora Cache 3D, e posteriormente, soluções amigas da carteira, na forma dos Ryzen 5700X, 5600 e 5500.
Estes deverão ser os últimos processadores alguma vez produzidos e lançados para a plataforma AM4 da AMD. No entanto, é inegável que esta jogada peca por tardia. A Intel já inverteu o jogo, e verdade seja dita, não me parece que mais processadores Ryzen 5000 sejam a solução.
AMD vai reagir agora ao que a Intel fez. Demasiado tarde?
Portanto, a AMD decidiu preparar novos processadores para rivalizar com a Intel, em Março de 2022, quando a gama da rival chegou originalmente ao mercado no final do ano passado, e início de 2022. Uma jogada interessante, que apenas peca por tardia.
Afinal de contas, caso não saiba, para combater a crise de produção e manter as margens altas, a AMD decidiu apostar nos produtos mais rentáveis. Sendo exatamente por isso que os preços da gama de processadores Ryzen 5000 pouco ou nada desceram desde o seu lançamento em 2020. Aliás, é exatamente por isso, que a AMD apenas está agora a dar as boas vindas a modelos de gama média/baixa.
É também preciso ter em conta que enquanto a AMD lançou os Ryzen 5000, a Intel lançou duas gerações de produtos!
Assim, entretanto, de forma muito curiosa, a tendência de mercado mudou de forma muito significativa nos últimos meses.
Afinal, enquanto a AMD era quase sempre a escolha para máquina focadas no desempenho/preço, essa escolha passou agora para o lado da Intel. O que pelos vistos, começou a significar um ‘bleed’ de quota de mercado para a gigante responsável pelos processadores Ryzen e placas gráficas Radeon.
Demasiado tarde? Sim!
Já estamos em Março, e estes processadores devem chegar apenas em Abril… Um timing que faz muito pouco sentido, quando temos em conta que temos uma nova geração de processadores a caminho, no terceiro trimestre do ano, tanto por parte da AMD, como por parte da Intel.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!